Modelos de competência cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moita, Maria Augusta Grou
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Alcione Leite da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/23731
Resumo: Os modelos de competência cultural guiam a ação de enfermeiro/a/s para uma prática de cuidado culturalmente competente, a qual se revela essencial no mundo multicultural em que vivemos. Considerando que um cuidado de enfermagem culturalmente relevante é um cuidado sensível, centrado na pessoa e que reflete a compreensão pela sua identidade cultural, as autoras procuraram conhecer o que tem sido publicado neste âmbito. A análise crítica que se apresenta parte dos conceitos de cultura e de competência cultural, assim como da sua relação com os desenhos conceptuais desenvolvidos pelos modelos de competência cultural. A literatura aponta a coexistência das perspetivas essencialista e construtivista do conceito de cultura, as quais, sendo antagónicas, determinam diferenças substanciais na construção dos modelos de competência cultural. As diferenças encontradas refletem-se também na definição de competência cultural em que se ancoram, dando origem à categorização em modelos teóricos e modelos metodológicos. As limitações observadas nos modelos de competência cultural relacionam-se principalmente com a visão essencialista da cultura em que se fundamentam e que pode reforçar uma posição etnocêntrica do cuidado. Em decorrência de serem muito abstratos, poucos modelos têm sido empiricamente testados. Outra limitação refere-se ao facto dos modelos avaliarem apenas a competência cultural dos profissionais de saúde, desconsiderando os clientes e a saúde. A conceção essencialista da cultura emerge também nas estratégias de ensino-aprendizagem mais utilizadas. A imersão cultural é apontada como estratégia central para o sucesso do treino da competência cultural, observada como um processo contínuo, dinâmico e em permanente evolução. O desenvolvimento da competência cultural é determinante para a prestação de um cuidado de enfermagem culturalmente relevante, o qual contribui para a redução das iniquidades na saúde nos contextos de diversidade cultural.
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