Fragments of the future
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/131047 |
Resumo: | UIDB/00657/2020 UIDP/00657/2020 |
id |
RCAP_442b0449f33746a1ad1074f4faeefbf0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/131047 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fragments of the futurePessoa’s Orpheu and the AthenaeumFernando PessoaOrpheuGerman RomanticismFragmentFriedrich SchlegelNovalisAthenaeumRomantismo AlemãoFragmentoUIDB/00657/2020 UIDP/00657/2020Fernando Pessoa understood literary work as a project always to be realized, as a fragment of a pursued but never achieved totality. His publications in the journal Orpheu, together with his numerous earlier editorial projects, reveal a particular understanding of the fragment that can be applied to his work as a whole. It links to the concept of the fragment as developed by Friedrich Schlegel and Novalis, particularly in the versions published in the Athenaeum, the founding journal of German romanticism, which Pessoa knew through a French edition of Novalis’s fragments. This essay analyzes commonalities and differences in the concept of the fragment in these works, distinguishing Pessoa’s by showing how the fragment in his writing is not an aesthetic program but the result of a failure. Fernando Pessoa entendeu a obra literária como projeto sempre por realizar, enquanto fragmento de uma totalidade almejada mas nunca alcançada. As publicações de Fernando Pessoa na revista Orpheu, assim como os inúmeros projetos editoriais que as precedem, revelam um entendimento particular do fragmento, que pode ser aplicado à obra pessoana enquanto todo. Este entendimento relaciona-se com o conceito de fragmento desenvolvido por Friedrich Schlegel e Novalis, particularmente nas versões publicadas no Athenaeum, a revista fundadora do Romantismo Alemão, que Pessoa conhecia através de uma edição francesa dos fragmentos de Novalis. Este ensaio procura analisar traços comuns e diferenças do conceito de fragmento nestas obras, distinguindo a conceção pessoana através da demonstração de que o fragmento em Pessoa não é um programa estético mas o resultado de uma falha.Departamento de Estudos Portugueses (DEP)Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT - NOVA FCSH)RUNSepúlveda, Pedro2022-01-18T03:31:46Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article22application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/131047eng1521-804XPURE: 36145823info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:09:33Zoai:run.unl.pt:10362/131047Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:46:57.077679Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fragments of the future Pessoa’s Orpheu and the Athenaeum |
title |
Fragments of the future |
spellingShingle |
Fragments of the future Sepúlveda, Pedro Fernando Pessoa Orpheu German Romanticism Fragment Friedrich Schlegel Novalis Athenaeum Romantismo Alemão Fragmento |
title_short |
Fragments of the future |
title_full |
Fragments of the future |
title_fullStr |
Fragments of the future |
title_full_unstemmed |
Fragments of the future |
title_sort |
Fragments of the future |
author |
Sepúlveda, Pedro |
author_facet |
Sepúlveda, Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Departamento de Estudos Portugueses (DEP) Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT - NOVA FCSH) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sepúlveda, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fernando Pessoa Orpheu German Romanticism Fragment Friedrich Schlegel Novalis Athenaeum Romantismo Alemão Fragmento |
topic |
Fernando Pessoa Orpheu German Romanticism Fragment Friedrich Schlegel Novalis Athenaeum Romantismo Alemão Fragmento |
description |
UIDB/00657/2020 UIDP/00657/2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2022-01-18T03:31:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/131047 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/131047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1521-804X PURE: 36145823 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
22 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138072520032256 |