Aprendizagem de Conceitos de Física e Química e Visão da Ciência na Educação e Formação de Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Laura Cristina
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2457
Resumo: O principal objectivo do presente trabalho é tentar conhecer quais os conceitos físicos e químicos que os adultos detêm após terminarem o Processo de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências de Nível Secundário. Procurou-se ainda identificar a visão sobre Ciência e a fonte dos conceitos científicos adquiridos pelos adultos, por via formal, não formal ou informal, ao longo dos seus percursos de vida. O pressuposto essencial é a importância de uma educação e formação em ciência e tecnologia para o desenvolvimento da cidadania. Para esta investigação foi desenvolvido um questionário, que foi aplicado a 53 adultos dos distritos de Bragança e de Vila Real. Os resultados obtidos revelaram que a maioria dos inquiridos afirmam conhecer, em linhas gerais, os conceitos inquiridos, mas mostram mais dificuldades em reconhecer conceitos científicos mais técnicos e menos próximos do quotidiano dos inquiridos.
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