O papel da animação no desenvolvimento do turismo paranormal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2824 |
Resumo: | Nos Estados Unidos da América (Amityville, Queen Mary, etc…), e em outros locais espalhados pelo globo (Argentina, México, Espanha, Itália, França, Inglaterra, Escócia, etc…), podemos encontrar locais históricos tidos como “assombrados” (casas, navios, castelos, hotéis, etc…) que são usados como forma de promoção da região, enquanto outros são construídos como forma de assustar os seus visitantes/hóspedes, como é o caso do Haunted Hotel em San Diego na Califórnia. Em Portugal, na zona de Trás-os-Montes, é também possível encontrar algumas dessas supostas casas assombradas. Casas muitas das quais de grandes dimensões que pelo facto de terem sido rotuladas de assombradas estão a degradar-se, já que são poucos os que têm a coragem de as habitar ou dar-lhes outra finalidade. Foi portanto o termo-nos deparado com esta situação que criou em nós a vontade de levar por diante esta investigação que agora apresentamos e nos permitiu resultados que confirmam que o recurso a atividades de Animação pode ser um fator de promoção e atração às localidades em que se inserem estas ditas casas “assombradas”, de pessoas que se interessam por estes fenómenos ou são movidas por simples curiosidade e desta forma melhorar a vida das populações locais. |
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O papel da animação no desenvolvimento do turismo paranormalTurismo paranormalAnimação socioculturalNos Estados Unidos da América (Amityville, Queen Mary, etc…), e em outros locais espalhados pelo globo (Argentina, México, Espanha, Itália, França, Inglaterra, Escócia, etc…), podemos encontrar locais históricos tidos como “assombrados” (casas, navios, castelos, hotéis, etc…) que são usados como forma de promoção da região, enquanto outros são construídos como forma de assustar os seus visitantes/hóspedes, como é o caso do Haunted Hotel em San Diego na Califórnia. Em Portugal, na zona de Trás-os-Montes, é também possível encontrar algumas dessas supostas casas assombradas. Casas muitas das quais de grandes dimensões que pelo facto de terem sido rotuladas de assombradas estão a degradar-se, já que são poucos os que têm a coragem de as habitar ou dar-lhes outra finalidade. Foi portanto o termo-nos deparado com esta situação que criou em nós a vontade de levar por diante esta investigação que agora apresentamos e nos permitiu resultados que confirmam que o recurso a atividades de Animação pode ser um fator de promoção e atração às localidades em que se inserem estas ditas casas “assombradas”, de pessoas que se interessam por estes fenómenos ou são movidas por simples curiosidade e desta forma melhorar a vida das populações locais.In the United States of America (Amityville, Queen Mary, etc...), and elsewhere around the globe (Argentina, Mexico, Spain, Italy, France, England, Scotland, etc...), we can find historical sites deemed "haunted" (houses, ships, castles, hotels, etc...) that are used as means of promoting the region, while others are built as a way to scare their visitors / guests, such as the Haunted Hotel in San Diego. In Portugal, in the area of Trás-os-Montes is also possible to find some of these so-called haunted houses. Many of these housesare large and as they have been labeled as haunted are being degraded, because there are few people who have the courage to live in them or to give them another purpose. As soon as we encountered this situation, it has created in us the desire to pursue this research and allowed us to now present results which confirm that the use of animation activities can be a factor in promotion and attraction to the locations in which these so called “haunted” houses by people who are interested in these phenomena, or are driven by simple curiosity and thereby improve the lifestyle of local people.2013-11-27T17:14:27Z2013-11-27T00:00:00Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2824porSantos, Fábio Miguel Vargas dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-24T03:56:29Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2824Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-24T03:56:29Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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