Identificação de hábitos de sono, compreensão do sono e rotinas de sono em crianças de idade escolar : estudo com crianças e pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Ana Cristina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10415
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013
id RCAP_42cf76e8b86a5adf07e13d1377d2d63b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/10415
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Identificação de hábitos de sono, compreensão do sono e rotinas de sono em crianças de idade escolar : estudo com crianças e paisPerturbações do sonoHábitos de sonoDesenvolvimento infantilCrianças em idade escolarTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013O sono é um fenómeno universal de grande importância para o desenvolvimento infantil. A qualidade do sono é determinada por vários factores, entre eles as rotinas de sono. É assim importante estudar as rotinas de forma a aumentar o conhecimento sobre este determinante. Apesar da criança ter um papel importante na qualidade do seu sono, foram encontrados poucos estudos na literatura sobre a percepção e crenças infantis referentes ao sono. O presente estudo tem como objectivos a identificação dos hábitos, rotinas de sono e problemas relacionados com o sono infantil, referidos pelas crianças e os seus pais. A amostra do estudo foi recolhida num Colégio Privado e numa escola Pública em Lisboa. O estudo foi realizado em duas fases, na primeira 181 mães e 122 pais preencheram o Children’s Sleep Habits Questionnaire (Owens, 2000; adaptação portuguesa de Silva, 2011), e o Questionário de Hábitos e Rotinas de Sono, desenvolvido para o estudo. Na segunda fase 132 crianças preencheram o Sleep Self Report (Owens et al., 2000; traduzido por Januário, 2012), e foi realizada uma entrevista semi-estruturada a 90 crianças seleccionadas de forma aleatória. Para a análise dos resultados foram utilizados estudos estatísticos descritivos e não paramétricos, através do Statistical Package for the Social Sciences, versão 21. A análise dos resultados mostrou que 12% das mães e 4,8% dos pais consideram que o seu filho tem problemas de sono, e 22% das crianças referiram ter problemas relacionados com o sono e o dormir. Comparativamente, mais mães do que pais consideram que o filho tem parassónias. As crianças percebem o sono centrando-se em aspectos concretos. As rotinas de sono mais identificadas são: lavar os dentes, procura de companhia, ir à casa de banho e vestir o pijama. Em relação a comportamentos antes de ir deitar, as crianças referem aprovar essencialmente comer, lavar os dentes e ir para a cama dos pais, e desaprovar ver televisão, jogar play-station e jogar à bola. No entanto, estes comportamentos são aprovados mas apenas segundo condições descritas pelas crianças. Os resultados podem contribuir para a adequação da intervenção preventiva dos problemas de sono e para a construção de programas de promoção do sono infantil.Sleep is a universal phenomenon of great importance to child development. Sleep quality is determined by several factors, including sleep routines. Therefore it’s important to study sleep routines in order to increase the knowledge of this factor. Although children have an important role in the quality of their sleep, there are few studies about children’s perception and beliefs about sleep. This study aims to identify sleep habits and routines, and the problems associated with children’s sleep, reported by the children and their parents. This study was applied in a private school and a public school in Lisbon. The study was conducted in two phases, in the first 181 mothers and 122 fathers completed the Children’s Sleep Habits Questionnaire (Owens, 2000; Silva’s Portuguese adaptation, 2011) and the Sleep Habits and Routines Questionnaire, developed for this study. In the second phase 132 children completed the Sleep Self Report (Owens et al., 2000; translated by Januário, 2012), and a semistructured interview was applied to 90 children, that were randomly selected. For the analyses of the results, we used the Statistical Package for the Social Sciences, version 21, to obtain descriptive and non-parametric statistics. The results showed that 12% mothers and 4.8% fathers considered their child has having a sleep problem, and 22% of the children reported having sleep problems. Comparatively, more mothers than fathers considered that their child has parasomnias. Children explain their beliefs about sleep using concrete aspects. The most identified sleep routines were: brushing teeth, seeking company, going to the bathroom and putting on pyjamas. Regarding sleep behaviours before bedtime, children mainly approve eating, brushing teeth and going to parents bed, and disapprove of watching television, playing play-station and football. However, these behaviours are sometimes approved, but with conditions associated to them by the child. The results of this study may contribute to an adequate intervention in sleep problems and in the development of programmes promoting infant sleep.Santos, Margarida M. Magalhães Cabugueira Custódio dos, 1959-Repositório da Universidade de LisboaGuimarães, Ana Cristina2014-01-31T15:40:06Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10415TID:201029332porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:55:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:26.732503Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Identificação de hábitos de sono, compreensão do sono e rotinas de sono em crianças de idade escolar : estudo com crianças e pais
title Identificação de hábitos de sono, compreensão do sono e rotinas de sono em crianças de idade escolar : estudo com crianças e pais
spellingShingle Identificação de hábitos de sono, compreensão do sono e rotinas de sono em crianças de idade escolar : estudo com crianças e pais
Guimarães, Ana Cristina
Perturbações do sono
Hábitos de sono
Desenvolvimento infantil
Crianças em idade escolar
Teses de mestrado - 2013
title_short Identificação de hábitos de sono, compreensão do sono e rotinas de sono em crianças de idade escolar : estudo com crianças e pais
title_full Identificação de hábitos de sono, compreensão do sono e rotinas de sono em crianças de idade escolar : estudo com crianças e pais
title_fullStr Identificação de hábitos de sono, compreensão do sono e rotinas de sono em crianças de idade escolar : estudo com crianças e pais
title_full_unstemmed Identificação de hábitos de sono, compreensão do sono e rotinas de sono em crianças de idade escolar : estudo com crianças e pais
title_sort Identificação de hábitos de sono, compreensão do sono e rotinas de sono em crianças de idade escolar : estudo com crianças e pais
author Guimarães, Ana Cristina
author_facet Guimarães, Ana Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Margarida M. Magalhães Cabugueira Custódio dos, 1959-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Perturbações do sono
Hábitos de sono
Desenvolvimento infantil
Crianças em idade escolar
Teses de mestrado - 2013
topic Perturbações do sono
Hábitos de sono
Desenvolvimento infantil
Crianças em idade escolar
Teses de mestrado - 2013
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-31T15:40:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/10415
TID:201029332
url http://hdl.handle.net/10451/10415
identifier_str_mv TID:201029332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134239090802689