Projeto de célula robotizada para a indústria automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/15614 |
Resumo: | O século XX foi uma fase de imensa evolução no que se refere à mobilidade, e o automóvel tornou-se um bem essencial à sociedade que conhecemos nos dias de hoje. O lugar que o automóvel conquistou levou a uma imensa evolução na indústria automóvel, fazendo desta um pilar na economia mundial. Com o crescimento aumenta a responsabilidade, e a indústria automóvel enfrenta nos dias de hoje o seu maior desafio, manter-se em constante evolução, absorvendo as necessidades do mercado no que se refere à enorme quantidade de peças e componentes que acompanham a produção do automóvel, e ao mesmo tempo acompanhar os requisites de qualidade e prazo de entrega. O crescimento da indústria levou a uma necessidade de produção em massa, que obriga os produtores a investir em novas técnicas e métodos de produção. Ao longo do tempo a automação e a robótica tornaram-se a melhor via para alcançar os objetivos pretendidos no mercado. Assim, a automação apresenta-se, tal como a indústria automóvel, numa evolução constante, surgindo constantemente com novas soluções. As linhas de produção e montagem recorrem cada vez mais aos processos completamente automatizados. Com isto, este trabalho surge em resposta às necessidades de um fabricante de componentes para a indústria automóvel. Nas linhas de injeção de plásticos a produção é constante e realizada de forma rápida, e para aproveitar essa rapidez é desejável a realização de etapas de montagem de componentes imediatamente após saída das peças do molde de injeção. O trabalho consiste no projeto de uma célula robotizada para inserção de componentes em duas peças automóvel, distintas, imediatamente após o processo de injeção. O objetivo é a conceção de um equipamento completamente automático, capaz de fazer a inserção de componentes com recurso a um robô de seis eixos. Para receber as peças, o equipamento deve estar pronto para o seu posicionamento em todos os eixos cartesianos e, para auxiliar o funcionamento do robô, o equipamento tem de apresentar um sistema de carregamento de componentes numa ferramenta. Os resultados deste trabalho foram positivos, o equipamento foi concluído e entregue ao cliente, cumprindo os requisitos por ele impostos, no que se refere a construção, e, essencialmente, no que se refere a tempo de ciclo. |
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Ao longo do tempo a automação e a robótica tornaram-se a melhor via para alcançar os objetivos pretendidos no mercado. Assim, a automação apresenta-se, tal como a indústria automóvel, numa evolução constante, surgindo constantemente com novas soluções. As linhas de produção e montagem recorrem cada vez mais aos processos completamente automatizados. Com isto, este trabalho surge em resposta às necessidades de um fabricante de componentes para a indústria automóvel. Nas linhas de injeção de plásticos a produção é constante e realizada de forma rápida, e para aproveitar essa rapidez é desejável a realização de etapas de montagem de componentes imediatamente após saída das peças do molde de injeção. O trabalho consiste no projeto de uma célula robotizada para inserção de componentes em duas peças automóvel, distintas, imediatamente após o processo de injeção. O objetivo é a conceção de um equipamento completamente automático, capaz de fazer a inserção de componentes com recurso a um robô de seis eixos. Para receber as peças, o equipamento deve estar pronto para o seu posicionamento em todos os eixos cartesianos e, para auxiliar o funcionamento do robô, o equipamento tem de apresentar um sistema de carregamento de componentes numa ferramenta. Os resultados deste trabalho foram positivos, o equipamento foi concluído e entregue ao cliente, cumprindo os requisitos por ele impostos, no que se refere a construção, e, essencialmente, no que se refere a tempo de ciclo.On the XX century there was a major evolution regarding mobility, and the automobile became an essential part of society as we know it today. The role that the automobile conquered led to an immense growth of the automobile industry, making it a cornerstone of the global economy. With growth comes an increase in responsibility, and the automobile industry faces today its biggest challenge, which is keeping a constant evolution, accounting for the market needs in what comes to the enormous quantity of parts and systems that go hand in hand with the production of the automobile, and at the same time keep up with the quality requirements and deadlines. With the growth of this industry came the need to mass produce, which obligates the suppliers to invest in new technologies and production methods. Throughout the time, automation and robotics became the best way to achieve the goals required by the market. Therefore, likewise the automotive industry, the automation presents itself at a constant evolution, constantly presenting new solutions. The production and assembly lines increasingly resort to completely automated processes. Therefore, this thesis was born and rooted on the needs of a component’s supplier to the automotive industry. In which regards to the injection of plastic, the production is fluent and quick, and to take advantage of such speed it is desirable to execute the assembly steps right after the removal of the parts from the injection molds. The thesis consists of the design of a robotized cell with the goal of inserting components in two different automobile parts, right after the injection process. The idea is to conceptualize and conceive a completely automated equipment, capable of executing this task using a six-axis robot. To nest the part, the equipment must be ready to ensure the positioning and locking of the part in all axes and, to lighten the robot’s job, must also be capable of using a feeding system to load the robot’s tool. The results of this project were positive, the equipment was successfully concluded and delivered to the costumer, meeting the construction requirements, and, most importantly, the cycle time.Campilho, Raul Duarte Salgueiral GomesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Joaquim António Pinto2021-11-07T01:30:27Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15614TID:202343073porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:43Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15614Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:19.534394Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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