A inovação no sector da cerâmica utilitária e decorativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/13035 |
Resumo: | Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
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A inovação no sector da cerâmica utilitária e decorativaModelos de inovaçãoInovação tecnológicaInovação não tecnológicaGrau de inovaçãoFactores de inovaçãoBarreiras à inovaçãoInnovation modelsTechnological innovationNon-technological innovationInnovation degreeInnovation factorsBarriers to innovationMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialA Inovação Empresarial entendida no seu sentido mais lato como urn conjunto de mudanças a nível tecnológico e não tecnológico, envolvendo desde processos, produtos, mudanças organizacionais e de gestão, até novas formas de marketing e comercialização, é cada vez mais encarada pelos empresários como uma forma de satisfação dos imperativos do mercado e de dinamização daqueles que são os seus factores de competitividade. Processo complexo, envolve as decisões, competências e conhecimentos da empresa, mas envolve também as agentes e factores externos à Organização, desde aqueles que integram a fileira produtiva Fornecedores, Clientes, Distribuidores- até ás entidades produtoras de conhecimento, às lnstituições Financeiras e aos Governos. No entanto, pela sua complexidade, virtude do vasto conjunto de factores que a potenciam ou inibem e daquelas que sao as especificidades sectoriais, o seu estudo não se apresenta tarefa fácil, exigindo uma base de análise sistémica, que espelhe as inter-relações empresa-ambiente extemo e que represente os principais factores que a influenciam. Tendo par base estes elementos, o presente trabalho propoe-se estudar a inovação e o comportamento empresarial face à mesma, tendo como objecto de estudo o sector da Cerâmica Utilitaria e Decorativa. Sector tradicional da economia portuguesa, que até à década de 80 se apresentava muito ligado ao mercado interno, com estratégias de inovação empresarial muito incipientes, apresenta-se hoje com um grande dinamismo face ao mercado extemo e constitui, pela particularidade dos seus produtos (com componentes utilitarias e artísticas), um objecto de estudo interessante que permite apreender a inovação de forma integrada e no seu sentido mais lato. Numa primeira parte, desenvolve-se toda a teorização e problemática que servirá da base ao estudo empírico. Na segunda parte, desenvolve-se o trabalho de tratamento e análise dos dados estatisticos recolhidos via inquérito postal dirigido às empresas da amostra definida. Esta . análise tem, então, por base urn modele sistémico, a partir do qual, e com a ajuda de indicadores construidos como medidas (directas e indirectas) da capacidade inovadora das empresas, se estudarão quais os factores que mais potenciam ou condicionam essa capacidade.Industrial and organisational innovation, understood in its wider sense - as a set of both technological and non technologicalchanges - is being progressively faced by our Managers as a way to respond to market demands and to stimulate those considered to be the main and most important competitive factors of firms. Being a complex process, innovation involves firm's decisions, competencies and knowledge but also involves its external environment. Suppliers, Clients, Distributors, Banks or Government, all these elements play an important role in Innovation, whether by promoting or inhibiting it. Considering these elements, the main purpose of the present work is to study Innovation in the Utility and Decorative Ceramics Sector. Considered to be traditional, this sector, which until the 1980's was closely·linked to internal market and presented problems at several levels (being poor innovation capability one of them), has shown considerable changes towards external market, increasing its exports, and therefore, showing itself as an interesting study field that allows us to interpret in a systemic way the innovative phenomena. Following these objectives, Part One of the present work presents the theoretical developments that allowed to build the empirical approach of Part two and accounts for the problems inherent to innovation studies. Part Two is dedicated to data analysis, based on a systemic model (or approach) and on innovation indicators built with the purpose of overcoming the limitations of the usual "proxy's", allowing us to understand which factors stimulate and which factors delay and inhibit innovation processes.Godinho, Manuel MiraRepositório da Universidade de LisboaCorvelo, Susana de Sousa Rodrigues2017-01-24T14:06:34Z1998-061998-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/13035porCorvelo, Susana de Sousa Rodrigues (1998). " A inovação no sector da cerâmica utilitária e decorativa". Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:09Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13035Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:04.966267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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