Está o governo da escola sob o comando da norma padronizada?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, José Manuel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gouveia, Luís, Beirante, David Alexandre Assunção da Paz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/93402
Resumo: UID/SOC/04647/2019 PTDC/SOC-SOC/29764/2017
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spelling Está o governo da escola sob o comando da norma padronizada?Quando a crítica mordaz curto-circuita as ordens de grandeza das formas de governaçãoPrograma de justiça escolarEscola performativaRegimes de açãoProfessores do Ensino Básico e SecundárioUID/SOC/04647/2019 PTDC/SOC-SOC/29764/2017O conjunto de mudanças que ocorrem nos sistemas educativos nas últimas décadas tem como vetor fundamental a mudança do programa de justiça que orienta o seu funcionamento. É o paradigma de escola eficaz que ganha paulatinamente terreno. Esta evolução no plano dos princípios de justiça e lógicas de funcionamento tem repercussões nas formas de exercício da atividade docente, enquanto pilar incontornável para a prossecução destas novas orientações. Ora, estas novas demandas não significam que elas sejam mecanicamente assimiladas por estes profissionais. É perscrutável uma diversidade de lógicas atuantes, assentes em diferentes composições de regimes de envolvimento na ação, no exercício da atividade, e que entram em tensão de diferentes formas com as lógicas performativas incrustadas no funcionamento do sistema educativo. Alguns dos dados recolhidos no âmbito de um projeto de investigação fornecem o suporte empírico para as indagações que se pretendem desenvolver sob um enfoque teórico de cariz pragmatista.Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)RUNResende, José ManuelGouveia, LuísBeirante, David Alexandre Assunção da Paz2020-02-26T23:49:51Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article24application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/93402por1647-3337PURE: 16876685info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:41:46Zoai:run.unl.pt:10362/93402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:37:44.272717Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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