Experiência de jovens com medida de internamento em centro educativo e a sua perceção do YLS/CMI
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/7254 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica. |
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Experiência de jovens com medida de internamento em centro educativo e a sua perceção do YLS/CMIDelinquência juvenilCentro educativoYLS/CMIMétodo fenomenológico IPAJuvenile delinquencyYouth Detention CentrePhenomenological Method IPADomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.Problema: Falta de estudos qualitativos sobre a experiência subjetiva de jovens institucionalizados tendo em conta o instrumento YLS/CMI. Objetivo: Explorar e compreender as experiências subjetivas de jovens internados em CE, de acordo com os fatores de risco previstos no YLS/CMI. Método: Fenomenológico interpretativo com entrevistas semiestruturadas a seis jovens (quatro do género feminino e dois do género masculino) com idades entre os 15 e os 18 anos. Resultados: Revelaram-se dez temas emergentes, Importância do CE, Mudança de perspetiva, Posicionamento em relação às regras, Transformação positiva na relação com a família, Modificação da perceção sobre a escola, Impacto na relação com os pares, Perceção negativa sobre a forma como passavam os tempos livres, Perceção utilitária do YLS/CMI, Planos para o futuro e Sentimentos quando pensam na sua saída do CE. Conclusão: Os jovens reconhecem a importância do CE para si mesmos e para os seus futuros, tendo contribuído para uma mudança de perceção a vários níveis, em parte devido ao YLS/CMI que os ajudou a reconhecer o que era necessário mudar em si mesmos e a estabelecer objetivos tanto dentro do CE como para planearem a sua vida fora do CE.Problem: Lack of qualitative studies on the subjective experience of institutionalized young people considering the YLS/CMI instrument. Goal: To explore and understand the subjective experiences of youths institutionalized in a Youth Detention Centre (YDC). Method: Interpretative phenomenological with semistructured interviews with six young people (four female and two male) aged 15 to 18 years. Results: Our results revealed ten psychological units of meaning of the general structural description were revealed, Importance of the YDC, Change of perspective, Positioning in relation to rules, Positive transformation in relationship with family, Modification of perception about school, Impact on peers relations, Negative perception of the free time, YLS/CMI utility perception, Plans for the future and Feelings when they think about leaving the YDC. Conclusion: Young people recognized the importance of YDC for themselves and their future, that it contributed to a change in perceptions at multiple levels, in part due to YLS/CMI that helped them recognize what they needed to change in themselves and to set goals within the YDC and to plan their life outside YDC.Rodrigues, Vitor AmorimRepositório do ISPANunes, Jessica Krause2019-11-26T18:57:45Z2019-09-24T00:00:00Z2019-09-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7254202300625porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:57Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7254Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:25:04.761123Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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