A relação escola-museu: contributo para uma didáctica do património

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Custódio, Maria Celeste Fortunato
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/368
Resumo: Tese de mestrado, Didáctica da História, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009
id RCAP_428260c82cb3e4a6ca6160d4122e0f74
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/368
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação escola-museu: contributo para uma didáctica do patrimónioMuseus e escolasPatrimónioHistória - Estudo e ensinoEducação para a cidadaniaTese de mestrado, Didáctica da História, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009Pensar e aplicar a Didáctica da História no contexto de uma relação Escola-Museu, como quem procura oferecer um contributo para uma didáctica do património, constituiu o objectivo central do presente trabalho de dissertação. Para a consecução desse objectivo foi adoptada uma dinâmica de trabalho pedagógico-didáctica, de carácter teórico-prático-reflexivo, concebida e realizada sob a forma de um Trabalho de Projecto, desenvolvida com alunos do 3º ciclo da Escola Secundária Raul Proença, cuja planificação obedeceu a uma intenção educativa baseada no reconhecimento das potencialidades do ensino da História, enquanto área do saber especialmente vocacionada para o fomento de uma educação para a cidadania. Deste modo, face ao objectivo central assumido e à intenção educativa declarada, elegemos três espaços de convocação do património (Escola, Museu, Cidade) e três vectores de acção educativa (História, Património, Didáctica) que, pela sua interdependência, permitissem transformar o ensino da História, mediado por uma didáctica do património, numa realidade viva e actuante, junto dos nossos alunos, de maneira a propiciar-lhes uma experiência de ensino-aprendizagem capaz de enriquecer e reforçar a sua identidade cultural, a nível local, como condição primeira e decisiva para alcançar um verdadeiro espírito de cidadania.The central focus of the present dissertation was to think and to use the Didactics of History in a School-Museum relation context, as a means of giving a contribution for a didactics of the patrimony. In order to achieve this objective a pedagogical-didactical work dynamics was aopted. This work dynamic, of reflexive practical theoretical character, was conceived and carried out as a Project work, developed with elementary school students at Raul Proença Secondary School, whose planning had in mind a learning intention based on the recognition of the potential of the teaching of History, as a knowledge área especially addressed to the promotion of education for citizenship. Thus, bearing in mind the central aim and the learning intention we had assumed, we selectd three spaces of the patrimony ( School, Museum, City) as well as three vectors of learning action ( History, Patrimony, Didactics) which, due to their interdependency would allow a change in the teaching of History mediated by a Didactics of the Patrimony in a lively and acting reality for our students, so as to provide them a learning-teaching experience able to enrich and reiforce their cultural identity, at a local level, as a first and decisive condition to achieve a true citizenship spirit.Grilo, Fernando,1962-Repositório da Universidade de LisboaCustódio, Maria Celeste Fortunato2010-06-22T09:20:38Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.ms-powerpointapplication/vnd.ms-powerpointapplication/vnd.ms-powerpointapplication/vnd.ms-powerpointapplication/vnd.ms-powerpointapplication/vnd.ms-powerpointapplication/vnd.ms-powerpointapplication/vnd.ms-powerpointapplication/vnd.ms-powerpointapplication/vnd.ms-powerpointapplication/vnd.ms-powerpointapplication/vnd.ms-powerpointtext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/368porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000561541info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/368Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:13.373322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação escola-museu: contributo para uma didáctica do património
title A relação escola-museu: contributo para uma didáctica do património
spellingShingle A relação escola-museu: contributo para uma didáctica do património
Custódio, Maria Celeste Fortunato
Museus e escolas
Património
História - Estudo e ensino
Educação para a cidadania
title_short A relação escola-museu: contributo para uma didáctica do património
title_full A relação escola-museu: contributo para uma didáctica do património
title_fullStr A relação escola-museu: contributo para uma didáctica do património
title_full_unstemmed A relação escola-museu: contributo para uma didáctica do património
title_sort A relação escola-museu: contributo para uma didáctica do património
author Custódio, Maria Celeste Fortunato
author_facet Custódio, Maria Celeste Fortunato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grilo, Fernando,1962-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Custódio, Maria Celeste Fortunato
dc.subject.por.fl_str_mv Museus e escolas
Património
História - Estudo e ensino
Educação para a cidadania
topic Museus e escolas
Património
História - Estudo e ensino
Educação para a cidadania
description Tese de mestrado, Didáctica da História, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-06-22T09:20:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/368
url http://hdl.handle.net/10451/368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000561541
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/vnd.ms-powerpoint
application/vnd.ms-powerpoint
application/vnd.ms-powerpoint
application/vnd.ms-powerpoint
application/vnd.ms-powerpoint
application/vnd.ms-powerpoint
application/vnd.ms-powerpoint
application/vnd.ms-powerpoint
application/vnd.ms-powerpoint
application/vnd.ms-powerpoint
application/vnd.ms-powerpoint
application/vnd.ms-powerpoint
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134153765027840