A pintura de paisagem de Dominguez Alvarez na década de 30: uma proposta de releitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria de Vasconcelos Lopes Bonnet da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/141570
Resumo: A presente dissertação foca-se na análise das pinturas de paisagem que Dominguez Alvarez produziu nos primeiros anos da década de 30, com o objectivo de se apresentar como proposta para uma nova leitura do percurso e obra do pintor português. A ligação que Dominguez Alvarez tinha à região do norte de Espanha, a Galiza, sendo frequentemente identificado como um pintor galego, apesar da sua família se ter radicado no Porto ainda antes do seu nascimento, foi o que, muitas vezes, produziu equívocos no que toca ao juízo da sua obra. Assim, através da releitura dos principais trabalhos desenvolvidos sobre Alvarez e da análise ao discurso historiográfico que foi sendo produzido acerca do pintor e da sua obra, esta dissertação pretende desmistificar alguns desses equívocos, ideias e conceitos que foram sendo construídos pela historiografia ao longo dos anos. Com a introdução de diferentes ferramentas no estudo da obra de Dominguez Alvarez, como o questionamento da ingenuidade ou a teoria da recepção estética delineada por Hans Robert Jauss, pretende-se enriquecer a abordagem que vem sendo feita a estas pinturas de paisagem. Ao reconhecer-lhes uma linha identitária, ligada a uma tradição hispânica relativa à Geração de 98 que, por um lado, é apontada como uma das razões impulsionadoras da tipificação da sua obra – por se tratar de referentes desconhecidos na história da pintura portuguesa – por outro, irá enobrecer o estudo destas paisagens. Finalmente, esta dissertação pretende também enriquecer a discussão com enlace daquilo a que se propõe com a análise destas paisagens através de uma observação detalhada.
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