iindex : plataforma ‘omni-channel’ para o Comércio a Retalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/16671 |
Resumo: | Atualmente, devido à massificação dos acessos à internet em todo o mundo, o uso de dispositivos móveis e a consequente facilidade de acesso à informação, os consumidores estão mais informados e exigentes do que nunca. Para acompanhar as tendências dos consumidores, retalhistas tem vindo a modernizar os seus canais de venda recorrendo a novas tecnologias que permitam, não só aumentar as vendas, mas também satisfazer as expectativas dos seus clientes e proporcionar-lhes uma melhor experiência de compra. No que diz respeito a retalhistas que tenham loja física, esta tarefa torna-se mais difícil de realizar. Para colmatar estas dificuldades, as empresas começam a recorrer ao conceito designado como Internet das Coisas para interligar os canais digitais com a loja física. A Internet da Coisas (IoT) representa uma rede de equipamentos e/ou dispositivos eletrónicos com conectividade que permitem recolher e enviar informação. O uso deste tipo de equipamento, juntamente com o já presente dispositivo móvel dos consumidores, permite aos retalhistas interligar a sua loja física aos canais digitais existentes e, desta forma, enriquecer a experiência de compra dos seus clientes. Com o surgimento deste tipo de dispositivos, e as suas múltiplas aplicabilidades, começou a haver necessidade de ferramentas que permitissem integrar estes equipamentos com outros canais digitais. Assim, o objetivo deste projeto consiste no desenvolvimento de uma plataforma que permite a empresas de comércio a retalho integrar nas suas lojas o conceito IoT, interligar os diferentes canais digitas e, desta forma, oferecer aos seus clientes uma verdadeira experiencia de compra inovadora e transversal entre todos os canais de venda existentes. |
id |
RCAP_439e6c2cd1672f59987ef49328e6f83e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/16671 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
iindex : plataforma ‘omni-channel’ para o Comércio a RetalhoInternet das CoisasLoja físicaCanais digitaisDipositivo móvelExperiência de compra inovadoraAtualmente, devido à massificação dos acessos à internet em todo o mundo, o uso de dispositivos móveis e a consequente facilidade de acesso à informação, os consumidores estão mais informados e exigentes do que nunca. Para acompanhar as tendências dos consumidores, retalhistas tem vindo a modernizar os seus canais de venda recorrendo a novas tecnologias que permitam, não só aumentar as vendas, mas também satisfazer as expectativas dos seus clientes e proporcionar-lhes uma melhor experiência de compra. No que diz respeito a retalhistas que tenham loja física, esta tarefa torna-se mais difícil de realizar. Para colmatar estas dificuldades, as empresas começam a recorrer ao conceito designado como Internet das Coisas para interligar os canais digitais com a loja física. A Internet da Coisas (IoT) representa uma rede de equipamentos e/ou dispositivos eletrónicos com conectividade que permitem recolher e enviar informação. O uso deste tipo de equipamento, juntamente com o já presente dispositivo móvel dos consumidores, permite aos retalhistas interligar a sua loja física aos canais digitais existentes e, desta forma, enriquecer a experiência de compra dos seus clientes. Com o surgimento deste tipo de dispositivos, e as suas múltiplas aplicabilidades, começou a haver necessidade de ferramentas que permitissem integrar estes equipamentos com outros canais digitais. Assim, o objetivo deste projeto consiste no desenvolvimento de uma plataforma que permite a empresas de comércio a retalho integrar nas suas lojas o conceito IoT, interligar os diferentes canais digitas e, desta forma, oferecer aos seus clientes uma verdadeira experiencia de compra inovadora e transversal entre todos os canais de venda existentes.Barbosa, Jorge Augusto Castro NevesRepositório ComumLopes, Ricardo Daniel Jorge2016-12-12T15:30:15Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/16671201432285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:34Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/16671Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:30.265297Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
iindex : plataforma ‘omni-channel’ para o Comércio a Retalho |
title |
iindex : plataforma ‘omni-channel’ para o Comércio a Retalho |
spellingShingle |
iindex : plataforma ‘omni-channel’ para o Comércio a Retalho Lopes, Ricardo Daniel Jorge Internet das Coisas Loja física Canais digitais Dipositivo móvel Experiência de compra inovadora |
title_short |
iindex : plataforma ‘omni-channel’ para o Comércio a Retalho |
title_full |
iindex : plataforma ‘omni-channel’ para o Comércio a Retalho |
title_fullStr |
iindex : plataforma ‘omni-channel’ para o Comércio a Retalho |
title_full_unstemmed |
iindex : plataforma ‘omni-channel’ para o Comércio a Retalho |
title_sort |
iindex : plataforma ‘omni-channel’ para o Comércio a Retalho |
author |
Lopes, Ricardo Daniel Jorge |
author_facet |
Lopes, Ricardo Daniel Jorge |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Jorge Augusto Castro Neves Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Ricardo Daniel Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet das Coisas Loja física Canais digitais Dipositivo móvel Experiência de compra inovadora |
topic |
Internet das Coisas Loja física Canais digitais Dipositivo móvel Experiência de compra inovadora |
description |
Atualmente, devido à massificação dos acessos à internet em todo o mundo, o uso de dispositivos móveis e a consequente facilidade de acesso à informação, os consumidores estão mais informados e exigentes do que nunca. Para acompanhar as tendências dos consumidores, retalhistas tem vindo a modernizar os seus canais de venda recorrendo a novas tecnologias que permitam, não só aumentar as vendas, mas também satisfazer as expectativas dos seus clientes e proporcionar-lhes uma melhor experiência de compra. No que diz respeito a retalhistas que tenham loja física, esta tarefa torna-se mais difícil de realizar. Para colmatar estas dificuldades, as empresas começam a recorrer ao conceito designado como Internet das Coisas para interligar os canais digitais com a loja física. A Internet da Coisas (IoT) representa uma rede de equipamentos e/ou dispositivos eletrónicos com conectividade que permitem recolher e enviar informação. O uso deste tipo de equipamento, juntamente com o já presente dispositivo móvel dos consumidores, permite aos retalhistas interligar a sua loja física aos canais digitais existentes e, desta forma, enriquecer a experiência de compra dos seus clientes. Com o surgimento deste tipo de dispositivos, e as suas múltiplas aplicabilidades, começou a haver necessidade de ferramentas que permitissem integrar estes equipamentos com outros canais digitais. Assim, o objetivo deste projeto consiste no desenvolvimento de uma plataforma que permite a empresas de comércio a retalho integrar nas suas lojas o conceito IoT, interligar os diferentes canais digitas e, desta forma, oferecer aos seus clientes uma verdadeira experiencia de compra inovadora e transversal entre todos os canais de venda existentes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-12-12T15:30:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/16671 201432285 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/16671 |
identifier_str_mv |
201432285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130019280191488 |