Jogo social com o propósito de aproximar pessoas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Luís Alexandre Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16559
Resumo: Projeto final para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Informática e de Computadores
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spelling Jogo social com o propósito de aproximar pessoasContacto socialMecânicas de jogoGUISmartphoneGameplaySocial contactGame mechanicsGUISmartphoneGameplayProjeto final para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Informática e de ComputadoresNum mundo em que a tecnologia é cada vez mais predominante na sociedade, a apatia social tem vindo a erguer-se como principal causa da falta de interação entre as pessoas. A necessidade de conhecer as pessoas fisicamente é ofuscada pelas conversas online. Hoje em dia o telemóvel passou de um utensílio para uma necessidade básica, desde navegar pela Internet a pagar contas, o smartphone é o canivete suíço moderno. Apesar de apresentar múltiplas vantagens para o cidadão comum, a utilização exagerada do smartphone pode abstrair a pessoa do mundo real. Desde responder a mensagens enquanto se está sentado à mesa de refeição a falar com outras pessoas, via uma aplicação de chat, enquanto se está num café com os amigos, o smartphone trouxe consigo a cativante porta de facilidade de comunicação sem deslocação. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um jogo para smartphones, com o objetivo de fazer deslocar os jogadores para um local físico de modo a promover o contacto social entre os jogadores. É utilizado o potencial do smartphone e o seu poder de computação para cativar o jogador a sair e explorar o mundo moderno através do seu ecrã. Através das mecânicas implementadas no jogo, são criados locais de interesse para todos os jogadores de maneira a criar um ponto de interesse comum. Assim, é possível juntar pessoas num mesmo local e simplificar o processo de contacto social físico através da troca de opiniões e experiências de jogo. O jogador tem à sua disposição a exploração do mundo em formato gráfico que apresenta monstros para captura e duelos para combater. A captura de monstros serve para completar a coleção e capturando o mesmo monstro um número exato de vezes, causa a evolução de nível deste aumentando os seus poderes. Para combater, o jogador precisa de configurar o seu esquadrão com um monstro de ataque, de defesa e de sabotagem dos seus monstros capturados. O combate de duelos recompensa o jogador com experiência e consequentemente a evolução de nível. Quando o jogador evolui de nível este ganha pontos de habilidades que servem para ativar ou melhorar as habilidades. As habilidades fornecem efeitos aos monstros do esquadrão e são utilizadas durante o combate múltiplas vezes. É também objetivo deste projeto a avaliação da experiência proporcionada pelo jogo ao jogador incluindo a usabilidade. A avaliação da experiência do jogador é realizada com testes com 14 jogadores e utilizando o Game Experience Questionaire (GEQ) [10]. Para medir a usabilidade é utilizado o questionário, System Usability Scale (SUS) [29]. Este documento descreve o jogo, todo o processo de avaliação realizado e apresenta a análise aos resultados obtidos.In a world where technology is increasingly prevalent in society, social apathy has emerged as the main cause of lack of interaction between people. The need to get to know people physically is overshadowed by online conversations. Nowadays the mobile phone has gone from being a tool to a basic necessity, from surfing the Internet to paying bills, the smartphone is the modern Swiss army knife. Despite having multiple advantages for the common citizen, the exaggerated use of the smartphone can abstract the person from the real world. From answering messages while sitting at the meal table to talking to other people, via a chat app, while at a cafe with friends, the smartphone brought with it the captivating ease of communication without having to travel. The objective of this work is the development of a game for smartphones, with the objective of moving players to a physical location in order to promote social contact between players. It uses the potential of the smartphone and its computing power to captivate the player to go out and explore the modern world through its screen. Through the mechanics implemented in the game, places of interest are created for all players in order to create a common point of interest. Thus, it is possible to bring people together in the same place and simplify the process of physical social contact through the exchange of opinions and game experiences. The player has at his disposal the exploration of the world in a graphic format that presents monsters to capture and duels to fight. The capture of monsters serves to complete the collection and capturing the same monster an exact number of times causes its level to evolve by increasing its powers. To fight, the player needs to configure his squad with an attack, defense and sabotage monster of his captured monsters. Duel combat rewards the player with experience and consequently level evolution. When the player level up, he earns skill points that are used to activate or improve skills. Abilities provide effects to monsters in the squad and are used during combat multiple times. It is also the objective of this project to evaluate the experience provided by the game to the player, including usability. The evaluation of player experience is carried out with tests with 14 players and using Game Experience Questionaire (GEQ) [10]. To measure usability is used the questionnaire, System Usability Scale (SUS) [29] This document describes the game, the entire evaluation process carried out and presents the analysis of the results obtained.Jesus, RuiRCIPLPinto, Luís Alexandre Martins2023-10-12T11:08:47Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16559TID:13964979porPINTO, Luís Alexandre Martins - Jogo social com o propósito de aproximar pessoas. 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