Os números racionais no ensino primário em Portugal (1930-1974)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candeias, Rui Pedro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Almeida, Mária, Monteiro, Maria Cecília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/153136
Resumo: PTDC/CED-EDG/32422/2017 UIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020
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spelling Os números racionais no ensino primário em Portugal (1930-1974)Rational numbers in primary school in Portugal (1930-1974)Números racionais não negativosHistória da educação matemáticaFormação de professores;Ensino primárioTeacher trainingPrimary schoolNon-negative rational numbersHistory of mathematics educationPTDC/CED-EDG/32422/2017 UIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020O trabalho analisa a abordagem aos números racionais não negativos presentes nos documentos curriculares oficiais e nos manuais do curso de formação inicial dos professores do ensino primário. Analisaram-se os programas destes cursos, os programas do ensino primário e quatro manuais de autores de referência na formação de professores em Portugal, na época. Fez-se uma análise documental, com uma perspetiva histórica. A primeira abordagem e definição dos números racionais é feita através da medição de grandezas, mas, os manuais também apresentam diferentes significados para as frações nos exemplos com contexto. Nos manuais destaca-se a importância atribuída às diferentes representações, para a apresentação da definição de número racional e em dois destes manuais releva-se os diferentes contextos para as frações. Os manuais analisados seguem as indicações dos programas na abordagem proposta aos números racionais, no entanto, alguns autores evidenciam aspetos diferentes na abordagem que fazem a estes números. || The work focuses on the approach to non-negative rational numbers explored in official curriculum documents and textbooks for the initial training courses of primary school teachers. The analysis was centered in the curricula of those courses, the primary education curricula and four manuals by reference authors in teacher training in Portugal, at the time. A document analysis was carried out, with a historical perspective. The first approach and definition of rational numbers is done through the measurement of quantities, but, implicitly, the manuals also present different meanings for fractions in context. In the manualsthe importance given to the different representations is highlighted, for the presentation of the definition of rational number and in two of these manuals the importance given to the different contexts for the fractions is highlighted. The analysed manuals follow the instructions of the official documents, in the proposed approach to rational numbers. However, it is also possible to observe some autonomy of the authors of the manuals in relation to the official curricular documents.Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)RUNCandeias, Rui PedroAlmeida, MáriaMonteiro, Maria Cecília2023-05-24T22:51:21Z2022-05-262022-05-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article17application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/153136por2176-1744PURE: 61180539https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667892info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:35:44Zoai:run.unl.pt:10362/153136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:55:11.328325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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