Critérios de afectação de recursos no sistema educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, Nuno Manuel da Costa
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/17986
Resumo: Mestrado em Economia
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spelling Critérios de afectação de recursos no sistema educativoEconomia públicaDespesa governamental e educaçãoEducaçãoFinanças da educaçãoPolítica governamentalRelações intergovernamentaisPublic economicsGovernment expenditures and educationEducationEducational financeGovernment policyIntergovernmental relationsMestrado em EconomiaO desempenho dos alunos Portugueses quando avaliado por estudos internacionais (Programme for Intemational Student Assessment (PISA) ou Trends in Intemational Maths and Science Study (TIMSS)) é muito baixo. Avalia-se a relação entre despesa pública e desempenho dos alunos ao nível do primeiro ciclo do ensino básico (idades 6 a 9) em 31 municípios Portugueses. Os resultados não apresentam uma relação positiva significativa entre os resultados dos exames de Matemática e Português e a despesa por aluno nas escolas estudadas. Estuda-se a função objectivo implícita na distribuição de recursos do Ministério da Educação Português através de uma função de bem estar social Kohm-Pollack. A evidencia empírica sugere uma função de bem estar social implicitamente utilitarista.Portuguese student performance; when evaluated by common international surveys (Programme for Intemational Student Assessment (PISA) or Trends in Intemational Maths and Science Study (TIMSS)}, is very poor. We frrst evaluate the relationship between public expenditure and student performance at primary school levei (ages 6 to 9) in 31 Portuguese municipalities. Results show no positive relationship between test scores in Math and Portuguese and per capita expenditure. Secondly, we analyse the implicit objective function (resource allocation) ofthe Portuguese Ministry ofEducation using a Kohm-Pollack social welfare function. Empirical evidence suggests that the underlying welfare function is utilitarian.Pereira, Paulo Trigo CortezRepositório da Universidade de LisboaBraz, Nuno Manuel da Costa2019-05-29T14:09:01Z2007-052007-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17986porBraz, Nuno Manuel da Costa, (2007). " Critérios de afectação de recursos no sistema educativo". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:47:37Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17986Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:06.986452Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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