Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Luis
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.24079
Resumo: A literacia em avaliação é uma característica fundamental que todo o professor deve ter, uma vez que a avaliação dos alunos está numa estreita relação com todo o processo de ensino e aprendizagem. pelo que deverá ser considerada um elemento-chave na melhoria do ensino. O objetivo do presente artigo foi o de analisar as propriedades psicométricas de um instrumento desenvolvido para aferir a literacia em avaliação dos professores do ensino básico e secundário: o QALA (Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação). A análise das propriedades psicométricas do QALA foi realizada a partir do Modelo Rasch, que se assume como um conjunto de técnicas estatísticas que se inserem na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Os resultados evidenciam as boas qualidades psicométricas do QALA, pelo que o instrumento parece ser adequado para o objetivo a que se propõe, nomeadamente para aferir as perceções que os professores têm sobre os seus conhecimentos e capacidades em avaliação, por um lado, e a sua literacia em avaliação, por outro.
id RCAP_43b946c4eadd5de849deee70276d3f44
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24079
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)Cualidades Psicométricas del Cuestionario de Medición de la Competencia en Evaluación (QALA)Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)ArtigosA literacia em avaliação é uma característica fundamental que todo o professor deve ter, uma vez que a avaliação dos alunos está numa estreita relação com todo o processo de ensino e aprendizagem. pelo que deverá ser considerada um elemento-chave na melhoria do ensino. O objetivo do presente artigo foi o de analisar as propriedades psicométricas de um instrumento desenvolvido para aferir a literacia em avaliação dos professores do ensino básico e secundário: o QALA (Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação). A análise das propriedades psicométricas do QALA foi realizada a partir do Modelo Rasch, que se assume como um conjunto de técnicas estatísticas que se inserem na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Os resultados evidenciam as boas qualidades psicométricas do QALA, pelo que o instrumento parece ser adequado para o objetivo a que se propõe, nomeadamente para aferir as perceções que os professores têm sobre os seus conhecimentos e capacidades em avaliação, por um lado, e a sua literacia em avaliação, por outro.Assessment literacy is a fundamental characteristic that every teacher should have, since student’s assessment is closely related to the entire teaching and learning process, so it should be considered a key element in improving teaching. The aim of this article was to analyse the psychometric properties of an instrument developed to measure assessment literacy of teachers of basic and secondary education: the QALA (Assessment Literacy Admeasurement Questionnaire). The analysis of the psychometric properties of QALA was carried out using the Rasch Model, which is assumed to be a set of statistical techniques that are part of the Item Response Theory (IRT). The results show the good psychometric qualities of QALA, so the instrument seems to be suitable for its purpose, namely to measure the perceptions that teachers have about their knowledge and skills in assessment, on the one hand, and their assessment literacy, on the other.La Competencia en Evaluación es una característica fundamental que todo docente debe tener, ya que la evaluación del alumno está íntimamente relacionada con todo el proceso de enseñanza y aprendizaje, por lo que debe considerarse un elemento clave para mejorar la docencia. El objetivo de este artículo fue analizar las propiedades psicométricas de un instrumento desarrollado para medir la competencia en evaluación de profesores de educación básica y secundaria: el QALA (Cuestionario de Medición de la Competencia en Evaluación). El análisis de las propiedades psicométricas de QALA se realizó mediante el Modelo de Rasch, que se supone que es un conjunto de técnicas estadísticas que se insertan en la Teoría de Respuesta al Ítem (TRI). Los resultados muestran las buenas cualidades psicométricas de QALA, por lo que el instrumento parece adecuado para el propósito que se propone, es decir, medir las percepciones que los docentes tienen sobre sus conocimientos y habilidades en evaluación, por un lado, y su competencia evaluativa, en el otro.Instituto de Educação - Universidade do Minho2023-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.24079por2183-04520871-9187Almeida, Luisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-05T03:30:56Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24079Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:29.793119Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)
Cualidades Psicométricas del Cuestionario de Medición de la Competencia en Evaluación (QALA)
Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)
title Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)
spellingShingle Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)
Almeida, Luis
Artigos
title_short Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)
title_full Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)
title_fullStr Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)
title_full_unstemmed Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)
title_sort Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)
author Almeida, Luis
author_facet Almeida, Luis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description A literacia em avaliação é uma característica fundamental que todo o professor deve ter, uma vez que a avaliação dos alunos está numa estreita relação com todo o processo de ensino e aprendizagem. pelo que deverá ser considerada um elemento-chave na melhoria do ensino. O objetivo do presente artigo foi o de analisar as propriedades psicométricas de um instrumento desenvolvido para aferir a literacia em avaliação dos professores do ensino básico e secundário: o QALA (Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação). A análise das propriedades psicométricas do QALA foi realizada a partir do Modelo Rasch, que se assume como um conjunto de técnicas estatísticas que se inserem na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Os resultados evidenciam as boas qualidades psicométricas do QALA, pelo que o instrumento parece ser adequado para o objetivo a que se propõe, nomeadamente para aferir as perceções que os professores têm sobre os seus conhecimentos e capacidades em avaliação, por um lado, e a sua literacia em avaliação, por outro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.24079
url https://doi.org/10.21814/rpe.24079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131567811985408