Museu Regional de Arte e Arqueologia Islâmica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/9222 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado aborda o projeto para um Museu Regional de Arte e Arqueologia Islâmica em Olhão, uma arquitetura contemporânea interpretada a arquitetura islâmica; na criação de um edifício cubista, cujo conceito é um edifício voltado para o interior, com amplos espaços decorados com elementos arquitetónicos cujos desenhos têm origem numa geometria de originalidade única e genuína. O edifício possui uma ligação com os edifícios da zona histórica da cidade de Olhão, onde estão acentuadas as açoteias e os mirantes numa arquitetura cubista delineada, cujas origens tudo aponta para o País vizinho do Norte de África, Marrocos, local apetecível onde os nossos emigrantes Olhanenses, trazendo no seu regresso a cultura de um povo que os acolheu e que neste caso se expressa na arquitetura local, onde se podem observar ruas e ruelas estreitas, tal como uma Medina, tão característica na arquitetura Islâmica. Este projeto no exterior também foi pensado num arranjo, com amplos passeios pedonais, parqueamento para viaturas destinados aos visitantes e arborização com árvores de folha caduca de modo a criar zonas de sombra no Verão e espaços abertos com muito sol no Inverno. O suporte da formalização da proposta foi induzido pela beleza das formas geométricas presentes nos elementos arquitetónicos islâmicos e nas formas dos edifícios cubistas que caracterizam a arquitetura Olhanense. A ideia fundadora passa pelo “modus operandi” das formas geométricas, centralizadas nos edifícios com suas açoteias, os seus mirantes e contra mirantes, que eram utilizados para secagem de frutos e principalmente como observatório do estado mar. O projeto propõe melhorar a qualidade do espaço envolvente, proporcionando à cidade uma mais-valia, do ponto de vista cultural, turístico e urbano. |
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Museu Regional de Arte e Arqueologia IslâmicaMESTRADO INTEGRADO EM ARQUITETURAARQUITETURAMUSEUS REGIONAISARTEARQUEOLOGIAARQUITETURA ISLÂMICAGEOMETRIACULTURACUBISMOOLHÃOALGARVEARCHITECTUREREGIONAL MUSEUMSARTARCHAEOLOGYISLAMIC ARCHITECTUREGEOMETRYCULTURECUBISMOLHÃOALGARVEEsta dissertação de mestrado aborda o projeto para um Museu Regional de Arte e Arqueologia Islâmica em Olhão, uma arquitetura contemporânea interpretada a arquitetura islâmica; na criação de um edifício cubista, cujo conceito é um edifício voltado para o interior, com amplos espaços decorados com elementos arquitetónicos cujos desenhos têm origem numa geometria de originalidade única e genuína. O edifício possui uma ligação com os edifícios da zona histórica da cidade de Olhão, onde estão acentuadas as açoteias e os mirantes numa arquitetura cubista delineada, cujas origens tudo aponta para o País vizinho do Norte de África, Marrocos, local apetecível onde os nossos emigrantes Olhanenses, trazendo no seu regresso a cultura de um povo que os acolheu e que neste caso se expressa na arquitetura local, onde se podem observar ruas e ruelas estreitas, tal como uma Medina, tão característica na arquitetura Islâmica. Este projeto no exterior também foi pensado num arranjo, com amplos passeios pedonais, parqueamento para viaturas destinados aos visitantes e arborização com árvores de folha caduca de modo a criar zonas de sombra no Verão e espaços abertos com muito sol no Inverno. O suporte da formalização da proposta foi induzido pela beleza das formas geométricas presentes nos elementos arquitetónicos islâmicos e nas formas dos edifícios cubistas que caracterizam a arquitetura Olhanense. A ideia fundadora passa pelo “modus operandi” das formas geométricas, centralizadas nos edifícios com suas açoteias, os seus mirantes e contra mirantes, que eram utilizados para secagem de frutos e principalmente como observatório do estado mar. O projeto propõe melhorar a qualidade do espaço envolvente, proporcionando à cidade uma mais-valia, do ponto de vista cultural, turístico e urbano.This master's thesis deals with the project for a Regional Museum of Islamic Art and Archeology in Olhão, a contemporary architecture interpreted Islamic architecture; In the creation of a cubist building, whose concept is a building facing the interior, with ample spaces decorated with architectural elements whose designs originate in a geometry of unique and genuine originality. The building has a connection with the buildings of the historic area of the city of Olhão, where the roofs and gazebos are accentuated in a delineated cubist architecture, whose origins all point to the neighboring country of North Africa, Morocco, an attractive place where our emigrants Olhanenses, bringing back the culture of a people who welcomed them and which in this case is expressed in local architecture, where you can see narrow streets and narrow streets, such as a Medina, so characteristic in Islamic architecture. This outdoor project has also been thought of in an arrangement with extensive pedestrian walks, parking for vehicles intended for visitors and forestation with deciduous trees in order to create shady areas in summer and open spaces with lots of sunshine in the winter. The support of the formalization of the proposal was induced by the beauty of the geometric forms present in the Islamic architectural elements and in the forms of the cubist buildings that characterize the Olhanense architecture. The founding idea goes through the "modus operandi" of the geometric forms, centralized in the buildings with their roofs, their lookouts and against lookouts, which were used to dry fruits and especially as observatory of the sea state. The project proposes to improve the quality of the surrounding space, giving the city an added value, from the cultural, tourist and urban point of view.2018-12-11T13:51:23Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9222TID:201690730porSamuel, Estela Maria do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:58Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:36.933003Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Esta dissertação de mestrado aborda o projeto para um Museu Regional de Arte e Arqueologia Islâmica em Olhão, uma arquitetura contemporânea interpretada a arquitetura islâmica; na criação de um edifício cubista, cujo conceito é um edifício voltado para o interior, com amplos espaços decorados com elementos arquitetónicos cujos desenhos têm origem numa geometria de originalidade única e genuína. O edifício possui uma ligação com os edifícios da zona histórica da cidade de Olhão, onde estão acentuadas as açoteias e os mirantes numa arquitetura cubista delineada, cujas origens tudo aponta para o País vizinho do Norte de África, Marrocos, local apetecível onde os nossos emigrantes Olhanenses, trazendo no seu regresso a cultura de um povo que os acolheu e que neste caso se expressa na arquitetura local, onde se podem observar ruas e ruelas estreitas, tal como uma Medina, tão característica na arquitetura Islâmica. Este projeto no exterior também foi pensado num arranjo, com amplos passeios pedonais, parqueamento para viaturas destinados aos visitantes e arborização com árvores de folha caduca de modo a criar zonas de sombra no Verão e espaços abertos com muito sol no Inverno. O suporte da formalização da proposta foi induzido pela beleza das formas geométricas presentes nos elementos arquitetónicos islâmicos e nas formas dos edifícios cubistas que caracterizam a arquitetura Olhanense. A ideia fundadora passa pelo “modus operandi” das formas geométricas, centralizadas nos edifícios com suas açoteias, os seus mirantes e contra mirantes, que eram utilizados para secagem de frutos e principalmente como observatório do estado mar. O projeto propõe melhorar a qualidade do espaço envolvente, proporcionando à cidade uma mais-valia, do ponto de vista cultural, turístico e urbano. |
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