A importância da consciência histórica na formação da consciência social e política em alunos/as do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Adriana Andreia Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7985
Resumo: O presente trabalho de investigação pretende debruçar-se sobre o papel da consciência histórica na formação da consciência social e política em alunos/as do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Para tal, daremos especial relevância ao período histórico do Estado Novo, em Portugal, tendo em consideração a conjuntura internacional de emergência de regimes fascistas na Europa, como forma de analisar o impacto que os factos históricos (consciência histórica) despoletam na consciência social. Será que a sociedade de há 50 anos atrás influenciou o país em que vivemos, hoje? Não, porquê? Se sim, de que forma? Esta e outras serão algumas das questões que procuraremos desenvolver com alunos/as e que os mesmos poderão espelhar na dupla aplicação de um inquérito por questionário: no final da lecionação dos conteúdos relativos à 1ª República e no final da lecionação dos conteúdos relacionados com o Estado Novo, ou seja, antes e depois da lecionação da unidade relacionada com o Estado Novo em Portugal. A análise comparativa dos dados obtidos, entre a primeira e a segunda aplicação do questionário, irá permitir concluir até que ponto os conhecimentos históricos desenvolvidos, tiveram reflexos nas opiniões expressas pelos/as alunos/as.
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