Análise de enrolamentos trifásicos com derivações para ajuste do fluxo de magnetização em motores de indução trifásicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13493 |
Resumo: | Embora a evolução da eletrónica nas últimas décadas tenha permitido o desenvolvimento e crescimento da utilização de métodos de arranque com reguladores eletrónicos para motores de indução trifásicos com potência superior a 4 kW, o método estrela-triângulo, graças à sua fácil implementação e baixo custo continua a ser um dos mais utilizados para esta finalidade. Neste trabalho, são propostas ligações para o arranque do motor e ajuste de fluxo de magnetização em regime de carga variável, baseadas em dois princípios distintos, nomeadamente, a alteração do fator de enrolamento e alteração do número de espiras por conjunto de bobinas mantendo o mesmo fator de enrolamento, nas ligações estrela ou triângulo, com um desempenho eletromagnético idêntico ao do convencional estrela-triângulo e igualmente com apenas seis terminais. Nas soluções propostas, o esquema de ligação base é idêntico, isto é, as ligações de fluxo reduzido e elevado são estabelecidas através de derivações num mesmo esquema de base (estrela ou triângulo), ao contrário da metodologia estrela-triângulo, em que se dá a troca do esquema de ligação de estrela para triângulo e vice-versa, de forma a obter a relação de fluxo pretendida. Posto isto, a utilização de três contactores, típica do sistema estrela-triângulo deixa de ser necessária, sendo possível efetuar a transição entre ligações apenas com dois contactores, o que, em princípio, oferece uma redução de cerca de 1/3 no custo total do sistema e uma diminuição do número de comutações, o que poderá levar a um aumento da vida útil dos equipamentos e diminuir a necessidade de manutenção do sistema. De forma a avaliar a viabilidade das soluções propostas, foi levada a cabo uma análise teórica, realizadas diversas simulações e conduzidos vários ensaios experimentais (vazio, com carga variável, rotor bloqueado e regime transitório). Além da aplicação no momento do arranque do motor como forma de reduzir a corrente absorvida e o binário desenvolvido, as ligações propostas podem ser ainda utilizadas em aplicações de carga variável e velocidade fixa, de forma a melhorar o rendimento, particularmente em motores que operam na maioria do tempo com cargas baixas e, esporadicamente, necessitam de responder a valores de carga próximos da nominal. |
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