Contextos familiares e aproveitamento na aula de ciências: estudo de características específicas dos processos de socialização primária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/15632 |
Resumo: | Este trabalho insere-se na linha de investigação desenvolvida pelo projecto ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula). Um dos objectivos fundamentais desta linha de investigação é compreender a influência das componentes sociológicas da família e da escola no aproveitamento diferencial dos alunos provenientes de grupos sócio-culturais distintos, principalmente no que diz respeito a competências de elevado nível de abstracção, procurando, à medida que determina as causas e soluções desse aproveitamento diferencial, encontrar práticas pedagógicas que melhorem o aproveitamento das crianças de grupos sócio-culturais mais desfavorecidos. Enquanto parte da referida linha de investigação, este estudo centra-se na análise do contexto de socialização familiar, nomeadamente a nível das condições do espaço pedagógico familiar, do grau de embebimento do discurso pedagógico oficial no discurso pedagógico familiar, do tipo de orientação de codificação dos pais e da prática pedagógica que os alunos aprendem a valorizar na família, e tenta compreender a relação entre os factores sociológicos desse contexto de socialização e o (in)sucesso dos alunos, medido em função do seu aproveitamento cognitivo nas competências de elevado nível de abstracção em ciências da Natureza. |
id |
RCAP_442cdcc413701eab6d0a301a88018309 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15632 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contextos familiares e aproveitamento na aula de ciências: estudo de características específicas dos processos de socialização primáriaDiscurso pedagógico oficialDiscurso pedagógico familiarOrientação de codificaçãoCompetências de elevado nível de abstracçãoEste trabalho insere-se na linha de investigação desenvolvida pelo projecto ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula). Um dos objectivos fundamentais desta linha de investigação é compreender a influência das componentes sociológicas da família e da escola no aproveitamento diferencial dos alunos provenientes de grupos sócio-culturais distintos, principalmente no que diz respeito a competências de elevado nível de abstracção, procurando, à medida que determina as causas e soluções desse aproveitamento diferencial, encontrar práticas pedagógicas que melhorem o aproveitamento das crianças de grupos sócio-culturais mais desfavorecidos. Enquanto parte da referida linha de investigação, este estudo centra-se na análise do contexto de socialização familiar, nomeadamente a nível das condições do espaço pedagógico familiar, do grau de embebimento do discurso pedagógico oficial no discurso pedagógico familiar, do tipo de orientação de codificação dos pais e da prática pedagógica que os alunos aprendem a valorizar na família, e tenta compreender a relação entre os factores sociológicos desse contexto de socialização e o (in)sucesso dos alunos, medido em função do seu aproveitamento cognitivo nas competências de elevado nível de abstracção em ciências da Natureza.Universidade de Lisboa, Instituto de Ciências SociaisBiblioteca Digital do IPBPires, DelminaMorais, Ana Maria2018-02-08T11:37:21Z19971997-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/15632porPires, Delmina; Morais, Ana Maria (1997). Contextos familiares e aproveitamento na aula de ciências: estudo de características específicas dos processos de socialização primária. Análise Social. ISSN 0003-2573. 32:140, p. 143-1860003-2573info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:36:07Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:02.568964Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextos familiares e aproveitamento na aula de ciências: estudo de características específicas dos processos de socialização primária |
title |
Contextos familiares e aproveitamento na aula de ciências: estudo de características específicas dos processos de socialização primária |
spellingShingle |
Contextos familiares e aproveitamento na aula de ciências: estudo de características específicas dos processos de socialização primária Pires, Delmina Discurso pedagógico oficial Discurso pedagógico familiar Orientação de codificação Competências de elevado nível de abstracção |
title_short |
Contextos familiares e aproveitamento na aula de ciências: estudo de características específicas dos processos de socialização primária |
title_full |
Contextos familiares e aproveitamento na aula de ciências: estudo de características específicas dos processos de socialização primária |
title_fullStr |
Contextos familiares e aproveitamento na aula de ciências: estudo de características específicas dos processos de socialização primária |
title_full_unstemmed |
Contextos familiares e aproveitamento na aula de ciências: estudo de características específicas dos processos de socialização primária |
title_sort |
Contextos familiares e aproveitamento na aula de ciências: estudo de características específicas dos processos de socialização primária |
author |
Pires, Delmina |
author_facet |
Pires, Delmina Morais, Ana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Morais, Ana Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Delmina Morais, Ana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso pedagógico oficial Discurso pedagógico familiar Orientação de codificação Competências de elevado nível de abstracção |
topic |
Discurso pedagógico oficial Discurso pedagógico familiar Orientação de codificação Competências de elevado nível de abstracção |
description |
Este trabalho insere-se na linha de investigação desenvolvida pelo projecto ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula). Um dos objectivos fundamentais desta linha de investigação é compreender a influência das componentes sociológicas da família e da escola no aproveitamento diferencial dos alunos provenientes de grupos sócio-culturais distintos, principalmente no que diz respeito a competências de elevado nível de abstracção, procurando, à medida que determina as causas e soluções desse aproveitamento diferencial, encontrar práticas pedagógicas que melhorem o aproveitamento das crianças de grupos sócio-culturais mais desfavorecidos. Enquanto parte da referida linha de investigação, este estudo centra-se na análise do contexto de socialização familiar, nomeadamente a nível das condições do espaço pedagógico familiar, do grau de embebimento do discurso pedagógico oficial no discurso pedagógico familiar, do tipo de orientação de codificação dos pais e da prática pedagógica que os alunos aprendem a valorizar na família, e tenta compreender a relação entre os factores sociológicos desse contexto de socialização e o (in)sucesso dos alunos, medido em função do seu aproveitamento cognitivo nas competências de elevado nível de abstracção em ciências da Natureza. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997 1997-01-01T00:00:00Z 2018-02-08T11:37:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/15632 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/15632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pires, Delmina; Morais, Ana Maria (1997). Contextos familiares e aproveitamento na aula de ciências: estudo de características específicas dos processos de socialização primária. Análise Social. ISSN 0003-2573. 32:140, p. 143-186 0003-2573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Instituto de Ciências Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Instituto de Ciências Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135298400026624 |