Marketing territorial e espaços virtuais: a indústria do turismo nos Açores e no sudoeste da Irlanda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/60145 |
Resumo: | Este trabalho pretende reflectir sobre algumas configurações espaciais que os espaços virtuais, especificamente a WWW, estão a criar, apresentando alguns caminhos de investigação para a geografia. Para ilustrar algumas destas ideias são usados os casos dos desenvolvimentos da WWW nos Açores e no Sudoeste da Irlanda – na região de West Cork – e o contributo específico que a indústria do turismo tem neste processo. São analisados 55 sites relacionados com as duas regiões, que vão desde os produzidos por proprietários de unidades de alojamento, passando por aqueles construídos por empresas de transportes nas regiões, até aos guias virtuais de turismo construídos fora dos dois países em análise – Portugal e Irlanda. Particular relevância é dada ao papel da administração pública local no processo de representação e promoção territorial de ambas as regiões. A metodologia usada para selecionar os web sites aqui analisados, prende-se com uma pesquisa exaustiva através de diversos motores de busca internacionais, nacionais e regionais, aliado a pesquisas em directórios das próprias regiões. |
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Marketing territorial e espaços virtuais: a indústria do turismo nos Açores e no sudoeste da IrlandaCiências Sociais::Geografia Económica e SocialEste trabalho pretende reflectir sobre algumas configurações espaciais que os espaços virtuais, especificamente a WWW, estão a criar, apresentando alguns caminhos de investigação para a geografia. Para ilustrar algumas destas ideias são usados os casos dos desenvolvimentos da WWW nos Açores e no Sudoeste da Irlanda – na região de West Cork – e o contributo específico que a indústria do turismo tem neste processo. São analisados 55 sites relacionados com as duas regiões, que vão desde os produzidos por proprietários de unidades de alojamento, passando por aqueles construídos por empresas de transportes nas regiões, até aos guias virtuais de turismo construídos fora dos dois países em análise – Portugal e Irlanda. Particular relevância é dada ao papel da administração pública local no processo de representação e promoção territorial de ambas as regiões. A metodologia usada para selecionar os web sites aqui analisados, prende-se com uma pesquisa exaustiva através de diversos motores de busca internacionais, nacionais e regionais, aliado a pesquisas em directórios das próprias regiões.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade de Santiago de Compostela (USC)Universidade do MinhoSarmento, João Carlos Vicente20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/60145por1138 - 2708info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/60145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:39.042692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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