A importância das atividades lúdicas no desenvolvimento motor de uma criança com Paralisia Cerebral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/3241 |
Resumo: | As atividades lúdicas normalmente são utilizadas com duas ou mais pessoas. Por vezes tendemos a colocar de parte crianças que sofram de algum tipo de problema como é o caso das crianças com paralisia cerebral, pois em muitos dos casos pensamos que estas crianças não conseguem realizar a maior parte destas atividades, deixando assim que fiquem ausentes das mesmas. A inclusão destas crianças com Necessidades Educativas Especiais é fundamental nas escolas, pois é lá que as crianças passam a maior parte do tempo. Assim, as crianças com necessidades educativas especiais devem ter a possibilidade de percorrer o ensino regular, e as escolas devem adaptar-se e ter as condições necessárias para acolher qualquer tipo de criança, para que existam escolas inclusivas que consigam chegar ás necessidades de todas as criança. A presente investigação pretende responder á questão: A criança com Paralisia Cerebral pode ter um maior desenvolvimento através de atividades lúdicas? Assim, este trabalho é um estudo de caso, pois o investigador pretende desenvolver o trabalho com um aluno com paralisia cerebral, trabalhando com ele diretamente de forma a compreender se esta criança consegue ou não desenvolver as suas capacidades motoras através de atividades lúdicas. Pretende-se, também, que o investigador possa participar em determinadas atividades escolares ou extracurriculares para conseguir perceber a atitude da criança com os colegas de escola e de que forma este aluno é incluído na mesma. Com a realização deste trabalho foi possível compreender que ao realizar as atividades lúdicas a aluna desenvolveu, não só a nível motor como também social, pois antes do presente trabalho, a aluna não cooperava em determinadas atividades que agora faz parte. |
id |
RCAP_429fb4dfb07697ac520aeb44a9897326 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3241 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância das atividades lúdicas no desenvolvimento motor de uma criança com Paralisia CerebralEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALPARALISIA CEREBRALMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISINCLUSÃO ESCOLARDESENVOLVIMENTO MOTORATIVIDADES LÚDICASEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONCEREBRAL PALSYSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSSCHOOL INCLUSIONMOTOR DEVELOPMENTRECREATIONAL ACTIVITIESAs atividades lúdicas normalmente são utilizadas com duas ou mais pessoas. Por vezes tendemos a colocar de parte crianças que sofram de algum tipo de problema como é o caso das crianças com paralisia cerebral, pois em muitos dos casos pensamos que estas crianças não conseguem realizar a maior parte destas atividades, deixando assim que fiquem ausentes das mesmas. A inclusão destas crianças com Necessidades Educativas Especiais é fundamental nas escolas, pois é lá que as crianças passam a maior parte do tempo. Assim, as crianças com necessidades educativas especiais devem ter a possibilidade de percorrer o ensino regular, e as escolas devem adaptar-se e ter as condições necessárias para acolher qualquer tipo de criança, para que existam escolas inclusivas que consigam chegar ás necessidades de todas as criança. A presente investigação pretende responder á questão: A criança com Paralisia Cerebral pode ter um maior desenvolvimento através de atividades lúdicas? Assim, este trabalho é um estudo de caso, pois o investigador pretende desenvolver o trabalho com um aluno com paralisia cerebral, trabalhando com ele diretamente de forma a compreender se esta criança consegue ou não desenvolver as suas capacidades motoras através de atividades lúdicas. Pretende-se, também, que o investigador possa participar em determinadas atividades escolares ou extracurriculares para conseguir perceber a atitude da criança com os colegas de escola e de que forma este aluno é incluído na mesma. Com a realização deste trabalho foi possível compreender que ao realizar as atividades lúdicas a aluna desenvolveu, não só a nível motor como também social, pois antes do presente trabalho, a aluna não cooperava em determinadas atividades que agora faz parte.Play activities are typically used with two or more people. Sometimes we tend to put aside children suffering from some sort of problem as is the case for children with cerebral palsy, because in many cases we think that these children cannot perform most of these activities, leaving so they are absent from. The inclusion of children with special educational needs in schools is crucial, because that's where children spend most of their time. Thus, children with special educational needs should be able to go through the regular schools, and schools must adapt and be made ready to welcome any child, for that inclusive school exist that are able to reach the needs of all child. This research aims to answer the question: A child with cerebral palsy may have a greater development through play activities? This work is a case study, because the researcher wishes to work with a student with cerebral palsy, working directly with him in order to understand whether or not this child can develop their motor skills through play activities. It is intended also that the investigator may participate in certain extracurricular school activities or to achieve perceive the attitude of the child with classmates and how this student is included in it. With this work it was possible to understand that performing the play activities the student has developed, not only in motor but also social, because prior to this work, the student would not cooperate in certain activities that are now a part.2013-02-22T15:28:04Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3241porSilveira, Ana Isabel Machado Lima dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:11:10Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:46.044909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância das atividades lúdicas no desenvolvimento motor de uma criança com Paralisia Cerebral |
title |
A importância das atividades lúdicas no desenvolvimento motor de uma criança com Paralisia Cerebral |
spellingShingle |
A importância das atividades lúdicas no desenvolvimento motor de uma criança com Paralisia Cerebral Silveira, Ana Isabel Machado Lima da EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL PARALISIA CEREBRAL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS INCLUSÃO ESCOLAR DESENVOLVIMENTO MOTOR ATIVIDADES LÚDICAS EDUCATION SPECIAL EDUCATION CEREBRAL PALSY SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS SCHOOL INCLUSION MOTOR DEVELOPMENT RECREATIONAL ACTIVITIES |
title_short |
A importância das atividades lúdicas no desenvolvimento motor de uma criança com Paralisia Cerebral |
title_full |
A importância das atividades lúdicas no desenvolvimento motor de uma criança com Paralisia Cerebral |
title_fullStr |
A importância das atividades lúdicas no desenvolvimento motor de uma criança com Paralisia Cerebral |
title_full_unstemmed |
A importância das atividades lúdicas no desenvolvimento motor de uma criança com Paralisia Cerebral |
title_sort |
A importância das atividades lúdicas no desenvolvimento motor de uma criança com Paralisia Cerebral |
author |
Silveira, Ana Isabel Machado Lima da |
author_facet |
Silveira, Ana Isabel Machado Lima da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Ana Isabel Machado Lima da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL PARALISIA CEREBRAL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS INCLUSÃO ESCOLAR DESENVOLVIMENTO MOTOR ATIVIDADES LÚDICAS EDUCATION SPECIAL EDUCATION CEREBRAL PALSY SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS SCHOOL INCLUSION MOTOR DEVELOPMENT RECREATIONAL ACTIVITIES |
topic |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL PARALISIA CEREBRAL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS INCLUSÃO ESCOLAR DESENVOLVIMENTO MOTOR ATIVIDADES LÚDICAS EDUCATION SPECIAL EDUCATION CEREBRAL PALSY SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS SCHOOL INCLUSION MOTOR DEVELOPMENT RECREATIONAL ACTIVITIES |
description |
As atividades lúdicas normalmente são utilizadas com duas ou mais pessoas. Por vezes tendemos a colocar de parte crianças que sofram de algum tipo de problema como é o caso das crianças com paralisia cerebral, pois em muitos dos casos pensamos que estas crianças não conseguem realizar a maior parte destas atividades, deixando assim que fiquem ausentes das mesmas. A inclusão destas crianças com Necessidades Educativas Especiais é fundamental nas escolas, pois é lá que as crianças passam a maior parte do tempo. Assim, as crianças com necessidades educativas especiais devem ter a possibilidade de percorrer o ensino regular, e as escolas devem adaptar-se e ter as condições necessárias para acolher qualquer tipo de criança, para que existam escolas inclusivas que consigam chegar ás necessidades de todas as criança. A presente investigação pretende responder á questão: A criança com Paralisia Cerebral pode ter um maior desenvolvimento através de atividades lúdicas? Assim, este trabalho é um estudo de caso, pois o investigador pretende desenvolver o trabalho com um aluno com paralisia cerebral, trabalhando com ele diretamente de forma a compreender se esta criança consegue ou não desenvolver as suas capacidades motoras através de atividades lúdicas. Pretende-se, também, que o investigador possa participar em determinadas atividades escolares ou extracurriculares para conseguir perceber a atitude da criança com os colegas de escola e de que forma este aluno é incluído na mesma. Com a realização deste trabalho foi possível compreender que ao realizar as atividades lúdicas a aluna desenvolveu, não só a nível motor como também social, pois antes do presente trabalho, a aluna não cooperava em determinadas atividades que agora faz parte. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-02-22T15:28:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/3241 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/3241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131274634330112 |