A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calado, Alexandre Pieroni
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.51427/cet.sdc.2017.0006
Texto Completo: https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2017.0006
Resumo: Alexandre Pieroni Calado is engaged in a cross disciplinary project that, in the manner of a fictional historiography, attempts to recreate a play that the director, Rogério de Carvalho, never made with the texts from Princess Dramas: Death and the Maiden by Elfriede Jelinek. It is a project in which research is a vital component and that, as this text aims to demonstrate, can be set within the field of performance genetics. This essay will show prospectively that Calado’s creative process has significant common aspects when compared with de Carvalho’s poetic practice, in particular when considering working procedures with actors. Finally, we shall argue that there are relevant connections between genetic criticism/performance genetics, the theme of the archive in the performing arts and the problem of practice-as-research.
id RCAP_42ded618d643f5cad2171b6dd27bad43
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/17138
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisaA Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisaFictional historiographyRogério de CarvalhoGenetic criticismPerforming Arts archivepratice-as-researchHistoriografia fictíciaRogério de CarvalhoCrítica genéticaArquivo de artes performativasprática como investigaçãoAlexandre Pieroni Calado is engaged in a cross disciplinary project that, in the manner of a fictional historiography, attempts to recreate a play that the director, Rogério de Carvalho, never made with the texts from Princess Dramas: Death and the Maiden by Elfriede Jelinek. It is a project in which research is a vital component and that, as this text aims to demonstrate, can be set within the field of performance genetics. This essay will show prospectively that Calado’s creative process has significant common aspects when compared with de Carvalho’s poetic practice, in particular when considering working procedures with actors. Finally, we shall argue that there are relevant connections between genetic criticism/performance genetics, the theme of the archive in the performing arts and the problem of practice-as-research.Alexandre Pieroni Calado está envolvido num projecto disciplinar cruzado que, à maneira de uma historiografia fictícia, tenta recriar uma peça que o realizador, Rogério de Carvalho, nunca fez com os textos da Princesa Dramática: A Morte e a Donzela de Elfriede Jelinek. É um projecto em que a investigação é uma componente vital e que, como este texto pretende demonstrar, pode ser enquadrado no campo da genética do desempenho. Este ensaio mostrará prospectivamente que o processo criativo do Calado tem aspectos comuns significativos quando comparado com a prática poética de Carvalho, em particular quando se consideram os procedimentos de trabalho com actores. Finalmente, argumentaremos que existem ligações relevantes entre a crítica genética/genética da performance, o tema do arquivo nas artes performativas e o problema da prática como investigação.Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa2017-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.51427/cet.sdc.2017.0006https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2017.0006Sinais de Cena; 2nd series, nr. 2 (2017); 51-66Sinais de Cena; 2e série, n°2 (2017); 51-66Sinais de Cena; 2.ª série, n.º 2 (2017); 51-662184-95521646-071510.51427/cet.sdc.2017.0001reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/17138https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/17138/17943Direitos de Autor (c) 2017 Alexandre Pieroni Caladoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCalado, Alexandre Pieroni2024-03-23T05:20:55Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/17138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-23T05:20:55Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisa
A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisa
title A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisa
spellingShingle A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisa
A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisa
Calado, Alexandre Pieroni
Fictional historiography
Rogério de Carvalho
Genetic criticism
Performing Arts archive
pratice-as-research
Historiografia fictícia
Rogério de Carvalho
Crítica genética
Arquivo de artes performativas
prática como investigação
Calado, Alexandre Pieroni
Fictional historiography
Rogério de Carvalho
Genetic criticism
Performing Arts archive
pratice-as-research
Historiografia fictícia
Rogério de Carvalho
Crítica genética
Arquivo de artes performativas
prática como investigação
title_short A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisa
title_full A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisa
title_fullStr A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisa
A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisa
title_full_unstemmed A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisa
A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisa
title_sort A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisa
author Calado, Alexandre Pieroni
author_facet Calado, Alexandre Pieroni
Calado, Alexandre Pieroni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calado, Alexandre Pieroni
dc.subject.por.fl_str_mv Fictional historiography
Rogério de Carvalho
Genetic criticism
Performing Arts archive
pratice-as-research
Historiografia fictícia
Rogério de Carvalho
Crítica genética
Arquivo de artes performativas
prática como investigação
topic Fictional historiography
Rogério de Carvalho
Genetic criticism
Performing Arts archive
pratice-as-research
Historiografia fictícia
Rogério de Carvalho
Crítica genética
Arquivo de artes performativas
prática como investigação
description Alexandre Pieroni Calado is engaged in a cross disciplinary project that, in the manner of a fictional historiography, attempts to recreate a play that the director, Rogério de Carvalho, never made with the texts from Princess Dramas: Death and the Maiden by Elfriede Jelinek. It is a project in which research is a vital component and that, as this text aims to demonstrate, can be set within the field of performance genetics. This essay will show prospectively that Calado’s creative process has significant common aspects when compared with de Carvalho’s poetic practice, in particular when considering working procedures with actors. Finally, we shall argue that there are relevant connections between genetic criticism/performance genetics, the theme of the archive in the performing arts and the problem of practice-as-research.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2017.0006
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2017.0006
url https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2017.0006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/17138
https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/17138/17943
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 Alexandre Pieroni Calado
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 Alexandre Pieroni Calado
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv Sinais de Cena; 2nd series, nr. 2 (2017); 51-66
Sinais de Cena; 2e série, n°2 (2017); 51-66
Sinais de Cena; 2.ª série, n.º 2 (2017); 51-66
2184-9552
1646-0715
10.51427/cet.sdc.2017.0001
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1822234481622253568
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.51427/cet.sdc.2017.0006