Programa de literacia em saúde mental: misofonia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Marques, António, Simões de Almeida, Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21029
Resumo: Os níveis de literacia são um fator determinante na existência de conhecimentos e de crenças adequadas, associados à prevenção e tratamento das perturbações mentais. Assim, o programa de promoção de literacia em misofonia reveste-se como ponto chave na educação e sensibilização face à condição. A prevalência estimada desta perturbação, conjugada com os baixos níveis de literacia, exacerbam a necessidade de uma nova abordagem sustentável e escalável nos programas de literacia. O objetivo é o empoderamento dos participantes para o reconhecimento e autogestão da misofonia e a melhoria de atitudes em relação à condição. O programa e-learning de promoção de literacia de misofonia que propomos implementar, recorre a uma abordagem inovadora, positiva e interativa, potenciando a assimilação e implementação da informação disponibilizada. Espera-se um aumento da literacia e consciencialização sobre misofonia, redução do estigma e aumento da eficácia na procura de ajuda. A capacitação da população permitirá diminuir o impacto da misofonia e permitir o acesso a cuidados de saúde especializado como a intervenção da terapia ocupacional.
id RCAP_441cf670ecb5a59a41a6e4ee7343f09b
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/21029
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programa de literacia em saúde mental: misofoniaMental health literacy program: misophoniaLiteracia em saúde mentalMisofoniaPromoção de saúde mentale-learningOs níveis de literacia são um fator determinante na existência de conhecimentos e de crenças adequadas, associados à prevenção e tratamento das perturbações mentais. Assim, o programa de promoção de literacia em misofonia reveste-se como ponto chave na educação e sensibilização face à condição. A prevalência estimada desta perturbação, conjugada com os baixos níveis de literacia, exacerbam a necessidade de uma nova abordagem sustentável e escalável nos programas de literacia. O objetivo é o empoderamento dos participantes para o reconhecimento e autogestão da misofonia e a melhoria de atitudes em relação à condição. O programa e-learning de promoção de literacia de misofonia que propomos implementar, recorre a uma abordagem inovadora, positiva e interativa, potenciando a assimilação e implementação da informação disponibilizada. Espera-se um aumento da literacia e consciencialização sobre misofonia, redução do estigma e aumento da eficácia na procura de ajuda. A capacitação da população permitirá diminuir o impacto da misofonia e permitir o acesso a cuidados de saúde especializado como a intervenção da terapia ocupacional.RACSRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Maria OliveiraMarques, AntónioSimões de Almeida, Raquel2022-11-16T17:33:56Z2021-07-092021-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdftext/plainhttp://hdl.handle.net/10400.22/21029porSilva, Maria Oliveira, Marques, António, & Almeida, Raquel Simões de. (2021). Programa de literacia em saúde mental: Misofonia. Livro de Atas da 1a Conferência Lusófona de Terapia Ocupacional, 69–73.978-989-53249-0-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:16:51Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21029Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:07.206561Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programa de literacia em saúde mental: misofonia
Mental health literacy program: misophonia
title Programa de literacia em saúde mental: misofonia
spellingShingle Programa de literacia em saúde mental: misofonia
Silva, Maria Oliveira
Literacia em saúde mental
Misofonia
Promoção de saúde mental
e-learning
title_short Programa de literacia em saúde mental: misofonia
title_full Programa de literacia em saúde mental: misofonia
title_fullStr Programa de literacia em saúde mental: misofonia
title_full_unstemmed Programa de literacia em saúde mental: misofonia
title_sort Programa de literacia em saúde mental: misofonia
author Silva, Maria Oliveira
author_facet Silva, Maria Oliveira
Marques, António
Simões de Almeida, Raquel
author_role author
author2 Marques, António
Simões de Almeida, Raquel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Oliveira
Marques, António
Simões de Almeida, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia em saúde mental
Misofonia
Promoção de saúde mental
e-learning
topic Literacia em saúde mental
Misofonia
Promoção de saúde mental
e-learning
description Os níveis de literacia são um fator determinante na existência de conhecimentos e de crenças adequadas, associados à prevenção e tratamento das perturbações mentais. Assim, o programa de promoção de literacia em misofonia reveste-se como ponto chave na educação e sensibilização face à condição. A prevalência estimada desta perturbação, conjugada com os baixos níveis de literacia, exacerbam a necessidade de uma nova abordagem sustentável e escalável nos programas de literacia. O objetivo é o empoderamento dos participantes para o reconhecimento e autogestão da misofonia e a melhoria de atitudes em relação à condição. O programa e-learning de promoção de literacia de misofonia que propomos implementar, recorre a uma abordagem inovadora, positiva e interativa, potenciando a assimilação e implementação da informação disponibilizada. Espera-se um aumento da literacia e consciencialização sobre misofonia, redução do estigma e aumento da eficácia na procura de ajuda. A capacitação da população permitirá diminuir o impacto da misofonia e permitir o acesso a cuidados de saúde especializado como a intervenção da terapia ocupacional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-09
2021-07-09T00:00:00Z
2022-11-16T17:33:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/21029
url http://hdl.handle.net/10400.22/21029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Maria Oliveira, Marques, António, & Almeida, Raquel Simões de. (2021). Programa de literacia em saúde mental: Misofonia. Livro de Atas da 1a Conferência Lusófona de Terapia Ocupacional, 69–73.
978-989-53249-0-3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain
dc.publisher.none.fl_str_mv RACS
publisher.none.fl_str_mv RACS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131499390304256