O impacto da participação em concursos no percurso profissional de flautistas portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Mafalda Barradas
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8841
Resumo: O objectivo desta dissertação foi o de analisar o impacto da participação em concursos no percurso profissional de flautistas portugueses. Para tal, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a nove flautistas profissionais portugueses, membros de orquestras e/ou professores no ensino superior. Foi ainda feito um levantamento dos principais concursos de flauta nacionais e dos principais concursos internacionais, juntamente com o levantamento dos compositores e das obras que estes últimos mais requisitam nas suas provas. Os resultados indicaram que a maioria dos concursos de flauta nacionais ocorre no Norte do País, e teve um aumento significativo em 2006, estando actualmente estabilizado, e que a maioria dos concursos internacionais de flauta ocorre na Europa. Constatou-se que, no que diz respeito aos concursos internacionais, há compositores cujas obras são muito utilizadas como repertório obrigatório. Carl P. E. Bach, Mozart, Debussy, Jolivet e Taffanel são os compositores mais prescritos nestes concursos. Quando olhamos para peças específicas usadas nos concursos aparecem no entanto outros compositores. Se é um facto que a Sonata para flauta solo em lá menor de C.P.E. Bach e os Concertos de Mozart em Sol Maior e em Ré Maior são das mais utilizadas a concurso, encontramos também entre as mais usadas a Sequenza de Berio, a Sonata de Prokofiev e a Sonatina de Dutilleux. Os resultados indicaram ainda que a maioria dos flautistas (sete), sobretudo os mais novos, considera que o impacto da participação em concursos foi muito importante no seu percurso profissional porque permitiram um maior conhecimento do meio artístico, o contacto com novas culturas e com outras formas de tocar, o confronto com diferentes interpretações, o desenvolvimento da capacidade para lidar com a ansiedade na performance e o desenvolvimento da sua auto-eficácia. O facto de os participantes, professores, incentivarem os seus alunos a participar em concursos reforça a importância que os mesmos atribuem a esta actividade. Concluiu-se que os participantes consideraram o impacto da participação em concursos no seu percurso profissional de forma positiva.
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Os resultados indicaram que a maioria dos concursos de flauta nacionais ocorre no Norte do País, e teve um aumento significativo em 2006, estando actualmente estabilizado, e que a maioria dos concursos internacionais de flauta ocorre na Europa. Constatou-se que, no que diz respeito aos concursos internacionais, há compositores cujas obras são muito utilizadas como repertório obrigatório. Carl P. E. Bach, Mozart, Debussy, Jolivet e Taffanel são os compositores mais prescritos nestes concursos. Quando olhamos para peças específicas usadas nos concursos aparecem no entanto outros compositores. Se é um facto que a Sonata para flauta solo em lá menor de C.P.E. Bach e os Concertos de Mozart em Sol Maior e em Ré Maior são das mais utilizadas a concurso, encontramos também entre as mais usadas a Sequenza de Berio, a Sonata de Prokofiev e a Sonatina de Dutilleux. Os resultados indicaram ainda que a maioria dos flautistas (sete), sobretudo os mais novos, considera que o impacto da participação em concursos foi muito importante no seu percurso profissional porque permitiram um maior conhecimento do meio artístico, o contacto com novas culturas e com outras formas de tocar, o confronto com diferentes interpretações, o desenvolvimento da capacidade para lidar com a ansiedade na performance e o desenvolvimento da sua auto-eficácia. O facto de os participantes, professores, incentivarem os seus alunos a participar em concursos reforça a importância que os mesmos atribuem a esta actividade. Concluiu-se que os participantes consideraram o impacto da participação em concursos no seu percurso profissional de forma positiva.The aim of this dissertation was to ascertain the impact of the participation in music competitions in the professional career of Portuguese flutists. To this end, nine semi-structured interviews to Portuguese professional flutists were carried out. The participants were orchestra musicians and/or professors ate collegiate level. Additionally, a survey of the major national and international flute competitions was performed. In the latter, international competitions, an assessment of the composers and works requested for competition was included. The results indicated that most of the national flute competitions take place in the north of Portugal and suffered a significant increase in 2006 and that most international flute competitions take place in Europe. It was also possible to determine, with respect to international competitions, that C.P.E. Bach, Mozart, Debussy, Jolivet or Taffanel are among the most requested composers of the mandatory repertoire. When we look at the most requested pieces we find that, although C.P.E. Bach’s Sonata for Solo Flute and Mozart’s Concerti in G Major and D Major are in great demand, works like Berio’s Sequenza, Prokofiev’s Sonata for Flute and Dutilleux’s Sonatina are some of the more requested individual pieces. The results also indicated that most flutists (seven), especially the younger ones, considered that the influence of participation in competitions was very important to the development of their careers because they allowed a greater knowledge of the artistic context worldwide, the contact with new cultures and different ways of playing, the confrontation with different interpretations, the development of the ability to deal with the anxiety in performance, and the development of their self-efficacy. The fact that the professors that took part in the survey encourage their students to participate in contests reinforces the importance that they attribute to such activity. In sum, the participants of this study considered that the impact of participation in music competitions on their respective careers was positive.Coimbra, Daniela da CostaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCarvalho, Mafalda Barradas2016-12-16T12:22:47Z2014-11-062014-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8841TID:201345218porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:35.903329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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