Relatório de Estágio de Mariana Oliveira Silva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariana Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23915
Resumo: O presente relatório incide sobre o processo de formação realizado no âmbito da Prática Educativa Supervisionada nos contextos de Educação Pré-Escolar (EPE) e do 1º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Nesse sentido, o documento confere espaço à partilha das ideologias, princípios teóricos e legais que acompanham a evolução da docência atualmente, enquanto pautam a formação de um profissional de perfil duplo. Esta particularidade expande nas dimensões presentes a ter em consideração na prática educativa e ainda na complexidade e exigência do docente em ser capaz de dar resposta e atender às singularidades da EPE e do 1.º CEB. Para tal, requer conhecimento científico, pedagógico e didático que fundamentem as suas tomadas de decisão. Foi com base na metodologia de Investigação-Ação que as ações pedagógicas foram idealizadas, planeadas e refletidas, partindo de um constante e simultâneo exercício de observação, planificação, ação avaliação e reflexão de todos os elementos interferentes no desenvolvimento da criança, desde a organização do ambiente educativo até ao envolvimento e prestação da criança na realização de atividades e momentos de brincadeira. Esta perspetiva tem como pressuposto a adequação de ações pedagógicas aos interesses e necessidades da criança, tornando-as enriquecedoras, estimulantes e promotoras do desenvolvimento holístico. O envolvimento da família no processo educativo adquire uma dimensão preponderante para o referido desenvolvimento saudável e significativo da criança, uma vez que é nesse meio que a criança procura conforto. Por sua vez, a família aproxima-se das dinâmicas desenvolvidas podendo compreender as características e fases de desenvolvimento da criança.
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