iindex : plataforma ‘omni-channel’ para o Comércio a Retalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ricardo Daniel Jorge
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/16671
Resumo: Atualmente, devido à massificação dos acessos à internet em todo o mundo, o uso de dispositivos móveis e a consequente facilidade de acesso à informação, os consumidores estão mais informados e exigentes do que nunca. Para acompanhar as tendências dos consumidores, retalhistas tem vindo a modernizar os seus canais de venda recorrendo a novas tecnologias que permitam, não só aumentar as vendas, mas também satisfazer as expectativas dos seus clientes e proporcionar-lhes uma melhor experiência de compra. No que diz respeito a retalhistas que tenham loja física, esta tarefa torna-se mais difícil de realizar. Para colmatar estas dificuldades, as empresas começam a recorrer ao conceito designado como Internet das Coisas para interligar os canais digitais com a loja física. A Internet da Coisas (IoT) representa uma rede de equipamentos e/ou dispositivos eletrónicos com conectividade que permitem recolher e enviar informação. O uso deste tipo de equipamento, juntamente com o já presente dispositivo móvel dos consumidores, permite aos retalhistas interligar a sua loja física aos canais digitais existentes e, desta forma, enriquecer a experiência de compra dos seus clientes. Com o surgimento deste tipo de dispositivos, e as suas múltiplas aplicabilidades, começou a haver necessidade de ferramentas que permitissem integrar estes equipamentos com outros canais digitais. Assim, o objetivo deste projeto consiste no desenvolvimento de uma plataforma que permite a empresas de comércio a retalho integrar nas suas lojas o conceito IoT, interligar os diferentes canais digitas e, desta forma, oferecer aos seus clientes uma verdadeira experiencia de compra inovadora e transversal entre todos os canais de venda existentes.
id RCAP_439e6c2cd1672f59987ef49328e6f83e
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/16671
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling iindex : plataforma ‘omni-channel’ para o Comércio a RetalhoInternet das CoisasLoja físicaCanais digitaisDipositivo móvelExperiência de compra inovadoraAtualmente, devido à massificação dos acessos à internet em todo o mundo, o uso de dispositivos móveis e a consequente facilidade de acesso à informação, os consumidores estão mais informados e exigentes do que nunca. Para acompanhar as tendências dos consumidores, retalhistas tem vindo a modernizar os seus canais de venda recorrendo a novas tecnologias que permitam, não só aumentar as vendas, mas também satisfazer as expectativas dos seus clientes e proporcionar-lhes uma melhor experiência de compra. No que diz respeito a retalhistas que tenham loja física, esta tarefa torna-se mais difícil de realizar. Para colmatar estas dificuldades, as empresas começam a recorrer ao conceito designado como Internet das Coisas para interligar os canais digitais com a loja física. A Internet da Coisas (IoT) representa uma rede de equipamentos e/ou dispositivos eletrónicos com conectividade que permitem recolher e enviar informação. O uso deste tipo de equipamento, juntamente com o já presente dispositivo móvel dos consumidores, permite aos retalhistas interligar a sua loja física aos canais digitais existentes e, desta forma, enriquecer a experiência de compra dos seus clientes. Com o surgimento deste tipo de dispositivos, e as suas múltiplas aplicabilidades, começou a haver necessidade de ferramentas que permitissem integrar estes equipamentos com outros canais digitais. Assim, o objetivo deste projeto consiste no desenvolvimento de uma plataforma que permite a empresas de comércio a retalho integrar nas suas lojas o conceito IoT, interligar os diferentes canais digitas e, desta forma, oferecer aos seus clientes uma verdadeira experiencia de compra inovadora e transversal entre todos os canais de venda existentes.Barbosa, Jorge Augusto Castro NevesRepositório ComumLopes, Ricardo Daniel Jorge2016-12-12T15:30:15Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/16671201432285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:34Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/16671Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:30.265297Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv iindex : plataforma ‘omni-channel’ para o Comércio a Retalho
title iindex : plataforma ‘omni-channel’ para o Comércio a Retalho
spellingShingle iindex : plataforma ‘omni-channel’ para o Comércio a Retalho
Lopes, Ricardo Daniel Jorge
Internet das Coisas
Loja física
Canais digitais
Dipositivo móvel
Experiência de compra inovadora
title_short iindex : plataforma ‘omni-channel’ para o Comércio a Retalho
title_full iindex : plataforma ‘omni-channel’ para o Comércio a Retalho
title_fullStr iindex : plataforma ‘omni-channel’ para o Comércio a Retalho
title_full_unstemmed iindex : plataforma ‘omni-channel’ para o Comércio a Retalho
title_sort iindex : plataforma ‘omni-channel’ para o Comércio a Retalho
author Lopes, Ricardo Daniel Jorge
author_facet Lopes, Ricardo Daniel Jorge
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Jorge Augusto Castro Neves
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ricardo Daniel Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Internet das Coisas
Loja física
Canais digitais
Dipositivo móvel
Experiência de compra inovadora
topic Internet das Coisas
Loja física
Canais digitais
Dipositivo móvel
Experiência de compra inovadora
description Atualmente, devido à massificação dos acessos à internet em todo o mundo, o uso de dispositivos móveis e a consequente facilidade de acesso à informação, os consumidores estão mais informados e exigentes do que nunca. Para acompanhar as tendências dos consumidores, retalhistas tem vindo a modernizar os seus canais de venda recorrendo a novas tecnologias que permitam, não só aumentar as vendas, mas também satisfazer as expectativas dos seus clientes e proporcionar-lhes uma melhor experiência de compra. No que diz respeito a retalhistas que tenham loja física, esta tarefa torna-se mais difícil de realizar. Para colmatar estas dificuldades, as empresas começam a recorrer ao conceito designado como Internet das Coisas para interligar os canais digitais com a loja física. A Internet da Coisas (IoT) representa uma rede de equipamentos e/ou dispositivos eletrónicos com conectividade que permitem recolher e enviar informação. O uso deste tipo de equipamento, juntamente com o já presente dispositivo móvel dos consumidores, permite aos retalhistas interligar a sua loja física aos canais digitais existentes e, desta forma, enriquecer a experiência de compra dos seus clientes. Com o surgimento deste tipo de dispositivos, e as suas múltiplas aplicabilidades, começou a haver necessidade de ferramentas que permitissem integrar estes equipamentos com outros canais digitais. Assim, o objetivo deste projeto consiste no desenvolvimento de uma plataforma que permite a empresas de comércio a retalho integrar nas suas lojas o conceito IoT, interligar os diferentes canais digitas e, desta forma, oferecer aos seus clientes uma verdadeira experiencia de compra inovadora e transversal entre todos os canais de venda existentes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-12-12T15:30:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/16671
201432285
url http://hdl.handle.net/10400.26/16671
identifier_str_mv 201432285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130019280191488