A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.51427/cet.sdc.2017.0006 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2017.0006 |
Resumo: | Alexandre Pieroni Calado is engaged in a cross disciplinary project that, in the manner of a fictional historiography, attempts to recreate a play that the director, Rogério de Carvalho, never made with the texts from Princess Dramas: Death and the Maiden by Elfriede Jelinek. It is a project in which research is a vital component and that, as this text aims to demonstrate, can be set within the field of performance genetics. This essay will show prospectively that Calado’s creative process has significant common aspects when compared with de Carvalho’s poetic practice, in particular when considering working procedures with actors. Finally, we shall argue that there are relevant connections between genetic criticism/performance genetics, the theme of the archive in the performing arts and the problem of practice-as-research. |
id |
RCAP_42ded618d643f5cad2171b6dd27bad43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/17138 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisaA Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisaFictional historiographyRogério de CarvalhoGenetic criticismPerforming Arts archivepratice-as-researchHistoriografia fictíciaRogério de CarvalhoCrítica genéticaArquivo de artes performativasprática como investigaçãoAlexandre Pieroni Calado is engaged in a cross disciplinary project that, in the manner of a fictional historiography, attempts to recreate a play that the director, Rogério de Carvalho, never made with the texts from Princess Dramas: Death and the Maiden by Elfriede Jelinek. It is a project in which research is a vital component and that, as this text aims to demonstrate, can be set within the field of performance genetics. This essay will show prospectively that Calado’s creative process has significant common aspects when compared with de Carvalho’s poetic practice, in particular when considering working procedures with actors. Finally, we shall argue that there are relevant connections between genetic criticism/performance genetics, the theme of the archive in the performing arts and the problem of practice-as-research.Alexandre Pieroni Calado está envolvido num projecto disciplinar cruzado que, à maneira de uma historiografia fictícia, tenta recriar uma peça que o realizador, Rogério de Carvalho, nunca fez com os textos da Princesa Dramática: A Morte e a Donzela de Elfriede Jelinek. É um projecto em que a investigação é uma componente vital e que, como este texto pretende demonstrar, pode ser enquadrado no campo da genética do desempenho. Este ensaio mostrará prospectivamente que o processo criativo do Calado tem aspectos comuns significativos quando comparado com a prática poética de Carvalho, em particular quando se consideram os procedimentos de trabalho com actores. Finalmente, argumentaremos que existem ligações relevantes entre a crítica genética/genética da performance, o tema do arquivo nas artes performativas e o problema da prática como investigação.Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa2017-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.51427/cet.sdc.2017.0006https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2017.0006Sinais de Cena; 2nd series, nr. 2 (2017); 51-66Sinais de Cena; 2e série, n°2 (2017); 51-66Sinais de Cena; 2.ª série, n.º 2 (2017); 51-662184-95521646-071510.51427/cet.sdc.2017.0001reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/17138https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/17138/17943Direitos de Autor (c) 2017 Alexandre Pieroni Caladoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCalado, Alexandre Pieroni2024-03-23T05:20:55Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/17138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-23T05:20:55Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisa A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisa |
title |
A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisa |
spellingShingle |
A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisa A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisa Calado, Alexandre Pieroni Fictional historiography Rogério de Carvalho Genetic criticism Performing Arts archive pratice-as-research Historiografia fictícia Rogério de Carvalho Crítica genética Arquivo de artes performativas prática como investigação Calado, Alexandre Pieroni Fictional historiography Rogério de Carvalho Genetic criticism Performing Arts archive pratice-as-research Historiografia fictícia Rogério de Carvalho Crítica genética Arquivo de artes performativas prática como investigação |
title_short |
A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisa |
title_full |
A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisa |
title_fullStr |
A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisa A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisa |
title_full_unstemmed |
A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisa A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisa |
title_sort |
A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisa |
author |
Calado, Alexandre Pieroni |
author_facet |
Calado, Alexandre Pieroni Calado, Alexandre Pieroni |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calado, Alexandre Pieroni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fictional historiography Rogério de Carvalho Genetic criticism Performing Arts archive pratice-as-research Historiografia fictícia Rogério de Carvalho Crítica genética Arquivo de artes performativas prática como investigação |
topic |
Fictional historiography Rogério de Carvalho Genetic criticism Performing Arts archive pratice-as-research Historiografia fictícia Rogério de Carvalho Crítica genética Arquivo de artes performativas prática como investigação |
description |
Alexandre Pieroni Calado is engaged in a cross disciplinary project that, in the manner of a fictional historiography, attempts to recreate a play that the director, Rogério de Carvalho, never made with the texts from Princess Dramas: Death and the Maiden by Elfriede Jelinek. It is a project in which research is a vital component and that, as this text aims to demonstrate, can be set within the field of performance genetics. This essay will show prospectively that Calado’s creative process has significant common aspects when compared with de Carvalho’s poetic practice, in particular when considering working procedures with actors. Finally, we shall argue that there are relevant connections between genetic criticism/performance genetics, the theme of the archive in the performing arts and the problem of practice-as-research. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2017.0006 https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2017.0006 |
url |
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2017.0006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/17138 https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/17138/17943 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2017 Alexandre Pieroni Calado info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2017 Alexandre Pieroni Calado |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sinais de Cena; 2nd series, nr. 2 (2017); 51-66 Sinais de Cena; 2e série, n°2 (2017); 51-66 Sinais de Cena; 2.ª série, n.º 2 (2017); 51-66 2184-9552 1646-0715 10.51427/cet.sdc.2017.0001 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1822234481622253568 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.51427/cet.sdc.2017.0006 |