Episiotomia :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Joana Filipa Simões
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44504
Resumo: A elaboração do presente relatório de estágio insere-se no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia (ESMO) da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) e, tem como principal finalidade evidenciar o desenvolvimento de competências científicas, técnicas e relacionais no cuidar a mulher/casal/recém-nascido (RN)/família durante a prática clínica nos diversos contextos de ensino clínico. Mais especificamente, o meu percurso de aprendizagem também teve como objetivo desenvolver competências científicas, técnicas e relacionais para um processo de tomada de decisão partilhada relativamente à prática de episiotomia. Deste modo, foi essencial recorrer à evidência científica e à prática de cuidados, onde a prática reflexiva foi determinante na inclusão desta temática nos cuidados desenvolvidos. A Teoria do Cuidar de Kristen Swanson (1991), foi o referencial teórico que me acompanhou, como suporte orientador dos cuidados especializados prestados e por sua vez, na aquisição e desenvolvimento das competências comuns e especializadas. No âmbito do processo metodológico, foi desenvolvida inicialmente uma Scoping Review (SR), para mapear toda a evidência científica existente e mais relevante sobre o tema em estudo. Neste sentido, a questão que norteou esta pesquisa foi a seguinte: “O que influencia a tomada de decisão do enfermeiro obstetra para a realização de episiotomia?”. Durante o percurso de cuidados foi elaborado um questionário, em formato Google Forms, direcionado a enfermeiros obstetras com experiência profissional em contexto de bloco de partos e divulgado online. Optei assim, por uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender os fatores que influenciam os enfermeiros obstetras no processo de tomada de decisão para a prática de episiotomia. Obtive dados relativos ao âmbito sócio-demográfico e exercício profissional de 33 participantes. Notoriamente a maioria dos participantes considerou esta temática muito importante, apresentando os principais fatores que os influenciava à prática de episiotomia e mostrando estratégias que utilizavam para uma tomada de decisão partilhada.
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A Teoria do Cuidar de Kristen Swanson (1991), foi o referencial teórico que me acompanhou, como suporte orientador dos cuidados especializados prestados e por sua vez, na aquisição e desenvolvimento das competências comuns e especializadas. No âmbito do processo metodológico, foi desenvolvida inicialmente uma Scoping Review (SR), para mapear toda a evidência científica existente e mais relevante sobre o tema em estudo. Neste sentido, a questão que norteou esta pesquisa foi a seguinte: “O que influencia a tomada de decisão do enfermeiro obstetra para a realização de episiotomia?”. Durante o percurso de cuidados foi elaborado um questionário, em formato Google Forms, direcionado a enfermeiros obstetras com experiência profissional em contexto de bloco de partos e divulgado online. Optei assim, por uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender os fatores que influenciam os enfermeiros obstetras no processo de tomada de decisão para a prática de episiotomia. Obtive dados relativos ao âmbito sócio-demográfico e exercício profissional de 33 participantes. Notoriamente a maioria dos participantes considerou esta temática muito importante, apresentando os principais fatores que os influenciava à prática de episiotomia e mostrando estratégias que utilizavam para uma tomada de decisão partilhada.This report is part of the Master Program in Maternal Health and Obstetrics Nursing at the Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), and its main goal is to highlight the development of scientific, technical and relational skills in caring for the woman/couple/newborn/family during clinical practice in different clinical teaching contexts. More precisely, my learning pathway also aimed to build scientific, technical and relational skills for a shared decision-making process regarding the practice of the episiotomy. Scientific evidence and care practises were both crucial in the development of this objective, with reflective practise having an important role in the decision to include this subject in the care plan. Kristen Swanson´s Theory of Caring (1991) framework were used to support the specific care delivered and, therefore, the acquisition and development of general and specialised competences. A Scoping Review (SR) was initially developed as part of the methodological process to map all of the currently available and most pertinent scientific evidence on the subject under consideration. In this regard, the question that guided this study was: “What factors determine the obstetric nurse´s decision making to perform an episiotomy?”. A questionnaire addressing obstetric nurses with experience in the context of a delivery suit was created during the course of treatment and made available online in Google Forms format. To better understand the factors influencing obstetric nurses’ decisions about the use of episiotomies, i decided to undertake an exploratory study using a qualitative methodology. Data of 33 participants’ including their professional practice and socio-demographic characteristics were acquired. Notably, the majority of participants thought this topic was highly important, outlining the primary considerations that led them to practise episiotomy and describing the shared decision-making techniques they used.Santos, Maria Anabela Ferreira dosRepositório ComumCarvalho, Joana Filipa Simões2023-04-11T13:45:09Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44504TID:203208900porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-13T07:15:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:11.706745Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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