Preencher a cena - desenho cenográfico experimental para a ópera eletrónica TMIE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roça, Cátia Sofia Nogueira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96014
Resumo: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_4387c6dc1f41625cf8616d6bce2fb260
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96014
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Preencher a cena - desenho cenográfico experimental para a ópera eletrónica TMIEPREENCHER A CENA DESENHO CENOGRÁFICO EXPERIMENTAL PARA A ÓPERA ELETRÓNICA TMIEcenografiavideomappinghologramavisão por computadorinterativoscenographyvideomappinghologramcomputer visioninteractiveDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaNa área da cenografia, tem-se vindo a identificar uma crescente utilização dos meios digitais para conceber experiências audiovisuais mais ricas e imersivas. No entanto, quando implementadas em formatos não mutáveis como o vídeo, estas tecnologias vêm colidir com momentos imprevisíveis e de improviso, frequentes e inevitáveis em interpretações ao vivo. Assim, para assegurar o controlo destes efeitos, são frequentemente envolvidas grandes equipas técnicas, o que se pode tornar impraticável em produções mais pequenas, com menor orçamento. Este projeto tem por objetivo criar uma proposta de cenário para a ópera eletrónica TMIE, Standing on the Threshold of the Outside World, do compositor Carlos Alberto Augusto, que revela algumas das adversidades e feitos das vidas de duas mulheres com surdez, Henrietta Leavitt e Beverly Biderman. Para isso, exploram-se técnicas de projeção e visão por computador para criar cenários digitais automatizados que possam ser implementados e controlados por um único técnico. Foi ainda desenvolvido um programa para permitir que os cenários fossem facilmente controlados, de forma manual ou totalmente automática. Como resultado, tanto as experimentações preliminares desenvolvidas como a proposta final de cenografia desenvolvida vêm certificar a possibilidade de utilizar tecnologias como a projeção simples ou holografia e técnicas de visão por computador para gerar um enorme leque de soluções gráficas que podem ser utilizadas na criação de cenários interativos para espetáculos ao vivo, criando assim experiências mais imersivas e abrindo novas possibilidades criativas para encenadores.In the scope of scenography, the growing use of digital media has been identified to design richer and more immersive visual and/or sound experiences. However, when implemented in non-fungible formats such as video, these technologies may collide with the unpredictable and improvisational moments that are inherent and sometimes unavoidable in live interpretations. Thus, to ensure the control of these effects, large technical teams are often involved in the production of such events, which may become unfeasible in smaller size productions with smaller budgets. This project aims to create a proposed scenario for the electronic opera TMIE, Standing on the Threshold of the Outside World, by the composer Carlos Alberto Augusto, which reveals some of the adversities and achievements of the lives of two deaf women, Henrietta Leavitt and Beverly Biderman. This way, projection mapping and computer vision techniques are explored to create automated digital scenarios that may be implemented and controlled by a single technician. Also, we develop software to allow scenarios to be easily controlled, both manually or automatically. As a result, both the preliminary experiments and the final proposal of scenography come to certify the possibility of using technologies such as simple projections or holography along with computer vision techniques to generate a huge range of graphic solutions that can be used in the creation of interactive scenarios for live performances, creating more immersive experiences and opening up new creative possibilities for screenwriters.2021-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96014http://hdl.handle.net/10316/96014TID:202777928porRoça, Cátia Sofia Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:55:18Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96014Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:22.831805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Preencher a cena - desenho cenográfico experimental para a ópera eletrónica TMIE
PREENCHER A CENA DESENHO CENOGRÁFICO EXPERIMENTAL PARA A ÓPERA ELETRÓNICA TMIE
title Preencher a cena - desenho cenográfico experimental para a ópera eletrónica TMIE
spellingShingle Preencher a cena - desenho cenográfico experimental para a ópera eletrónica TMIE
Roça, Cátia Sofia Nogueira
cenografia
videomapping
holograma
visão por computador
interativo
scenography
videomapping
hologram
computer vision
interactive
title_short Preencher a cena - desenho cenográfico experimental para a ópera eletrónica TMIE
title_full Preencher a cena - desenho cenográfico experimental para a ópera eletrónica TMIE
title_fullStr Preencher a cena - desenho cenográfico experimental para a ópera eletrónica TMIE
title_full_unstemmed Preencher a cena - desenho cenográfico experimental para a ópera eletrónica TMIE
title_sort Preencher a cena - desenho cenográfico experimental para a ópera eletrónica TMIE
author Roça, Cátia Sofia Nogueira
author_facet Roça, Cátia Sofia Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roça, Cátia Sofia Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv cenografia
videomapping
holograma
visão por computador
interativo
scenography
videomapping
hologram
computer vision
interactive
topic cenografia
videomapping
holograma
visão por computador
interativo
scenography
videomapping
hologram
computer vision
interactive
description Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96014
http://hdl.handle.net/10316/96014
TID:202777928
url http://hdl.handle.net/10316/96014
identifier_str_mv TID:202777928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134041302106112