Inclusão Cognitiva nos Campos Conceituais Aditivo e Multiplicativo de um Estudante Cego
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000100116 |
Resumo: | Resumo A Matemática, como espaço para a inclusão social, promove a autonomia em situações do cotidiano com saberes que demandam a compreensão do conceito de número e operações (adição, subtração, multiplicação, divisão). Esse artigo apresenta um recorte de uma dissertação de mestrado cujo objetivo foi implementar uma sequência didática para o desenvolvimento dos Campos Conceituais das estruturas aditivas e multiplicativas nos Números Naturais para um estudante cego congênito. Com uma abordagem qualitativa, descreve-se intervenções pedagógicas ao longo de 3 semestres, identificando que o estudante compreendia o conceito de número e, ao longo do processo, passa a organizar os esquemas adequadamente para a solução de situações problemas envolvendo estruturas aditivas e multiplicativas. Como o estudante é cego, a representação de seus esquemas mentais é feita oralmente e/ou com material tátil. Infere-se que uma sequência didática pode contribuir com o processo de desenvolvimento de noções matemáticas, respeitando o ritmo de aprendizagem do estudante. |
id |
RCAP_43041bd7d7ea80d0dd150fdeb4e718e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2182-84742023000100116 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inclusão Cognitiva nos Campos Conceituais Aditivo e Multiplicativo de um Estudante Cegocampos conceituais aditivo e multiplicativoinclusão cognitivamatemática socialensino fundamentalResumo A Matemática, como espaço para a inclusão social, promove a autonomia em situações do cotidiano com saberes que demandam a compreensão do conceito de número e operações (adição, subtração, multiplicação, divisão). Esse artigo apresenta um recorte de uma dissertação de mestrado cujo objetivo foi implementar uma sequência didática para o desenvolvimento dos Campos Conceituais das estruturas aditivas e multiplicativas nos Números Naturais para um estudante cego congênito. Com uma abordagem qualitativa, descreve-se intervenções pedagógicas ao longo de 3 semestres, identificando que o estudante compreendia o conceito de número e, ao longo do processo, passa a organizar os esquemas adequadamente para a solução de situações problemas envolvendo estruturas aditivas e multiplicativas. Como o estudante é cego, a representação de seus esquemas mentais é feita oralmente e/ou com material tátil. Infere-se que uma sequência didática pode contribuir com o processo de desenvolvimento de noções matemáticas, respeitando o ritmo de aprendizagem do estudante.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2023-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000100116Sisyphus - Journal of Education v.10 n.3 2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000100116Hoffmann,Luiza OjedaGroenwald,Claudia Lisete OliveiraGeller,Marliseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:29:23Zoai:scielo:S2182-84742023000100116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:21.358707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão Cognitiva nos Campos Conceituais Aditivo e Multiplicativo de um Estudante Cego |
title |
Inclusão Cognitiva nos Campos Conceituais Aditivo e Multiplicativo de um Estudante Cego |
spellingShingle |
Inclusão Cognitiva nos Campos Conceituais Aditivo e Multiplicativo de um Estudante Cego Hoffmann,Luiza Ojeda campos conceituais aditivo e multiplicativo inclusão cognitiva matemática social ensino fundamental |
title_short |
Inclusão Cognitiva nos Campos Conceituais Aditivo e Multiplicativo de um Estudante Cego |
title_full |
Inclusão Cognitiva nos Campos Conceituais Aditivo e Multiplicativo de um Estudante Cego |
title_fullStr |
Inclusão Cognitiva nos Campos Conceituais Aditivo e Multiplicativo de um Estudante Cego |
title_full_unstemmed |
Inclusão Cognitiva nos Campos Conceituais Aditivo e Multiplicativo de um Estudante Cego |
title_sort |
Inclusão Cognitiva nos Campos Conceituais Aditivo e Multiplicativo de um Estudante Cego |
author |
Hoffmann,Luiza Ojeda |
author_facet |
Hoffmann,Luiza Ojeda Groenwald,Claudia Lisete Oliveira Geller,Marlise |
author_role |
author |
author2 |
Groenwald,Claudia Lisete Oliveira Geller,Marlise |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hoffmann,Luiza Ojeda Groenwald,Claudia Lisete Oliveira Geller,Marlise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
campos conceituais aditivo e multiplicativo inclusão cognitiva matemática social ensino fundamental |
topic |
campos conceituais aditivo e multiplicativo inclusão cognitiva matemática social ensino fundamental |
description |
Resumo A Matemática, como espaço para a inclusão social, promove a autonomia em situações do cotidiano com saberes que demandam a compreensão do conceito de número e operações (adição, subtração, multiplicação, divisão). Esse artigo apresenta um recorte de uma dissertação de mestrado cujo objetivo foi implementar uma sequência didática para o desenvolvimento dos Campos Conceituais das estruturas aditivas e multiplicativas nos Números Naturais para um estudante cego congênito. Com uma abordagem qualitativa, descreve-se intervenções pedagógicas ao longo de 3 semestres, identificando que o estudante compreendia o conceito de número e, ao longo do processo, passa a organizar os esquemas adequadamente para a solução de situações problemas envolvendo estruturas aditivas e multiplicativas. Como o estudante é cego, a representação de seus esquemas mentais é feita oralmente e/ou com material tátil. Infere-se que uma sequência didática pode contribuir com o processo de desenvolvimento de noções matemáticas, respeitando o ritmo de aprendizagem do estudante. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000100116 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000100116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000100116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sisyphus - Journal of Education v.10 n.3 2023 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137392427270144 |