A importância das atividades lúdicas no desenvolvimento motor de uma criança com Paralisia Cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Ana Isabel Machado Lima da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/3241
Resumo: As atividades lúdicas normalmente são utilizadas com duas ou mais pessoas. Por vezes tendemos a colocar de parte crianças que sofram de algum tipo de problema como é o caso das crianças com paralisia cerebral, pois em muitos dos casos pensamos que estas crianças não conseguem realizar a maior parte destas atividades, deixando assim que fiquem ausentes das mesmas. A inclusão destas crianças com Necessidades Educativas Especiais é fundamental nas escolas, pois é lá que as crianças passam a maior parte do tempo. Assim, as crianças com necessidades educativas especiais devem ter a possibilidade de percorrer o ensino regular, e as escolas devem adaptar-se e ter as condições necessárias para acolher qualquer tipo de criança, para que existam escolas inclusivas que consigam chegar ás necessidades de todas as criança. A presente investigação pretende responder á questão: A criança com Paralisia Cerebral pode ter um maior desenvolvimento através de atividades lúdicas? Assim, este trabalho é um estudo de caso, pois o investigador pretende desenvolver o trabalho com um aluno com paralisia cerebral, trabalhando com ele diretamente de forma a compreender se esta criança consegue ou não desenvolver as suas capacidades motoras através de atividades lúdicas. Pretende-se, também, que o investigador possa participar em determinadas atividades escolares ou extracurriculares para conseguir perceber a atitude da criança com os colegas de escola e de que forma este aluno é incluído na mesma. Com a realização deste trabalho foi possível compreender que ao realizar as atividades lúdicas a aluna desenvolveu, não só a nível motor como também social, pois antes do presente trabalho, a aluna não cooperava em determinadas atividades que agora faz parte.
id RCAP_429fb4dfb07697ac520aeb44a9897326
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3241
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância das atividades lúdicas no desenvolvimento motor de uma criança com Paralisia CerebralEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALPARALISIA CEREBRALMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISINCLUSÃO ESCOLARDESENVOLVIMENTO MOTORATIVIDADES LÚDICASEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONCEREBRAL PALSYSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSSCHOOL INCLUSIONMOTOR DEVELOPMENTRECREATIONAL ACTIVITIESAs atividades lúdicas normalmente são utilizadas com duas ou mais pessoas. Por vezes tendemos a colocar de parte crianças que sofram de algum tipo de problema como é o caso das crianças com paralisia cerebral, pois em muitos dos casos pensamos que estas crianças não conseguem realizar a maior parte destas atividades, deixando assim que fiquem ausentes das mesmas. A inclusão destas crianças com Necessidades Educativas Especiais é fundamental nas escolas, pois é lá que as crianças passam a maior parte do tempo. Assim, as crianças com necessidades educativas especiais devem ter a possibilidade de percorrer o ensino regular, e as escolas devem adaptar-se e ter as condições necessárias para acolher qualquer tipo de criança, para que existam escolas inclusivas que consigam chegar ás necessidades de todas as criança. A presente investigação pretende responder á questão: A criança com Paralisia Cerebral pode ter um maior desenvolvimento através de atividades lúdicas? Assim, este trabalho é um estudo de caso, pois o investigador pretende desenvolver o trabalho com um aluno com paralisia cerebral, trabalhando com ele diretamente de forma a compreender se esta criança consegue ou não desenvolver as suas capacidades motoras através de atividades lúdicas. Pretende-se, também, que o investigador possa participar em determinadas atividades escolares ou extracurriculares para conseguir perceber a atitude da criança com os colegas de escola e de que forma este aluno é incluído na mesma. Com a realização deste trabalho foi possível compreender que ao realizar as atividades lúdicas a aluna desenvolveu, não só a nível motor como também social, pois antes do presente trabalho, a aluna não cooperava em determinadas atividades que agora faz parte.Play activities are typically used with two or more people. Sometimes we tend to put aside children suffering from some sort of problem as is the case for children with cerebral palsy, because in many cases we think that these children cannot perform most of these activities, leaving so they are absent from. The inclusion of children with special educational needs in schools is crucial, because that's where children spend most of their time. Thus, children with special educational needs should be able to go through the regular schools, and schools must adapt and be made ready to welcome any child, for that inclusive school exist that are able to reach the needs of all child. This research aims to answer the question: A child with cerebral palsy may have a greater development through play activities? This work is a case study, because the researcher wishes to work with a student with cerebral palsy, working directly with him in order to understand whether or not this child can develop their motor skills through play activities. It is intended also that the investigator may participate in certain extracurricular school activities or to achieve perceive the attitude of the child with classmates and how this student is included in it. With this work it was possible to understand that performing the play activities the student has developed, not only in motor but also social, because prior to this work, the student would not cooperate in certain activities that are now a part.2013-02-22T15:28:04Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3241porSilveira, Ana Isabel Machado Lima dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:11:10Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:46.044909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância das atividades lúdicas no desenvolvimento motor de uma criança com Paralisia Cerebral
title A importância das atividades lúdicas no desenvolvimento motor de uma criança com Paralisia Cerebral
spellingShingle A importância das atividades lúdicas no desenvolvimento motor de uma criança com Paralisia Cerebral
Silveira, Ana Isabel Machado Lima da
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
PARALISIA CEREBRAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
INCLUSÃO ESCOLAR
DESENVOLVIMENTO MOTOR
ATIVIDADES LÚDICAS
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
CEREBRAL PALSY
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SCHOOL INCLUSION
MOTOR DEVELOPMENT
RECREATIONAL ACTIVITIES
title_short A importância das atividades lúdicas no desenvolvimento motor de uma criança com Paralisia Cerebral
title_full A importância das atividades lúdicas no desenvolvimento motor de uma criança com Paralisia Cerebral
title_fullStr A importância das atividades lúdicas no desenvolvimento motor de uma criança com Paralisia Cerebral
title_full_unstemmed A importância das atividades lúdicas no desenvolvimento motor de uma criança com Paralisia Cerebral
title_sort A importância das atividades lúdicas no desenvolvimento motor de uma criança com Paralisia Cerebral
author Silveira, Ana Isabel Machado Lima da
author_facet Silveira, Ana Isabel Machado Lima da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Ana Isabel Machado Lima da
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
PARALISIA CEREBRAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
INCLUSÃO ESCOLAR
DESENVOLVIMENTO MOTOR
ATIVIDADES LÚDICAS
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
CEREBRAL PALSY
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SCHOOL INCLUSION
MOTOR DEVELOPMENT
RECREATIONAL ACTIVITIES
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
PARALISIA CEREBRAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
INCLUSÃO ESCOLAR
DESENVOLVIMENTO MOTOR
ATIVIDADES LÚDICAS
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
CEREBRAL PALSY
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SCHOOL INCLUSION
MOTOR DEVELOPMENT
RECREATIONAL ACTIVITIES
description As atividades lúdicas normalmente são utilizadas com duas ou mais pessoas. Por vezes tendemos a colocar de parte crianças que sofram de algum tipo de problema como é o caso das crianças com paralisia cerebral, pois em muitos dos casos pensamos que estas crianças não conseguem realizar a maior parte destas atividades, deixando assim que fiquem ausentes das mesmas. A inclusão destas crianças com Necessidades Educativas Especiais é fundamental nas escolas, pois é lá que as crianças passam a maior parte do tempo. Assim, as crianças com necessidades educativas especiais devem ter a possibilidade de percorrer o ensino regular, e as escolas devem adaptar-se e ter as condições necessárias para acolher qualquer tipo de criança, para que existam escolas inclusivas que consigam chegar ás necessidades de todas as criança. A presente investigação pretende responder á questão: A criança com Paralisia Cerebral pode ter um maior desenvolvimento através de atividades lúdicas? Assim, este trabalho é um estudo de caso, pois o investigador pretende desenvolver o trabalho com um aluno com paralisia cerebral, trabalhando com ele diretamente de forma a compreender se esta criança consegue ou não desenvolver as suas capacidades motoras através de atividades lúdicas. Pretende-se, também, que o investigador possa participar em determinadas atividades escolares ou extracurriculares para conseguir perceber a atitude da criança com os colegas de escola e de que forma este aluno é incluído na mesma. Com a realização deste trabalho foi possível compreender que ao realizar as atividades lúdicas a aluna desenvolveu, não só a nível motor como também social, pois antes do presente trabalho, a aluna não cooperava em determinadas atividades que agora faz parte.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-02-22T15:28:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/3241
url http://hdl.handle.net/10437/3241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131274634330112