Utilização de própolis como alternativa no controlo de mastites para garantir a qualidade do leite e proteção da saúde pública.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, NPC
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa, MM, Laranjo, M, Queiroga, MC
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/21596
Resumo: Os antimicrobianos e antisséticos são utilizados para o controlo das mastites. Esta prática conduz a eliminação de resíduos no leite além de induzir a pressão de seleção sobre estirpes resistentes a antimicrobianos. A própolis é uma massa, utilizada para proteger as colmeias das abelhas (Apis mellifera), formada por resinas retiradas de vários vegetais, selecionadas de forma natural pelas abelhas. Este produto altamente variável, consoante os vegetais utilizados, apresenta colorações diversas e também qualidades antimicrobianas variáveis. O objetivo deste estudo foi testar a suscetibilidade, de isolados de Staphylococccus aureus provenientes de amostras de leite de cabras e ovelhas com mastite, a 16 antimicrobianos utilizados em Portugal no controlo desta doença, e analisar “in vitro” a ação antimicrobiana de extratos etanólicos de própolis (EEP).
id RCAP_4294f5c61a0ed934942ecc8a4a1397ba
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/21596
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização de própolis como alternativa no controlo de mastites para garantir a qualidade do leite e proteção da saúde pública.LeiteResistência a antimicrobianosPrópolisSaúde públicaOs antimicrobianos e antisséticos são utilizados para o controlo das mastites. Esta prática conduz a eliminação de resíduos no leite além de induzir a pressão de seleção sobre estirpes resistentes a antimicrobianos. A própolis é uma massa, utilizada para proteger as colmeias das abelhas (Apis mellifera), formada por resinas retiradas de vários vegetais, selecionadas de forma natural pelas abelhas. Este produto altamente variável, consoante os vegetais utilizados, apresenta colorações diversas e também qualidades antimicrobianas variáveis. O objetivo deste estudo foi testar a suscetibilidade, de isolados de Staphylococccus aureus provenientes de amostras de leite de cabras e ovelhas com mastite, a 16 antimicrobianos utilizados em Portugal no controlo desta doença, e analisar “in vitro” a ação antimicrobiana de extratos etanólicos de própolis (EEP).FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Projecto UID/AGR/00115/2013. M. Laranjo agradece a bolsa de Pós-Doutoramento da FCT (SFRH/BPD/108802/2015).UE-Universidade de Évora2017-12-20T18:38:46Z2017-12-202017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/21596http://hdl.handle.net/10174/21596porAndrade NPC; Costa MM; Laranjo M. e Queiroga MC (2017) Utilização de própolis como alternativa no controlo de mastites para garantir a qualidade do leite e proteção da saúde pública. Livro de Resumos do I Congresso Luso- Extremadurense de Ciências e Tecnologia, Évora, Portugal, p. 30-31.978-989-8550-45-3http://www.clect.uevora.pt/wp-content/uploads/2017/09/Livro-de-Resumos.pdfnaraegabriel@hotmail.comndmlaranjo@uevora.ptcrique@uevora.pt384Andrade, NPCCosta, MMLaranjo, MQueiroga, MCinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:12:13Zoai:dspace.uevora.pt:10174/21596Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:47.446316Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de própolis como alternativa no controlo de mastites para garantir a qualidade do leite e proteção da saúde pública.
title Utilização de própolis como alternativa no controlo de mastites para garantir a qualidade do leite e proteção da saúde pública.
spellingShingle Utilização de própolis como alternativa no controlo de mastites para garantir a qualidade do leite e proteção da saúde pública.
Andrade, NPC
Leite
Resistência a antimicrobianos
Própolis
Saúde pública
title_short Utilização de própolis como alternativa no controlo de mastites para garantir a qualidade do leite e proteção da saúde pública.
title_full Utilização de própolis como alternativa no controlo de mastites para garantir a qualidade do leite e proteção da saúde pública.
title_fullStr Utilização de própolis como alternativa no controlo de mastites para garantir a qualidade do leite e proteção da saúde pública.
title_full_unstemmed Utilização de própolis como alternativa no controlo de mastites para garantir a qualidade do leite e proteção da saúde pública.
title_sort Utilização de própolis como alternativa no controlo de mastites para garantir a qualidade do leite e proteção da saúde pública.
author Andrade, NPC
author_facet Andrade, NPC
Costa, MM
Laranjo, M
Queiroga, MC
author_role author
author2 Costa, MM
Laranjo, M
Queiroga, MC
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, NPC
Costa, MM
Laranjo, M
Queiroga, MC
dc.subject.por.fl_str_mv Leite
Resistência a antimicrobianos
Própolis
Saúde pública
topic Leite
Resistência a antimicrobianos
Própolis
Saúde pública
description Os antimicrobianos e antisséticos são utilizados para o controlo das mastites. Esta prática conduz a eliminação de resíduos no leite além de induzir a pressão de seleção sobre estirpes resistentes a antimicrobianos. A própolis é uma massa, utilizada para proteger as colmeias das abelhas (Apis mellifera), formada por resinas retiradas de vários vegetais, selecionadas de forma natural pelas abelhas. Este produto altamente variável, consoante os vegetais utilizados, apresenta colorações diversas e também qualidades antimicrobianas variáveis. O objetivo deste estudo foi testar a suscetibilidade, de isolados de Staphylococccus aureus provenientes de amostras de leite de cabras e ovelhas com mastite, a 16 antimicrobianos utilizados em Portugal no controlo desta doença, e analisar “in vitro” a ação antimicrobiana de extratos etanólicos de própolis (EEP).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20T18:38:46Z
2017-12-20
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/21596
http://hdl.handle.net/10174/21596
url http://hdl.handle.net/10174/21596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Andrade NPC; Costa MM; Laranjo M. e Queiroga MC (2017) Utilização de própolis como alternativa no controlo de mastites para garantir a qualidade do leite e proteção da saúde pública. Livro de Resumos do I Congresso Luso- Extremadurense de Ciências e Tecnologia, Évora, Portugal, p. 30-31.
978-989-8550-45-3
http://www.clect.uevora.pt/wp-content/uploads/2017/09/Livro-de-Resumos.pdf
naraegabriel@hotmail.com
nd
mlaranjo@uevora.pt
crique@uevora.pt
384
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UE-Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv UE-Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136609235369984