Aprendizagem de Conceitos de Física e Química e Visão da Ciência na Educação e Formação de Adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2457 |
Resumo: | O principal objectivo do presente trabalho é tentar conhecer quais os conceitos físicos e químicos que os adultos detêm após terminarem o Processo de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências de Nível Secundário. Procurou-se ainda identificar a visão sobre Ciência e a fonte dos conceitos científicos adquiridos pelos adultos, por via formal, não formal ou informal, ao longo dos seus percursos de vida. O pressuposto essencial é a importância de uma educação e formação em ciência e tecnologia para o desenvolvimento da cidadania. Para esta investigação foi desenvolvido um questionário, que foi aplicado a 53 adultos dos distritos de Bragança e de Vila Real. Os resultados obtidos revelaram que a maioria dos inquiridos afirmam conhecer, em linhas gerais, os conceitos inquiridos, mas mostram mais dificuldades em reconhecer conceitos científicos mais técnicos e menos próximos do quotidiano dos inquiridos. |
id |
RCAP_42ef4b84019aa5ddcb03484a73a670ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/2457 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem de Conceitos de Física e Química e Visão da Ciência na Educação e Formação de AdultosEducação de AdultosConceitos CientíficosFísica e QuímicaEducação para a CidadaniaValidação e Certificação de CompetênciasO principal objectivo do presente trabalho é tentar conhecer quais os conceitos físicos e químicos que os adultos detêm após terminarem o Processo de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências de Nível Secundário. Procurou-se ainda identificar a visão sobre Ciência e a fonte dos conceitos científicos adquiridos pelos adultos, por via formal, não formal ou informal, ao longo dos seus percursos de vida. O pressuposto essencial é a importância de uma educação e formação em ciência e tecnologia para o desenvolvimento da cidadania. Para esta investigação foi desenvolvido um questionário, que foi aplicado a 53 adultos dos distritos de Bragança e de Vila Real. Os resultados obtidos revelaram que a maioria dos inquiridos afirmam conhecer, em linhas gerais, os conceitos inquiridos, mas mostram mais dificuldades em reconhecer conceitos científicos mais técnicos e menos próximos do quotidiano dos inquiridos.The main objective of this work is trying to know what physical and chemical concepts adults know after finishing the Recognition Validation and Certification Process of Secondary Level. It also tries to identify the vision of Science and the source of scientific concepts acquired by adults through formal, non-formal or informal ways, over their lives. The essential assumption is the importance of education and training in science and technology for the development of citizenship. For this research a questionnaire was developed and applied to 53 adults in the districts of Bragança and Vila Real (Portugal). The results revealed that most respondents say that they know, roughly, the concepts inquired, but show more difficulty in recognizing technical and scientific concepts less close to the daily lives of respondents.2013-05-28T15:32:10Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2457pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Laura Cristinareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:55Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2457Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:35.315001Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem de Conceitos de Física e Química e Visão da Ciência na Educação e Formação de Adultos |
title |
Aprendizagem de Conceitos de Física e Química e Visão da Ciência na Educação e Formação de Adultos |
spellingShingle |
Aprendizagem de Conceitos de Física e Química e Visão da Ciência na Educação e Formação de Adultos Fernandes, Laura Cristina Educação de Adultos Conceitos Científicos Física e Química Educação para a Cidadania Validação e Certificação de Competências |
title_short |
Aprendizagem de Conceitos de Física e Química e Visão da Ciência na Educação e Formação de Adultos |
title_full |
Aprendizagem de Conceitos de Física e Química e Visão da Ciência na Educação e Formação de Adultos |
title_fullStr |
Aprendizagem de Conceitos de Física e Química e Visão da Ciência na Educação e Formação de Adultos |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem de Conceitos de Física e Química e Visão da Ciência na Educação e Formação de Adultos |
title_sort |
Aprendizagem de Conceitos de Física e Química e Visão da Ciência na Educação e Formação de Adultos |
author |
Fernandes, Laura Cristina |
author_facet |
Fernandes, Laura Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Laura Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Adultos Conceitos Científicos Física e Química Educação para a Cidadania Validação e Certificação de Competências |
topic |
Educação de Adultos Conceitos Científicos Física e Química Educação para a Cidadania Validação e Certificação de Competências |
description |
O principal objectivo do presente trabalho é tentar conhecer quais os conceitos físicos e químicos que os adultos detêm após terminarem o Processo de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências de Nível Secundário. Procurou-se ainda identificar a visão sobre Ciência e a fonte dos conceitos científicos adquiridos pelos adultos, por via formal, não formal ou informal, ao longo dos seus percursos de vida. O pressuposto essencial é a importância de uma educação e formação em ciência e tecnologia para o desenvolvimento da cidadania. Para esta investigação foi desenvolvido um questionário, que foi aplicado a 53 adultos dos distritos de Bragança e de Vila Real. Os resultados obtidos revelaram que a maioria dos inquiridos afirmam conhecer, em linhas gerais, os conceitos inquiridos, mas mostram mais dificuldades em reconhecer conceitos científicos mais técnicos e menos próximos do quotidiano dos inquiridos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2013-05-28T15:32:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/2457 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/2457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137121459503104 |