TeenPower: Plataforma mHealth para a prevenção da obesidade usando gamification para promover o exercício físico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Rodrigo Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/5847
Resumo: A obesidade infantil constitui um dos maiores desafios para a saúde pública no século XXI, atingindo proporções epidémicas. A doença é geralmente causada por um desequilíbrio energético crónico devido a hábitos alimentares inadequados ou a comportamentos sedentários. Para além de aumentar o risco de desenvolvimento de doenças não comunicáveis, a obesidade conduz a uma diminuição da qualidade de vida, com impacto direto nos sistemas de saúde e na economia. Segundo a evidência científica, o exercício físico desempenha um papel fundamental no combate à obesidade. Para além de contribuir para o equilíbrio do balanço energético diário, a pratica regular de exercício tem benefícios como: a melhoria da aptidão cardiorrespiratória; a diminuição do risco de desenvolvimento de doenças cardiovascular; redução do stress e melhoria do estado de humor; e o proporcionamento de sensação de bem-estar, diminuindo a depressão e a ansiedade. A prevenção é tida como a melhor opção no combate à doença, sendo necessárias respostas compreensivas capazes de criar ambientes que estimulam a adoção de comportamentos saudáveis desde cedo. O projeto TeenPower visa a criação de um programa para a promoção de comportamentos saudáveis e prevenção da obesidade na adolescência, baseado na eterapia e suportado por uma plataforma mHealth. A plataforma, denominada de plataforma TeenPower, procura tirar partido das mais recentes tecnologias para promover a adoção de comportamentos saudáveis junto de adolescentes. É composta por duas aplicações: uma aplicação móvel destinada a adolescentes com idades entre os 12 e os 16 anos, que fornece ferramentas de auto-monitorização, conteúdos educativos, potência a comunicação com profissionais de saúde, e usa elementos de gamificação para facilitar a aprendizagem e aumentar o envolvimento; e uma aplicação web, que permite a coordenação do programa de intervenção, o acompanhamento da condição dos adolescentes, e a comunicação com os mesmos. A plataforma, cujo desenvolvimento se encontra descrito no presente documento, foi utilizada durante as sessões de intervenção realizadas em várias escolas da região centro de Portugal. Embora apenas 32% dos adolescentes abrangidos tenham instalado a aplicação, a experiência foi classificada como positiva e conduziu os adolescentes à autorresponsabilização e monitorização da sua saúde.
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