Contextos familiares e aproveitamento na aula de ciências: estudo de características específicas dos processos de socialização primária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Delmina
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: Morais, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/15632
Resumo: Este trabalho insere-se na linha de investigação desenvolvida pelo projecto ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula). Um dos objectivos fundamentais desta linha de investigação é compreender a influência das componentes sociológicas da família e da escola no aproveitamento diferencial dos alunos provenientes de grupos sócio-culturais distintos, principalmente no que diz respeito a competências de elevado nível de abstracção, procurando, à medida que determina as causas e soluções desse aproveitamento diferencial, encontrar práticas pedagógicas que melhorem o aproveitamento das crianças de grupos sócio-culturais mais desfavorecidos. Enquanto parte da referida linha de investigação, este estudo centra-se na análise do contexto de socialização familiar, nomeadamente a nível das condições do espaço pedagógico familiar, do grau de embebimento do discurso pedagógico oficial no discurso pedagógico familiar, do tipo de orientação de codificação dos pais e da prática pedagógica que os alunos aprendem a valorizar na família, e tenta compreender a relação entre os factores sociológicos desse contexto de socialização e o (in)sucesso dos alunos, medido em função do seu aproveitamento cognitivo nas competências de elevado nível de abstracção em ciências da Natureza.
id RCAP_442cdcc413701eab6d0a301a88018309
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15632
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contextos familiares e aproveitamento na aula de ciências: estudo de características específicas dos processos de socialização primáriaDiscurso pedagógico oficialDiscurso pedagógico familiarOrientação de codificaçãoCompetências de elevado nível de abstracçãoEste trabalho insere-se na linha de investigação desenvolvida pelo projecto ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula). Um dos objectivos fundamentais desta linha de investigação é compreender a influência das componentes sociológicas da família e da escola no aproveitamento diferencial dos alunos provenientes de grupos sócio-culturais distintos, principalmente no que diz respeito a competências de elevado nível de abstracção, procurando, à medida que determina as causas e soluções desse aproveitamento diferencial, encontrar práticas pedagógicas que melhorem o aproveitamento das crianças de grupos sócio-culturais mais desfavorecidos. Enquanto parte da referida linha de investigação, este estudo centra-se na análise do contexto de socialização familiar, nomeadamente a nível das condições do espaço pedagógico familiar, do grau de embebimento do discurso pedagógico oficial no discurso pedagógico familiar, do tipo de orientação de codificação dos pais e da prática pedagógica que os alunos aprendem a valorizar na família, e tenta compreender a relação entre os factores sociológicos desse contexto de socialização e o (in)sucesso dos alunos, medido em função do seu aproveitamento cognitivo nas competências de elevado nível de abstracção em ciências da Natureza.Universidade de Lisboa, Instituto de Ciências SociaisBiblioteca Digital do IPBPires, DelminaMorais, Ana Maria2018-02-08T11:37:21Z19971997-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/15632porPires, Delmina; Morais, Ana Maria (1997). Contextos familiares e aproveitamento na aula de ciências: estudo de características específicas dos processos de socialização primária. Análise Social. ISSN 0003-2573. 32:140, p. 143-1860003-2573info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:36:07Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:02.568964Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contextos familiares e aproveitamento na aula de ciências: estudo de características específicas dos processos de socialização primária
title Contextos familiares e aproveitamento na aula de ciências: estudo de características específicas dos processos de socialização primária
spellingShingle Contextos familiares e aproveitamento na aula de ciências: estudo de características específicas dos processos de socialização primária
Pires, Delmina
Discurso pedagógico oficial
Discurso pedagógico familiar
Orientação de codificação
Competências de elevado nível de abstracção
title_short Contextos familiares e aproveitamento na aula de ciências: estudo de características específicas dos processos de socialização primária
title_full Contextos familiares e aproveitamento na aula de ciências: estudo de características específicas dos processos de socialização primária
title_fullStr Contextos familiares e aproveitamento na aula de ciências: estudo de características específicas dos processos de socialização primária
title_full_unstemmed Contextos familiares e aproveitamento na aula de ciências: estudo de características específicas dos processos de socialização primária
title_sort Contextos familiares e aproveitamento na aula de ciências: estudo de características específicas dos processos de socialização primária
author Pires, Delmina
author_facet Pires, Delmina
Morais, Ana Maria
author_role author
author2 Morais, Ana Maria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Delmina
Morais, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso pedagógico oficial
Discurso pedagógico familiar
Orientação de codificação
Competências de elevado nível de abstracção
topic Discurso pedagógico oficial
Discurso pedagógico familiar
Orientação de codificação
Competências de elevado nível de abstracção
description Este trabalho insere-se na linha de investigação desenvolvida pelo projecto ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula). Um dos objectivos fundamentais desta linha de investigação é compreender a influência das componentes sociológicas da família e da escola no aproveitamento diferencial dos alunos provenientes de grupos sócio-culturais distintos, principalmente no que diz respeito a competências de elevado nível de abstracção, procurando, à medida que determina as causas e soluções desse aproveitamento diferencial, encontrar práticas pedagógicas que melhorem o aproveitamento das crianças de grupos sócio-culturais mais desfavorecidos. Enquanto parte da referida linha de investigação, este estudo centra-se na análise do contexto de socialização familiar, nomeadamente a nível das condições do espaço pedagógico familiar, do grau de embebimento do discurso pedagógico oficial no discurso pedagógico familiar, do tipo de orientação de codificação dos pais e da prática pedagógica que os alunos aprendem a valorizar na família, e tenta compreender a relação entre os factores sociológicos desse contexto de socialização e o (in)sucesso dos alunos, medido em função do seu aproveitamento cognitivo nas competências de elevado nível de abstracção em ciências da Natureza.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-01-01T00:00:00Z
2018-02-08T11:37:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/15632
url http://hdl.handle.net/10198/15632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pires, Delmina; Morais, Ana Maria (1997). Contextos familiares e aproveitamento na aula de ciências: estudo de características específicas dos processos de socialização primária. Análise Social. ISSN 0003-2573. 32:140, p. 143-186
0003-2573
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Instituto de Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Instituto de Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135298400026624