A contrapropaganda na comunicação eleitoral: análise aos cartazes das eleições legislativas e presidenciais portuguesas de 2001 a 2016
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/15235 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Comunicação Social, na vertente de Comunicação Estratégica |
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A contrapropaganda na comunicação eleitoral: análise aos cartazes das eleições legislativas e presidenciais portuguesas de 2001 a 2016ContrapropagandaCartazes políticosPropagandaComunicação políticaEleições legislativas e presidenciais portuguesasCounterpropagandaPolitical postersPropagandaPolitical communicationPortuguese electionsDissertação de Mestrado em Comunicação Social, na vertente de Comunicação EstratégicaComprometendo-se a aferir os objetivos da campanha contrapropagandística, esta investigação intenta também apurar a estratégia e especificidades dos cartazes contrapropagandísticos, compreender como os inquiridos lisboetas os percecionam e identificar quais as características comuns do uso da contrapropaganda nos cartazes, visa responder à pergunta de partida Qual o contributo da contrapropaganda para os cartazes políticos nas eleições legislativas e presidenciais portuguesas de 2001 a 2016? A abordagem metodológica é qualitativa e quantitativa, compondo-se da pesquisa documental, da entrevista individual em profundidade, do focus group, do inquérito por questionário online, da análise de conteúdo e semiológica. Segundo os resultados, os principais objetivos da campanha contrapropagandística são prejudicar a mensagem do adversário, limitar a sua aceitação e identificar incoerências nas propostas rivais. O cartaz contrapropagandístico tende a recorrer a figuras políticas concorrentes como protagonistas, cores da bandeira portuguesa, o ângulo normal, e a regra “referência a medidas políticas dos adversários”. Os inquiridos avaliam a contrapropaganda como “importante”, o cartaz contrapropagandístico como sendo mais chamativo, e a regra mais eficaz a “colocação da propaganda do adversário em contradição com os factos”. Os inquiridos que votam sempre, ou quase sempre, e dizem estar informados e ter interesse na política, tendem a rejeitar o cartaz contrapropagandísticoBesides wanting to know the purposes of counterpropaganda, this investigation aims to study the strategy and specificities of counterpropagandatic posters, to understand how the respondents perceive them and to identify the common characteristics of the use of counterpropaganda in posters, in order to answer the question of departure What is the contribution of counterpropaganda to political posters in the Portuguese legislative and presidential elections from 2001 to 2016? The methodological approach is qualitative and quantitative, consisting of documentary research, individual in-depth interview, focus group, online questionnaire survey, content analysis and semiology. According to the results, the main objectives of the counterpropagandist campaign are to undermine the adversary's message, limit its acceptance and identify inconsistencies in rival proposals. The counterpropagandistic poster tends to appeal to political figures competing as protagonists, colors of the Portuguese flag, the normal angle, and the rule "reference to political measures of opponents." Respondents rate counterpropaganda as "important," the counterpropagandatic poster as being flashier, and the most effective rule is "placing adversarial propaganda in contradiction with the facts." Respondents who always vote, or almost always, and say they are informed and interested in politics, tend to reject the counterpropagandistic posterInstituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasBelim, CéliaRepositório da Universidade de LisboaBaptista, Raphaël Marques2018-04-12T15:02:26Z2018-01-302018-01-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15235TID:201970520porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:12Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15235Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:56.677702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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