Fé nos unicórnios: sacralização e discursos redentivos sobre o mundo simbólico das startups à luz de Weber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Eduardo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferreira, Vitor Sérgio, Souza, Ytallo Kassio Franco De
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57242
Resumo: 376 RESUMO Objetivo. Explorar algumas das configurações simbólicas investidas sobre as startups. De forma específica, buscamos (i) resgatar as bases fundamentais de perspectivas e concepções sócio-históricas weberianas sobre o capitalismo e o espírito empreendedor para, metaforicamente, (ii) analisar a prossecução de um ethos particular orientado por marcadores simbólicos sobre o mundo das startups, tomando como referência contextual os discursos atuais da corrente do empreendedorismo redentivo que, supostamente, emparelham-se com algumas das observações de Weber. Design/metodologia/abordagem. A abordagem weberiana abre-nos o olhar para novas possibilidades de compreensão das startups, especialmente ao supor que as discussões realizadas sobre estas organizações nestas disciplinas parecem ser atravessadas pela construção de narrativas proféticas e messiânicas em torno do papel social das startups e das vidas dos CEOs, sendo essa uma perspectiva pouco explorada pela academia. Resultados. Destacamos que (i) nem tudo é tão perfeito quanto parece ser no mundo das startups, por mais que essa corrente preconize ações que tentam refletir mais da bondade divina e a criação de uma atmosfera de celebração constante, de práticas vitoriosas e de uma fraternidade transformadora; (ii) os conceitos da corrente ligada ao empreendedorismo redentivo se aproximam das observações weberianas; e, por fim, (iii) a suspeita de que outras configurações simbólicas podem estar incorporadas nos discursos dos agentes integrantes dos ecossistemas de inovação. Originalidade/valor. Está no fato de termos conseguido pensar as startups como um fenômeno social a partir da abordagem weberiana
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