Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.24079 |
Resumo: | A literacia em avaliação é uma característica fundamental que todo o professor deve ter, uma vez que a avaliação dos alunos está numa estreita relação com todo o processo de ensino e aprendizagem. pelo que deverá ser considerada um elemento-chave na melhoria do ensino. O objetivo do presente artigo foi o de analisar as propriedades psicométricas de um instrumento desenvolvido para aferir a literacia em avaliação dos professores do ensino básico e secundário: o QALA (Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação). A análise das propriedades psicométricas do QALA foi realizada a partir do Modelo Rasch, que se assume como um conjunto de técnicas estatísticas que se inserem na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Os resultados evidenciam as boas qualidades psicométricas do QALA, pelo que o instrumento parece ser adequado para o objetivo a que se propõe, nomeadamente para aferir as perceções que os professores têm sobre os seus conhecimentos e capacidades em avaliação, por um lado, e a sua literacia em avaliação, por outro. |
id |
RCAP_43b946c4eadd5de849deee70276d3f44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24079 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)Cualidades Psicométricas del Cuestionario de Medición de la Competencia en Evaluación (QALA)Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)ArtigosA literacia em avaliação é uma característica fundamental que todo o professor deve ter, uma vez que a avaliação dos alunos está numa estreita relação com todo o processo de ensino e aprendizagem. pelo que deverá ser considerada um elemento-chave na melhoria do ensino. O objetivo do presente artigo foi o de analisar as propriedades psicométricas de um instrumento desenvolvido para aferir a literacia em avaliação dos professores do ensino básico e secundário: o QALA (Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação). A análise das propriedades psicométricas do QALA foi realizada a partir do Modelo Rasch, que se assume como um conjunto de técnicas estatísticas que se inserem na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Os resultados evidenciam as boas qualidades psicométricas do QALA, pelo que o instrumento parece ser adequado para o objetivo a que se propõe, nomeadamente para aferir as perceções que os professores têm sobre os seus conhecimentos e capacidades em avaliação, por um lado, e a sua literacia em avaliação, por outro.Assessment literacy is a fundamental characteristic that every teacher should have, since student’s assessment is closely related to the entire teaching and learning process, so it should be considered a key element in improving teaching. The aim of this article was to analyse the psychometric properties of an instrument developed to measure assessment literacy of teachers of basic and secondary education: the QALA (Assessment Literacy Admeasurement Questionnaire). The analysis of the psychometric properties of QALA was carried out using the Rasch Model, which is assumed to be a set of statistical techniques that are part of the Item Response Theory (IRT). The results show the good psychometric qualities of QALA, so the instrument seems to be suitable for its purpose, namely to measure the perceptions that teachers have about their knowledge and skills in assessment, on the one hand, and their assessment literacy, on the other.La Competencia en Evaluación es una característica fundamental que todo docente debe tener, ya que la evaluación del alumno está íntimamente relacionada con todo el proceso de enseñanza y aprendizaje, por lo que debe considerarse un elemento clave para mejorar la docencia. El objetivo de este artículo fue analizar las propiedades psicométricas de un instrumento desarrollado para medir la competencia en evaluación de profesores de educación básica y secundaria: el QALA (Cuestionario de Medición de la Competencia en Evaluación). El análisis de las propiedades psicométricas de QALA se realizó mediante el Modelo de Rasch, que se supone que es un conjunto de técnicas estadísticas que se insertan en la Teoría de Respuesta al Ítem (TRI). Los resultados muestran las buenas cualidades psicométricas de QALA, por lo que el instrumento parece adecuado para el propósito que se propone, es decir, medir las percepciones que los docentes tienen sobre sus conocimientos y habilidades en evaluación, por un lado, y su competencia evaluativa, en el otro.Instituto de Educação - Universidade do Minho2023-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.24079por2183-04520871-9187Almeida, Luisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-05T03:30:56Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24079Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:29.793119Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA) Cualidades Psicométricas del Cuestionario de Medición de la Competencia en Evaluación (QALA) Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA) |
title |
Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA) |
spellingShingle |
Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA) Almeida, Luis Artigos |
title_short |
Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA) |
title_full |
Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA) |
title_fullStr |
Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA) |
title_full_unstemmed |
Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA) |
title_sort |
Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA) |
author |
Almeida, Luis |
author_facet |
Almeida, Luis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
A literacia em avaliação é uma característica fundamental que todo o professor deve ter, uma vez que a avaliação dos alunos está numa estreita relação com todo o processo de ensino e aprendizagem. pelo que deverá ser considerada um elemento-chave na melhoria do ensino. O objetivo do presente artigo foi o de analisar as propriedades psicométricas de um instrumento desenvolvido para aferir a literacia em avaliação dos professores do ensino básico e secundário: o QALA (Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação). A análise das propriedades psicométricas do QALA foi realizada a partir do Modelo Rasch, que se assume como um conjunto de técnicas estatísticas que se inserem na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Os resultados evidenciam as boas qualidades psicométricas do QALA, pelo que o instrumento parece ser adequado para o objetivo a que se propõe, nomeadamente para aferir as perceções que os professores têm sobre os seus conhecimentos e capacidades em avaliação, por um lado, e a sua literacia em avaliação, por outro. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/rpe.24079 |
url |
https://doi.org/10.21814/rpe.24079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0452 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131567811985408 |