Níveis de Literacia Mediática em idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Yne Manuella Cardoso Dias da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9720
Resumo: À medida que cresce a mediatização das sociedades, crescem também demandas por saber lidar com os aparatos técnicos inseridos nela de maneira não apenas instrumental, mas, principalmente, cognitiva, simbólica e cidadã. Como todos os segmentos etários têm, atualmente, contato com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), esse conjunto de competências requeridas, chamado de Literacia Mediática, constitui-se como uma necessidade de todos. O crescimento da expectativa de vida observado nas últimas décadas e o consequente aumento da porcentagem de idosos a nível mundial (que hoje correspondem a 13% da população e podem chegar a 21,6% em 2050, segundo a ONU) e regional – a Europa é o continente com o maior número de idosos no planeta - fazem com que a Literacia Mediática dessa população seja um fator a ser priorizado. Além disso, estes indivíduos geralmente apresentam um contato mais tardio com as novas TIC’s e possuem limitações físicas e cognitivas que podem dificultar o seu existir dentro do contexto mediático atual. No presente trabalho pretendeu-se discutir o conceito de literacia, investigar as práticas de consumo mediático dos idosos do Centro de Ativ’idades da Câmara Municipal da Covilhã e analisar suas competências mediáticas através de uma prova. Os resultados obtidos nesta avaliação, cruzados com informações socioeconómicas dos inquiridos foram enquadrados em três diferentes níveis de Literacia Mediática. Pretendeu-se, com essa iniciativa, traçar um panorama da literacia mediática dentro do grupo estudado e entender quais fatores pessoais e sociais contribuem para um maior ou menor nível de literacia entre idosos.
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