Aplicação móvel sensível ao contexto para transportes públicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ricardo Miguel Pinto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/27976
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia Informática
id RCAP_43c3410c05badfad40af523163b8f752
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/27976
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação móvel sensível ao contexto para transportes públicos656.07:681.3681.3:656.07621.39Dissertação de mestrado em Engenharia InformáticaPublic transit is an area of great potential for applying technologies of information. However, most of the innovation effort has been in the management component of the services and less on the potential of these technologies to recreate the experience of using public transit. With the main objective of improving the experience of using public transit and with that encourage people to use them, this dissertation lies in the creation of a mobile application that instantiates new concepts that facilitate access to existing information, such as schedules, fares and even routes. Ideally this information will be collected in real time, this collect will be assisted by tracking devices on vehicles and/or mobile devices, trying to end with the static schedules where the information rarely meets the reality. The construction of the application will take into consideration different types of users with different needs in different situations, the key to achieve this goal will be by carefully analyzing context. This dissertation identifies a set of interaction modes able to serve a diverse set of profiles. This dissertation identifies a set of interaction modes able to serve a diverse set of profiles. These modes arise from the categorization of users of public transport and needs under different situations. One of the positive effects identified in this approach was the reduction of data entry needed by exploiting the change of modes such as a form of implicit input. Additionally, but not with the same level of importance, will be subject of study, the existing interactions in a social network and how it can be integrated in the same application that provides information from the transport network.Os transportes públicos são uma área de aplicação de grande potencial para as tecnologias de informação. Contudo, a maior parte do esforço de inovação tem estado na componente de gestão dos serviços e menos no potencial dessas tecnologias para recriarem a experiência de utilização de transportes públicos. Com o principal objetivo de melhorar a experiência de utilização dos transportes públicos e com isso motivar as pessoas à sua utilização, esta dissertação recai na criação de uma aplicação móvel que, instanciando novos conceitos, facilitem o acesso à informação já existente, tal como horários, tarifas e até rotas. Idealmente esta informação será recolhida em tempo real, recolha essa assistida por dispositivos de localização nos veículos e/ou dispositivo móvel, para assim deixarem de existir horários estáticos onde a informação raramente vai ao encontro da realidade. A construção da aplicação terá em consideração tipos de utilizadores diferentes, com necessidades diferentes, em situações diferentes, ou seja, o segredo para atingirmos esta meta passará por analisar o contexto de uma forma cuidada. Esta dissertação identifica um conjunto de modos de interação capazes de servir um conjunto diversificado de perfis. Estes modos surgem a partir da categorização dos utilizadores dos transportes públicos e das necessidades destes em diferentes situações. Um dos efeitos positivos identificados nesta abordagem foi a redução da necessidade de introdução de dados, explorando a mudança de modos como uma modalidade implícita de input. Adicionalmente, mas não com o mesmo grau de importância, serão alvo de estudo, as interações existentes numa rede social e como poderá esta ser integrada na mesma aplicação que nos disponibiliza informação da rede de transportes.Moreira, AdrianoUniversidade do MinhoFerreira, Ricardo Miguel Pinto2012-12-132012-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/27976porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/27976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:33.580083Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação móvel sensível ao contexto para transportes públicos
title Aplicação móvel sensível ao contexto para transportes públicos
spellingShingle Aplicação móvel sensível ao contexto para transportes públicos
Ferreira, Ricardo Miguel Pinto
656.07:681.3
681.3:656.07
621.39
title_short Aplicação móvel sensível ao contexto para transportes públicos
title_full Aplicação móvel sensível ao contexto para transportes públicos
title_fullStr Aplicação móvel sensível ao contexto para transportes públicos
title_full_unstemmed Aplicação móvel sensível ao contexto para transportes públicos
title_sort Aplicação móvel sensível ao contexto para transportes públicos
author Ferreira, Ricardo Miguel Pinto
author_facet Ferreira, Ricardo Miguel Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Adriano
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ricardo Miguel Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv 656.07:681.3
681.3:656.07
621.39
topic 656.07:681.3
681.3:656.07
621.39
description Dissertação de mestrado em Engenharia Informática
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-13
2012-12-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/27976
url http://hdl.handle.net/1822/27976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132710518652928