O feedback oral em tarefas de consolidação das aprendizagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/19947 |
Resumo: | Relatório da Componente de Investigação de Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_44361e40f7421a1cd21fe7e6f1c28315 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/19947 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O feedback oral em tarefas de consolidação das aprendizagensFeedback oralconsolidação das aprendizagensavaliação formativa no 1º ciclo do Ensino BásicoFeedbackconsolidation of learningsformative assessment in primary educationRelatório da Componente de Investigação de Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoCom o desenvolvimento do sistema de ensino e com a evolução da sociedade, é cada vez mais notória a existência de salas de aula que apresentam uma heterogeneidade cada vez maior. Esta situação implica que o professor tenha uma maior capacidade de reflexão para adotar uma prática pedagógica capaz de integrar os diferentes alunos. Desde modo, cabe ao professor desenvolver uma prática onde os alunos se sintam motivados e sejam promovidas aprendizagens significativas. Para tal é necessário que o professor, tendo em conta as características do contexto em que está inserido, encontre estratégias que lhe permitam melhorar a sua prática e garantir um ambiente propício ao sucesso dos seus alunos. Nesta perspetiva, este trabalho pretende ajudar a perceber o desenvolvimento de atividades de avaliação formativa no quotidiano de modo a identificar as dificuldades dos alunos e através do feedback oral contribuir para a consolidação das aprendizagens. Este trabalho seguiu uma metodologia próxima da investigação ação devido à natureza do estudo em questão, tendo como objetivos apresentar, interpretar e analisar as tarefas realizadas com os alunos. Através da análise de dados foi possível perceber o impacto positivo do feedback oral nas aprendizagens dos alunos.With the evolution of society and the development of the education system, it is more and more noticeable that the school classes presents a bigger heterogeneity. This situation implies the teacher to have a considerable reflection capacity and adopt a pedagogic practice among the students because of their single and unique characteristics. This way, the teacher must develop a practice to motivate the students and promote significate learnings to them. To this end is necessary that the teacher finds strategies who allow improving his practice and prevents a nice environment to his students reach success, without ignoring his ideologies and the ideologies of the education institution. In this perspective, this work pretends to help to understand the development of activities of formative evaluation to identify the difficulties of the students cross oral feedback and to consolidate their learnings. I developed a reflection study about my pedagogic practice in some assessment moments and feedbacks given to the students I had to deal with. This work as followed a methodology near the action research because of the nature of the study. Thru the data analysis I was able to see and reflect about my practice to fully understand the impact that positive feedback has in students learning.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de EducaçãoPinto, JorgeRepositório ComumDiogo, Sara Santos2018-01-05T15:14:43Z2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/19947TID:201818485porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:53:01Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/19947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:57.838274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O feedback oral em tarefas de consolidação das aprendizagens |
title |
O feedback oral em tarefas de consolidação das aprendizagens |
spellingShingle |
O feedback oral em tarefas de consolidação das aprendizagens Diogo, Sara Santos Feedback oral consolidação das aprendizagens avaliação formativa no 1º ciclo do Ensino Básico Feedback consolidation of learnings formative assessment in primary education |
title_short |
O feedback oral em tarefas de consolidação das aprendizagens |
title_full |
O feedback oral em tarefas de consolidação das aprendizagens |
title_fullStr |
O feedback oral em tarefas de consolidação das aprendizagens |
title_full_unstemmed |
O feedback oral em tarefas de consolidação das aprendizagens |
title_sort |
O feedback oral em tarefas de consolidação das aprendizagens |
author |
Diogo, Sara Santos |
author_facet |
Diogo, Sara Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, Jorge Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diogo, Sara Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feedback oral consolidação das aprendizagens avaliação formativa no 1º ciclo do Ensino Básico Feedback consolidation of learnings formative assessment in primary education |
topic |
Feedback oral consolidação das aprendizagens avaliação formativa no 1º ciclo do Ensino Básico Feedback consolidation of learnings formative assessment in primary education |
description |
Relatório da Componente de Investigação de Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12 2017-12-01T00:00:00Z 2018-01-05T15:14:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/19947 TID:201818485 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/19947 |
identifier_str_mv |
TID:201818485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135349895593984 |