O feedback oral em tarefas de consolidação das aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diogo, Sara Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/19947
Resumo: Relatório da Componente de Investigação de Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_44361e40f7421a1cd21fe7e6f1c28315
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/19947
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O feedback oral em tarefas de consolidação das aprendizagensFeedback oralconsolidação das aprendizagensavaliação formativa no 1º ciclo do Ensino BásicoFeedbackconsolidation of learningsformative assessment in primary educationRelatório da Componente de Investigação de Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoCom o desenvolvimento do sistema de ensino e com a evolução da sociedade, é cada vez mais notória a existência de salas de aula que apresentam uma heterogeneidade cada vez maior. Esta situação implica que o professor tenha uma maior capacidade de reflexão para adotar uma prática pedagógica capaz de integrar os diferentes alunos. Desde modo, cabe ao professor desenvolver uma prática onde os alunos se sintam motivados e sejam promovidas aprendizagens significativas. Para tal é necessário que o professor, tendo em conta as características do contexto em que está inserido, encontre estratégias que lhe permitam melhorar a sua prática e garantir um ambiente propício ao sucesso dos seus alunos. Nesta perspetiva, este trabalho pretende ajudar a perceber o desenvolvimento de atividades de avaliação formativa no quotidiano de modo a identificar as dificuldades dos alunos e através do feedback oral contribuir para a consolidação das aprendizagens. Este trabalho seguiu uma metodologia próxima da investigação ação devido à natureza do estudo em questão, tendo como objetivos apresentar, interpretar e analisar as tarefas realizadas com os alunos. Através da análise de dados foi possível perceber o impacto positivo do feedback oral nas aprendizagens dos alunos.With the evolution of society and the development of the education system, it is more and more noticeable that the school classes presents a bigger heterogeneity. This situation implies the teacher to have a considerable reflection capacity and adopt a pedagogic practice among the students because of their single and unique characteristics. This way, the teacher must develop a practice to motivate the students and promote significate learnings to them. To this end is necessary that the teacher finds strategies who allow improving his practice and prevents a nice environment to his students reach success, without ignoring his ideologies and the ideologies of the education institution. In this perspective, this work pretends to help to understand the development of activities of formative evaluation to identify the difficulties of the students cross oral feedback and to consolidate their learnings. I developed a reflection study about my pedagogic practice in some assessment moments and feedbacks given to the students I had to deal with. This work as followed a methodology near the action research because of the nature of the study. Thru the data analysis I was able to see and reflect about my practice to fully understand the impact that positive feedback has in students learning.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de EducaçãoPinto, JorgeRepositório ComumDiogo, Sara Santos2018-01-05T15:14:43Z2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/19947TID:201818485porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:53:01Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/19947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:57.838274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O feedback oral em tarefas de consolidação das aprendizagens
title O feedback oral em tarefas de consolidação das aprendizagens
spellingShingle O feedback oral em tarefas de consolidação das aprendizagens
Diogo, Sara Santos
Feedback oral
consolidação das aprendizagens
avaliação formativa no 1º ciclo do Ensino Básico
Feedback
consolidation of learnings
formative assessment in primary education
title_short O feedback oral em tarefas de consolidação das aprendizagens
title_full O feedback oral em tarefas de consolidação das aprendizagens
title_fullStr O feedback oral em tarefas de consolidação das aprendizagens
title_full_unstemmed O feedback oral em tarefas de consolidação das aprendizagens
title_sort O feedback oral em tarefas de consolidação das aprendizagens
author Diogo, Sara Santos
author_facet Diogo, Sara Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Jorge
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Diogo, Sara Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Feedback oral
consolidação das aprendizagens
avaliação formativa no 1º ciclo do Ensino Básico
Feedback
consolidation of learnings
formative assessment in primary education
topic Feedback oral
consolidação das aprendizagens
avaliação formativa no 1º ciclo do Ensino Básico
Feedback
consolidation of learnings
formative assessment in primary education
description Relatório da Componente de Investigação de Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2017-12-01T00:00:00Z
2018-01-05T15:14:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/19947
TID:201818485
url http://hdl.handle.net/10400.26/19947
identifier_str_mv TID:201818485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135349895593984