Leituras entre mundos de papel e pixel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9860 |
Resumo: | Tendo percorrido um longo caminho, o livro depara-se agora com uma mudança nos paradigmas perante novos suportes comunicativos e formas de interacção, resultantes de uma sociedade multimédia .Admitir que esta convivência não é uma ameaça para o livro, mas possui enormes potencialidades para repensar a forma como se interage com o artefacto livro, é um dos principais objectivos desta dissertação. “Leituras entre mundos de papel e pixel” consiste numa proposta para uma possível evolução para o artefacto livro, um livro interactivo aumentado no qual se combina a tipografia, ilustração e animação, integradas em ambos os níveis e desenvolvidas numa lógica de complementaridade entre real e virtual. Esta complementaridade consiste na impossibilidade de dissociar os dois níveis de leitura, o digital não se limitando a uma repetição do analógico, mas escondendo conteúdos que não estão presentes no artefacto físico e cujo processo de descoberta resulta na construção da narrativa (num paralelismo com os videojogos cujo decurso é determinado pelas decisões dos seus jogadores). Neste sentido, jovens leitores são utilizadores privilegiados, devido ao seu fascínio por jogos e predisposição para aprendizagem e domínio de novas tecnologias, articulados à importância do desenvolvimento de um gosto pela leitura. Para o desenvolvimento da narrativa interactiva a escolha recaiu n’A Floresta de Sophia de Mello Breyner Andresen, pertinente por pertencer ao plano nacional de leitura (leccionada durante o 5º ano de escolaridade) e ser uma referência para várias gerações de leitores. |
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Leituras entre mundos de papel e pixelDesignLiteratura infantilRelação texto-leitorRealidade aumentadaRealidade virtualInterfaces gráficasInteracção homem-computadorTendo percorrido um longo caminho, o livro depara-se agora com uma mudança nos paradigmas perante novos suportes comunicativos e formas de interacção, resultantes de uma sociedade multimédia .Admitir que esta convivência não é uma ameaça para o livro, mas possui enormes potencialidades para repensar a forma como se interage com o artefacto livro, é um dos principais objectivos desta dissertação. “Leituras entre mundos de papel e pixel” consiste numa proposta para uma possível evolução para o artefacto livro, um livro interactivo aumentado no qual se combina a tipografia, ilustração e animação, integradas em ambos os níveis e desenvolvidas numa lógica de complementaridade entre real e virtual. Esta complementaridade consiste na impossibilidade de dissociar os dois níveis de leitura, o digital não se limitando a uma repetição do analógico, mas escondendo conteúdos que não estão presentes no artefacto físico e cujo processo de descoberta resulta na construção da narrativa (num paralelismo com os videojogos cujo decurso é determinado pelas decisões dos seus jogadores). Neste sentido, jovens leitores são utilizadores privilegiados, devido ao seu fascínio por jogos e predisposição para aprendizagem e domínio de novas tecnologias, articulados à importância do desenvolvimento de um gosto pela leitura. Para o desenvolvimento da narrativa interactiva a escolha recaiu n’A Floresta de Sophia de Mello Breyner Andresen, pertinente por pertencer ao plano nacional de leitura (leccionada durante o 5º ano de escolaridade) e ser uma referência para várias gerações de leitores.Having come a long way, the book is now faced with a change in paradigms due the new communication media and forms of interaction resulting from a multimedia society. Admitting that this coexistence is not a threat to the book, but has enormous potential for rethinking the way we interact with the artifact book, is one of the main objectives of this dissertation. "Reading between worlds of paper and pixel" is a proposition for a possible evolution to the artifact book, an augmented interactive book in which combines typography, illustration and animation, integrated at both levels and developed a logic of complementarity between real and virtual. Such complementarity consists the impossibility to separate the two levels of, the digital not being limited to a repetition of the analog, but hiding contents that are not present in physical artefact and whose discovery process results in the construction of the narrative (in parallel with the videogame whose course is determined by the decisions of their players). In this sense, young readers are privileged users, due to his fascination with games and predisposition to learning and mastering new technologies, articulated the importance of developing a love of reading. For the development of interactive narrative the choice fell in A Floresta Sophia de Mello Breyner Andresen, relevant due to the fact that belongs to the national reading plan (taught during the 5th grade) and is a reference for generations of readers.Universidade de Aveiro2013-03-11T12:12:51Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9860porFilloux, Célia Mariana das Doresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:17:06Zoai:ria.ua.pt:10773/9860Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:35.985932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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