As relações entre design, objeto e memória: a exposição Renato Russo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14568/cp2020038 |
Resumo: | Os objetos e suas funções são configurados a depender do modo como serão empregados, podendo constituir-se como ferramentas de arquivos, insumos da cultura material, geradores de lembranças ou simplesmente realizar a função para a qual foram desenhados. Assim, torna-se necessária a discussão a respeito das funções de objetos museais e a cultura. Para tal serão identificadas as relações criadas entre os itens expostos e o design expositivo no processo de elaboração da memória, considerando que ambos estão inseridos em um espaço institucional configurado como Teatro da Memória. A argumentação é sustentada por conceitos de Hooper-Greenhill, Meneses e Ramos. Como estudo de caso, tem-se a exposição Renato Russo, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, passando pela descrição dos objetos eleitos e pelas dinâmicas criadas entre o espaço expositivo, os objetos e o visitante. |
id |
RCAP_42a27e2271a66c828726696f9b8dbf2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21818 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As relações entre design, objeto e memória: a exposição Renato RussoAs relações entre design, objeto e memória: a exposição Renato RussoArticlesOs objetos e suas funções são configurados a depender do modo como serão empregados, podendo constituir-se como ferramentas de arquivos, insumos da cultura material, geradores de lembranças ou simplesmente realizar a função para a qual foram desenhados. Assim, torna-se necessária a discussão a respeito das funções de objetos museais e a cultura. Para tal serão identificadas as relações criadas entre os itens expostos e o design expositivo no processo de elaboração da memória, considerando que ambos estão inseridos em um espaço institucional configurado como Teatro da Memória. A argumentação é sustentada por conceitos de Hooper-Greenhill, Meneses e Ramos. Como estudo de caso, tem-se a exposição Renato Russo, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, passando pela descrição dos objetos eleitos e pelas dinâmicas criadas entre o espaço expositivo, os objetos e o visitante.The objects and their functions are configured depending on how they will be used, assuming they can be used as archives’ tools, material culture inputs, generators of memories or simply perform the function for which they were designed. Thus, it becomes necessary to discuss the functions of museum objects and culture. To this end, the relations created between the items exhibited and the exhibition design in the process of memory elaborating will be identified, considering that both are inserted in an institutional space configured as Theater of Memory. The argument is supported by concepts from Hooper-Greenhill, Meneses and Ramos. As a case study, the exhibition Renato Russo, from the Museu da Imagem e do Som of São Paulo, was elected, including the description of the chosen objects and the dynamics created between the exhibition space, the objects and the visitor.ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal2021-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.14568/cp2020038por2182-99421646-043XSilva Neto, AlceuArantes, Priscilainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-20T11:11:18Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:09.803117Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As relações entre design, objeto e memória: a exposição Renato Russo As relações entre design, objeto e memória: a exposição Renato Russo |
title |
As relações entre design, objeto e memória: a exposição Renato Russo |
spellingShingle |
As relações entre design, objeto e memória: a exposição Renato Russo Silva Neto, Alceu Articles |
title_short |
As relações entre design, objeto e memória: a exposição Renato Russo |
title_full |
As relações entre design, objeto e memória: a exposição Renato Russo |
title_fullStr |
As relações entre design, objeto e memória: a exposição Renato Russo |
title_full_unstemmed |
As relações entre design, objeto e memória: a exposição Renato Russo |
title_sort |
As relações entre design, objeto e memória: a exposição Renato Russo |
author |
Silva Neto, Alceu |
author_facet |
Silva Neto, Alceu Arantes, Priscila |
author_role |
author |
author2 |
Arantes, Priscila |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Neto, Alceu Arantes, Priscila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Articles |
topic |
Articles |
description |
Os objetos e suas funções são configurados a depender do modo como serão empregados, podendo constituir-se como ferramentas de arquivos, insumos da cultura material, geradores de lembranças ou simplesmente realizar a função para a qual foram desenhados. Assim, torna-se necessária a discussão a respeito das funções de objetos museais e a cultura. Para tal serão identificadas as relações criadas entre os itens expostos e o design expositivo no processo de elaboração da memória, considerando que ambos estão inseridos em um espaço institucional configurado como Teatro da Memória. A argumentação é sustentada por conceitos de Hooper-Greenhill, Meneses e Ramos. Como estudo de caso, tem-se a exposição Renato Russo, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, passando pela descrição dos objetos eleitos e pelas dinâmicas criadas entre o espaço expositivo, os objetos e o visitante. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14568/cp2020038 |
url |
https://doi.org/10.14568/cp2020038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9942 1646-043X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal |
publisher.none.fl_str_mv |
ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130357145010176 |