O Futuro Que N?s Criamos: a perspectiva da sustentabilidade para futuros gestores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1348 |
Resumo: | A sociedade contempor?nea enfrenta problemas socioambientais globais e, com advento desse novo paradigma, os futuros gestores devem estar preparados para suprir essa demanda consequente da sociedade. Neste contexto, questionou-se: como graduandos em administra??o de empresas no Brasil percebem sua atua??o a partir da perspectiva da sustentabilidade? Neste sentido, o objetivo geral deste artigo foi analisar a percep??o de graduandos em administra??o de empresas quanto ? sustentabilidade no contexto de sua futura atua??o profissional. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se da t?cnica projetiva de constru??o para captar a perspectiva da sustentabilidade de alunos do quinto per?odo de um curso de administra??o de empresas, se fundamentando principalmente no conceito de sustentabilidade abordado por Elkington (2001), a partir do Triple Bottom Line (TBL). Verificou-se que os alunos demonstraram maior afinidade quanto ao aspecto econ?mico e social do TBL, evidenciando a insufici?ncia de conhecimento ou expectativa de aplicabilidade sobre o pilar ambiental. / Contemporary society faces global socio-environmental problems and, with the advent of this new paradigm, future managers must be prepared to meet this consequent demand from society. In this context, the question was: how do graduate students in business administration in Brazil perceive their performance from the perspective of sustainability? In this sense, the general objective of this article was to analyze the perception of graduates in business administration regarding sustainability in the context of their future professional performance. For this, a qualitative research was developed, using the projective construction technique to capture the perspective of the sustainability of students in the fifth period of a business administration course, based mainly on the concept of sustainability addressed by Elkington ( 2001), from the Triple Bottom Line (TBL). It was found that the students showed greater affinity regarding the economic and social aspect of the TBL, showing the insufficiency of knowledge or expectation of applicability on the environmental pillar. |
id |
RCAP_44157413960deb94a1fd6e84ebcdc593 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1348 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Futuro Que N?s Criamos: a perspectiva da sustentabilidade para futuros gestoresThe Future that We Create: the perspective of sustainability in future managersAdministra??o de empresas - Business administrationEduca??o ambiental - Environmental educationTriple Bottom Line - Triple Bottom LineSustentabilidade - SustainabilityA sociedade contempor?nea enfrenta problemas socioambientais globais e, com advento desse novo paradigma, os futuros gestores devem estar preparados para suprir essa demanda consequente da sociedade. Neste contexto, questionou-se: como graduandos em administra??o de empresas no Brasil percebem sua atua??o a partir da perspectiva da sustentabilidade? Neste sentido, o objetivo geral deste artigo foi analisar a percep??o de graduandos em administra??o de empresas quanto ? sustentabilidade no contexto de sua futura atua??o profissional. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se da t?cnica projetiva de constru??o para captar a perspectiva da sustentabilidade de alunos do quinto per?odo de um curso de administra??o de empresas, se fundamentando principalmente no conceito de sustentabilidade abordado por Elkington (2001), a partir do Triple Bottom Line (TBL). Verificou-se que os alunos demonstraram maior afinidade quanto ao aspecto econ?mico e social do TBL, evidenciando a insufici?ncia de conhecimento ou expectativa de aplicabilidade sobre o pilar ambiental. / Contemporary society faces global socio-environmental problems and, with the advent of this new paradigm, future managers must be prepared to meet this consequent demand from society. In this context, the question was: how do graduate students in business administration in Brazil perceive their performance from the perspective of sustainability? In this sense, the general objective of this article was to analyze the perception of graduates in business administration regarding sustainability in the context of their future professional performance. For this, a qualitative research was developed, using the projective construction technique to capture the perspective of the sustainability of students in the fifth period of a business administration course, based mainly on the concept of sustainability addressed by Elkington ( 2001), from the Triple Bottom Line (TBL). It was found that the students showed greater affinity regarding the economic and social aspect of the TBL, showing the insufficiency of knowledge or expectation of applicability on the environmental pillar.Instituto Federal da Para?ba2022-01-17T12:38:41Z2022-01-172020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1348porDOI:10.18265/2526-2289v5n4p80-1012526-2289http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1348J?nior, Johannes de Oliveira LimaMesquita, Rafael Fernandes deSantos, Nat?lia Alves dosFerreira, Wellington GomesSilva, Felipe dos SantosMatos, F?tima Regina Neyinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:28Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1348Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:03.813002Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Futuro Que N?s Criamos: a perspectiva da sustentabilidade para futuros gestores The Future that We Create: the perspective of sustainability in future managers |
title |
O Futuro Que N?s Criamos: a perspectiva da sustentabilidade para futuros gestores |
spellingShingle |
O Futuro Que N?s Criamos: a perspectiva da sustentabilidade para futuros gestores J?nior, Johannes de Oliveira Lima Administra??o de empresas - Business administration Educa??o ambiental - Environmental education Triple Bottom Line - Triple Bottom Line Sustentabilidade - Sustainability |
title_short |
O Futuro Que N?s Criamos: a perspectiva da sustentabilidade para futuros gestores |
title_full |
O Futuro Que N?s Criamos: a perspectiva da sustentabilidade para futuros gestores |
title_fullStr |
O Futuro Que N?s Criamos: a perspectiva da sustentabilidade para futuros gestores |
title_full_unstemmed |
O Futuro Que N?s Criamos: a perspectiva da sustentabilidade para futuros gestores |
title_sort |
O Futuro Que N?s Criamos: a perspectiva da sustentabilidade para futuros gestores |
author |
J?nior, Johannes de Oliveira Lima |
author_facet |
J?nior, Johannes de Oliveira Lima Mesquita, Rafael Fernandes de Santos, Nat?lia Alves dos Ferreira, Wellington Gomes Silva, Felipe dos Santos Matos, F?tima Regina Ney |
author_role |
author |
author2 |
Mesquita, Rafael Fernandes de Santos, Nat?lia Alves dos Ferreira, Wellington Gomes Silva, Felipe dos Santos Matos, F?tima Regina Ney |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
J?nior, Johannes de Oliveira Lima Mesquita, Rafael Fernandes de Santos, Nat?lia Alves dos Ferreira, Wellington Gomes Silva, Felipe dos Santos Matos, F?tima Regina Ney |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administra??o de empresas - Business administration Educa??o ambiental - Environmental education Triple Bottom Line - Triple Bottom Line Sustentabilidade - Sustainability |
topic |
Administra??o de empresas - Business administration Educa??o ambiental - Environmental education Triple Bottom Line - Triple Bottom Line Sustentabilidade - Sustainability |
description |
A sociedade contempor?nea enfrenta problemas socioambientais globais e, com advento desse novo paradigma, os futuros gestores devem estar preparados para suprir essa demanda consequente da sociedade. Neste contexto, questionou-se: como graduandos em administra??o de empresas no Brasil percebem sua atua??o a partir da perspectiva da sustentabilidade? Neste sentido, o objetivo geral deste artigo foi analisar a percep??o de graduandos em administra??o de empresas quanto ? sustentabilidade no contexto de sua futura atua??o profissional. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se da t?cnica projetiva de constru??o para captar a perspectiva da sustentabilidade de alunos do quinto per?odo de um curso de administra??o de empresas, se fundamentando principalmente no conceito de sustentabilidade abordado por Elkington (2001), a partir do Triple Bottom Line (TBL). Verificou-se que os alunos demonstraram maior afinidade quanto ao aspecto econ?mico e social do TBL, evidenciando a insufici?ncia de conhecimento ou expectativa de aplicabilidade sobre o pilar ambiental. / Contemporary society faces global socio-environmental problems and, with the advent of this new paradigm, future managers must be prepared to meet this consequent demand from society. In this context, the question was: how do graduate students in business administration in Brazil perceive their performance from the perspective of sustainability? In this sense, the general objective of this article was to analyze the perception of graduates in business administration regarding sustainability in the context of their future professional performance. For this, a qualitative research was developed, using the projective construction technique to capture the perspective of the sustainability of students in the fifth period of a business administration course, based mainly on the concept of sustainability addressed by Elkington ( 2001), from the Triple Bottom Line (TBL). It was found that the students showed greater affinity regarding the economic and social aspect of the TBL, showing the insufficiency of knowledge or expectation of applicability on the environmental pillar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-01T00:00:00Z 2022-01-17T12:38:41Z 2022-01-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1348 |
url |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
DOI:10.18265/2526-2289v5n4p80-101 2526-2289 http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal da Para?ba |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal da Para?ba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136428690505728 |