E-learning: perspectiva histórica de um processo em curso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Luís Grosso
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pinheiro, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/1243
Resumo: O presente artigo visa traçar uma análise diacrónica de um processo já centenário e indevidamentereduzido à sua expressão computorizada: a aprendizagem electrónica ou, em alternativa, do processode ensino-aprendizagem apoiado por equipamentos, recursos e conteúdos de base electrónica.Iniciado com as emissões educativas apoiadas por tecnologias de radiodifusão, reforçado durantea II Guerra Mundial com a massificação do cinema educativo aplicado à formação do Exército eafirmando-se após a informatização da sociedade e a sua ligação através de redes telemáticas nofinal do século XX, o e-learning comporta uma dimensão histórica que urge analisar, nos seus pressupostosteóricos, tecnológicos e pedagógicos. Esta abordagem é tanto mais significativa porquantonela se cruza a análise com o ensino à distância e a tecnologia educativa, outras soluções técnicas eorganizacionais do trabalho escolar alinhadas com a história do e-learning.
id RCAP_439d025a648745bad95a4405e6ccd698
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/1243
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling E-learning: perspectiva histórica de um processo em cursoArtigosO presente artigo visa traçar uma análise diacrónica de um processo já centenário e indevidamentereduzido à sua expressão computorizada: a aprendizagem electrónica ou, em alternativa, do processode ensino-aprendizagem apoiado por equipamentos, recursos e conteúdos de base electrónica.Iniciado com as emissões educativas apoiadas por tecnologias de radiodifusão, reforçado durantea II Guerra Mundial com a massificação do cinema educativo aplicado à formação do Exército eafirmando-se após a informatização da sociedade e a sua ligação através de redes telemáticas nofinal do século XX, o e-learning comporta uma dimensão histórica que urge analisar, nos seus pressupostosteóricos, tecnológicos e pedagógicos. Esta abordagem é tanto mais significativa porquantonela se cruza a análise com o ensino à distância e a tecnologia educativa, outras soluções técnicas eorganizacionais do trabalho escolar alinhadas com a história do e-learning.2012-06-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/1243por2183-04792182-3278Correia, Luís GrossoPinheiro, Brunoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-12T11:01:50Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/1243Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:30:16.552814Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv E-learning: perspectiva histórica de um processo em curso
title E-learning: perspectiva histórica de um processo em curso
spellingShingle E-learning: perspectiva histórica de um processo em curso
Correia, Luís Grosso
Artigos
title_short E-learning: perspectiva histórica de um processo em curso
title_full E-learning: perspectiva histórica de um processo em curso
title_fullStr E-learning: perspectiva histórica de um processo em curso
title_full_unstemmed E-learning: perspectiva histórica de um processo em curso
title_sort E-learning: perspectiva histórica de um processo em curso
author Correia, Luís Grosso
author_facet Correia, Luís Grosso
Pinheiro, Bruno
author_role author
author2 Pinheiro, Bruno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Luís Grosso
Pinheiro, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente artigo visa traçar uma análise diacrónica de um processo já centenário e indevidamentereduzido à sua expressão computorizada: a aprendizagem electrónica ou, em alternativa, do processode ensino-aprendizagem apoiado por equipamentos, recursos e conteúdos de base electrónica.Iniciado com as emissões educativas apoiadas por tecnologias de radiodifusão, reforçado durantea II Guerra Mundial com a massificação do cinema educativo aplicado à formação do Exército eafirmando-se após a informatização da sociedade e a sua ligação através de redes telemáticas nofinal do século XX, o e-learning comporta uma dimensão histórica que urge analisar, nos seus pressupostosteóricos, tecnológicos e pedagógicos. Esta abordagem é tanto mais significativa porquantonela se cruza a análise com o ensino à distância e a tecnologia educativa, outras soluções técnicas eorganizacionais do trabalho escolar alinhadas com a história do e-learning.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/1243
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/1243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0479
2182-3278
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130759823360000