Sistemas de controlo de gestão, estratégia e desempenho financeiro de empresas de hotelaria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/8545 |
Resumo: | Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais |
id |
RCAP_4381da8bd55731c72f427de524b16099 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/8545 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sistemas de controlo de gestão, estratégia e desempenho financeiro de empresas de hotelariaSistemas de Controlo de GestãoEstratégiaDimensão da empresaPercepção dos clientesDesempenhoManagement Control SystemsStrategyFirm sizeCustomers perceptionPerformanceMestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças EmpresariaisO trabalho realizado pretende analisar os impactos (i) da utilização dos Sistemas de Controlo de Gestão, (ii) da Estratégia implementada, (iii) da dimensão e (iv) da percepção dos clientes no desempenho financeiro de empresas de hotelaria portuguesas. Dentro do tecido empresarial Português, foram escolhidas as Pequenas e Médias Empresas pela sua importância para a economia portuguesa a nível de volume de negócios, a nível de empregabilidade e ainda a nível do número de empresas. O presente estudo teve como base a análise de dados retirados de um questionário realizado por investigadores do ISEG, dados financeiros das empresas e dados acerca da percepção dos clientes. Os resultados do estudo indicam uma relação positiva entre a dimensão das empresas e a utilização dos Sistemas de Controlo de Gestão, tal como entre a periodicidade de utilização da categoria de Planeamento Financeiro e o desempenho das empresas. Concluiu-se ainda que a percepção que os clientes têm dos estabelecimentos hoteleiros influencia positivamente o valor de Vendas. Relativamente à Estratégia empresarial, o trabalho desenvolvido não revelou uma diferença significativa a nível do desempenho das empresas que adoptam uma estratégia "Pura" ou que optam por implementar uma estratégia "Mista".This work aims to analyse the impacts of (i) the usage of Management Control Systems, (ii) the implemented strategic orientation, (iii) the size and (iv) the customers? perception in the financial performance of Portuguese hospitality companies. Within the Portuguese business environment we selected small and medium enterprises considering its importance for the Portuguese economy in terms of turnover, employment and number of companies. This study was done with data from a questionnaire developed by ISEG researchers, financial data of the companies and information about customers' perception. The results obtained suggest a positive relation between the size of a company and the use of Management Control Systems and between the utilization of Financial Planning category and performance. Moreover it was concluded that customers' perceptions over the hospitality companies positively impacts the obtained sales value. Regarding the Strategy, the results did not reveal a significant impact on performance for neither a "Pure" strategy nor a "Mixed" strategy.Instituto Superior de Economia e GestãoLourenço, SofiaRepositório da Universidade de LisboaRendas, Sílvia Marina de Oliveira2015-05-07T08:17:28Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/8545porRendas, Sílvia Marina de Oliveira (2013). "Sistemas de controlo de gestão, estratégia e desempenho financeiro de empresas de hotelaria". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:39:07Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/8545Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:31.715552Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistemas de controlo de gestão, estratégia e desempenho financeiro de empresas de hotelaria |
title |
Sistemas de controlo de gestão, estratégia e desempenho financeiro de empresas de hotelaria |
spellingShingle |
Sistemas de controlo de gestão, estratégia e desempenho financeiro de empresas de hotelaria Rendas, Sílvia Marina de Oliveira Sistemas de Controlo de Gestão Estratégia Dimensão da empresa Percepção dos clientes Desempenho Management Control Systems Strategy Firm size Customers perception Performance |
title_short |
Sistemas de controlo de gestão, estratégia e desempenho financeiro de empresas de hotelaria |
title_full |
Sistemas de controlo de gestão, estratégia e desempenho financeiro de empresas de hotelaria |
title_fullStr |
Sistemas de controlo de gestão, estratégia e desempenho financeiro de empresas de hotelaria |
title_full_unstemmed |
Sistemas de controlo de gestão, estratégia e desempenho financeiro de empresas de hotelaria |
title_sort |
Sistemas de controlo de gestão, estratégia e desempenho financeiro de empresas de hotelaria |
author |
Rendas, Sílvia Marina de Oliveira |
author_facet |
Rendas, Sílvia Marina de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lourenço, Sofia Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rendas, Sílvia Marina de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistemas de Controlo de Gestão Estratégia Dimensão da empresa Percepção dos clientes Desempenho Management Control Systems Strategy Firm size Customers perception Performance |
topic |
Sistemas de Controlo de Gestão Estratégia Dimensão da empresa Percepção dos clientes Desempenho Management Control Systems Strategy Firm size Customers perception Performance |
description |
Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2015-05-07T08:17:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/8545 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/8545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rendas, Sílvia Marina de Oliveira (2013). "Sistemas de controlo de gestão, estratégia e desempenho financeiro de empresas de hotelaria". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131034528251904 |