Escola a tempo inteiro: dimensões de análise, ideias e hibridismos de uma política pública de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Carlos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14916
Resumo: A ideia de escola a tempo inteiro (ETI) em Portugal está associada à missão da escola pública e ao papel do Estado na provisão da educação integral da criança/do aluno e na promoção da igualdade de oportunidades no acesso a serviços públicos de educação que garantam a eficácia e a qualidade das aprendizagens e do sistema educativo. A problematização da ETI, encarada como política pública de educação, preconiza a emergência de “novas” formas de ação educativa, de outra conceção de escola pública, que monopoliza a educação integral do aluno, e de outros modos de administração na prestação de serviços públicos de educação. A opção teórica por uma abordagem interpretativa baseada na “análise das políticas públicas” permite percecionar as ideias preconizadas e os problemas político-educativos para os quais a política de ETI é apresentada como solução construída. Esta abordagem põe em evidência a natureza híbrida dos “modelos” de implementação da política presentes nas tensões entre tendências homogeneizadoras, coercivas, centralizadoras e estatizantes e tendências descentralizadoras preconizadoras da diversidade, do princípio da subsidiariedade e da liberdade de escolha. Palavras-chave: Escola a tempo inteiro. Escola pública. Política educativa. Análise das políticas públicas.
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A opção teórica por uma abordagem interpretativa baseada na “análise das políticas públicas” permite percecionar as ideias preconizadas e os problemas político-educativos para os quais a política de ETI é apresentada como solução construída. Esta abordagem põe em evidência a natureza híbrida dos “modelos” de implementação da política presentes nas tensões entre tendências homogeneizadoras, coercivas, centralizadoras e estatizantes e tendências descentralizadoras preconizadoras da diversidade, do princípio da subsidiariedade e da liberdade de escolha. Palavras-chave: Escola a tempo inteiro. Escola pública. Política educativa. Análise das políticas públicas.Abstract The full-time school idea (FTS) in Portugal is associated with the public school mission and the state role in the provision of integral education of the child / student and promoting equal opportunities in access to public education services to ensure the effectiveness and quality of learning and the education system. The problematics of the FTS, regarded as a public policy education, advocates the emergence of "new" forms of educational action, another conception of public school, which monopolizes the integral education of the student, and other modes of administration in providing public services of Education. The theoretical option for an interpretative approach based on "public policy analysis" allows to perceive the proposed ideas and the political and educational problems for which the FTS policy is presented as built solution. This approach highlights the hybrid nature of the implementation "models" of the policy present in the tensions between homogenizing tendencies, coercive, centralist and statist tendencies and decentralizing, proposing diversity, the principle of subsidiarity and freedom of choice. Keywords: Full-time school. Public school. Educational policy. Public policy analysisResumen La idea de la escuela de tiempo completo (ETC) en Portugal se asocia con la misión de la escuela pública y el papel del Estado en la provisión de la educación integral del niño / estudiante y la promoción de la igualdad de oportunidades en el acceso a los servicios de educación pública para garantizar la eficacia y la calidad del aprendizaje y del sistema educativo. La problemática de la ETC, considerada como una política pública de educación, preconiza la aparición de "nuevas" formas de acción educativa, una otra concepción de la escuela pública, que monopoliza la formación integral del estudiante, y otros modos de administración en la prestación de los servicios públicos la educación. La opción teórica por un enfoque interpretativo basado en el "análisis de políticas públicas" permite percibir las ideas propuestas y los problemas políticos y educativos para los que la política de ETC se presenta como una solución construida. Este enfoque pone de relieve el carácter híbrido de los "modelos" de implementación de la política presentes en las tensiones entre tendencias homogeneizadoras, coercitivas, centralizadoras y estatistas y tendencias preconizadoras de la diversidad, de la descentralización, del principio de subsidiariedad y de la libertad de elección. Palabras clave: Escuela de jornada completa. Escuela pública. Política educativa. Análisis de políticas públicas.RCIPLPires, Carlos2022-08-09T12:52:17Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14916porPires, C. Escola a tempo inteiro: dimensões de análise, ideias e hibridismos de uma política pública de educação. Educação: Teoria e Prática, v. 27, n. 56, p. 611-627, 21 mar. 2018.1981-810610.18675/1981-8106.vol27.n56.p611-627info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:11:42Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14916Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:38.212903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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