Formação docente e habilidades sociais: contribuições para a formação integral de estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Nádia Mangabeira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre, Gontijo, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1967
Resumo: Este estudo investigou a formação docente do curso de licenciatura em Letras/Espanhol do Instituto Federal de Brasília (IFB) em relação às habilidades sociais (HS) inerentes à atuação do professor. O público-alvo foi composto por amostra de estudantes do referido curso que ingressaram no ensino superior pelo SiSU. A pesquisa utilizou entrevistas semiestruturadas; aplicação do Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette); e análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Os resultados indicaram uma necessidade de desenvolvimento de HS, especialmente, as habilidades assertivas, de expressão do afeto positivo e de comunicação com o público desconhecido; percepções sobre o trabalho docente que englobam habilidades técnicas, comunicativas, empáticas, tecnológicas, relacionais; proposta de PPC direcionada ao desenvolvimento de habilidades e competências sem explicitar as HS. Foram propostas intervenções em educação social considerando o papel social do professor e a formação integral, com articulação para participação dos futuros docentes em espaços comunitários.
id RCAP_434e3445cec0660672e3ab42979d924d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1967
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação docente e habilidades sociais: contribuições para a formação integral de estudantes universitáriosTeaching training and social skills: contributions to the integral training of university studentshabilidades sociaisformação docentelicenciaturasocial skillsteacher traininglicentiate (undergraduate course)Este estudo investigou a formação docente do curso de licenciatura em Letras/Espanhol do Instituto Federal de Brasília (IFB) em relação às habilidades sociais (HS) inerentes à atuação do professor. O público-alvo foi composto por amostra de estudantes do referido curso que ingressaram no ensino superior pelo SiSU. A pesquisa utilizou entrevistas semiestruturadas; aplicação do Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette); e análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Os resultados indicaram uma necessidade de desenvolvimento de HS, especialmente, as habilidades assertivas, de expressão do afeto positivo e de comunicação com o público desconhecido; percepções sobre o trabalho docente que englobam habilidades técnicas, comunicativas, empáticas, tecnológicas, relacionais; proposta de PPC direcionada ao desenvolvimento de habilidades e competências sem explicitar as HS. Foram propostas intervenções em educação social considerando o papel social do professor e a formação integral, com articulação para participação dos futuros docentes em espaços comunitários.This article investigated the teacher training of the licentiate course in Letters/Spanish of the Federal Institute of Brasília (IFB) in relation to the social skills (SS) inherent to the teacher's performance. The target-public consisted of a sample of students from that course enrolled in higher education by SiSU. The qualitative research used semi-structured interviews; application of the Social Skills Inventory (IHS-Del-Prette); and documentary analysis of the Pedagogical Project of the Course (PPC). The results indicated the need for SS development, especially the assertive skills, expressing positive affect and communicating with the unknown public; perceptions about teaching work that include technical, communicative, empathic, technological, relational skills; proposal of PPC directed to the development of skills and competences without explicitly the SS. Interventions in social education were proposed considering the social role of the teacher and the integral formation, with articulation for the participation of the future teachers in communitarian spaces.Instituto Politécnico de SantarémRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémChaves, Nádia MangabeiraGalinha, Sónia Maria Gomes AlexandreGontijo, Simone2018-01-08T22:38:00Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1967porChaves, N.M.,Galinha,S. & Gontijo, S. (2017). Formação docente e habilidades sociais: contribuições para a formação integral de estudantes universitários. Revista da UIIPS, 5(3), 99-114.2182-9608info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:21Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:09.525783Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente e habilidades sociais: contribuições para a formação integral de estudantes universitários
Teaching training and social skills: contributions to the integral training of university students
title Formação docente e habilidades sociais: contribuições para a formação integral de estudantes universitários
spellingShingle Formação docente e habilidades sociais: contribuições para a formação integral de estudantes universitários
Chaves, Nádia Mangabeira
habilidades sociais
formação docente
licenciatura
social skills
teacher training
licentiate (undergraduate course)
title_short Formação docente e habilidades sociais: contribuições para a formação integral de estudantes universitários
title_full Formação docente e habilidades sociais: contribuições para a formação integral de estudantes universitários
title_fullStr Formação docente e habilidades sociais: contribuições para a formação integral de estudantes universitários
title_full_unstemmed Formação docente e habilidades sociais: contribuições para a formação integral de estudantes universitários
title_sort Formação docente e habilidades sociais: contribuições para a formação integral de estudantes universitários
author Chaves, Nádia Mangabeira
author_facet Chaves, Nádia Mangabeira
Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre
Gontijo, Simone
author_role author
author2 Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre
Gontijo, Simone
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Nádia Mangabeira
Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre
Gontijo, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv habilidades sociais
formação docente
licenciatura
social skills
teacher training
licentiate (undergraduate course)
topic habilidades sociais
formação docente
licenciatura
social skills
teacher training
licentiate (undergraduate course)
description Este estudo investigou a formação docente do curso de licenciatura em Letras/Espanhol do Instituto Federal de Brasília (IFB) em relação às habilidades sociais (HS) inerentes à atuação do professor. O público-alvo foi composto por amostra de estudantes do referido curso que ingressaram no ensino superior pelo SiSU. A pesquisa utilizou entrevistas semiestruturadas; aplicação do Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette); e análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Os resultados indicaram uma necessidade de desenvolvimento de HS, especialmente, as habilidades assertivas, de expressão do afeto positivo e de comunicação com o público desconhecido; percepções sobre o trabalho docente que englobam habilidades técnicas, comunicativas, empáticas, tecnológicas, relacionais; proposta de PPC direcionada ao desenvolvimento de habilidades e competências sem explicitar as HS. Foram propostas intervenções em educação social considerando o papel social do professor e a formação integral, com articulação para participação dos futuros docentes em espaços comunitários.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-01-08T22:38:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1967
url http://hdl.handle.net/10400.15/1967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Chaves, N.M.,Galinha,S. & Gontijo, S. (2017). Formação docente e habilidades sociais: contribuições para a formação integral de estudantes universitários. Revista da UIIPS, 5(3), 99-114.
2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137031242121216