Respostas fisiológicas e comportamentais de vacas Holandesas mantidas em sistemas adiabático evaporativo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, R.A.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Leme, T.M., Neto, P.F., Balieiro, J.C.C., Titto, E.A.L., Pereira, A.M.F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9409
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar a influência de recursos de climatização, ventilação e nebulização, sobre a fisiologia e o comportamento de vacas Holandesas alojadas em free-stall, durante o verão do sudeste brasileiro. Foram utilizadas 20 vacas Holandesas submetidas a dois tratamentos com e sem climatização. Os parâmetros ambientais registrados foram temperatura de bulbo seco, umidade relativa do ar e temperatura de globo negro. As variáveis fisiológicas avaliadas foram temperatura retal e frequência respiratória. As variáveis comportamentais registradas foram postura e suas atividades dentro da instalação. Para análise estatística utilizou-se a metodologia de quadrados mínimos por meio do procedimento PROC MIXED e PROC GLM. Apesar das diferenças estatísticas obtidas para as variáveis fisiológicas, as mesmas não foram biologicamente efetivas e indicaram que os animais se encontravam em conforto térmico. Os animais que dispunham de ventilação e nebulização alimentaram-se mesmo nas horas mais quentes do dia. A climatização é uma estratégia que permite maior conforto térmico aos animais e por consequência pode aperfeiçoar a produção leiteira através do aumento no consumo alimentar.
id RCAP_447abfdb1654d3fbd53b9051052a15c3
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9409
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Respostas fisiológicas e comportamentais de vacas Holandesas mantidas em sistemas adiabático evaporativo.Physiological and behavioral responses of Holstein cows housed under cooling systemBovinos de leitecomportamentonebulizaçãoventilaçãoEste estudo teve como objetivo avaliar a influência de recursos de climatização, ventilação e nebulização, sobre a fisiologia e o comportamento de vacas Holandesas alojadas em free-stall, durante o verão do sudeste brasileiro. Foram utilizadas 20 vacas Holandesas submetidas a dois tratamentos com e sem climatização. Os parâmetros ambientais registrados foram temperatura de bulbo seco, umidade relativa do ar e temperatura de globo negro. As variáveis fisiológicas avaliadas foram temperatura retal e frequência respiratória. As variáveis comportamentais registradas foram postura e suas atividades dentro da instalação. Para análise estatística utilizou-se a metodologia de quadrados mínimos por meio do procedimento PROC MIXED e PROC GLM. Apesar das diferenças estatísticas obtidas para as variáveis fisiológicas, as mesmas não foram biologicamente efetivas e indicaram que os animais se encontravam em conforto térmico. Os animais que dispunham de ventilação e nebulização alimentaram-se mesmo nas horas mais quentes do dia. A climatização é uma estratégia que permite maior conforto térmico aos animais e por consequência pode aperfeiçoar a produção leiteira através do aumento no consumo alimentar.2014-01-08T16:08:33Z2014-01-082013-10-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/9409http://hdl.handle.net/10174/9409porVilela R.A., Leme T.M.C., Fantinato Neto P., Titto C.G., Pereira A.F.M., Balieiro J.C.C. & Titto E.A.L. 2013. [Physiological and behavioral responses of Holstein cows housed under cooling system.] Repostas fisiológicas e comportamentais de vacas Holandesas mantidas em sistema adiabático evaporativo. Pesquisa Veterinária Brasileira 33(11):1379-1384.http://www.pvb.com.br/index.php?link=verart&tipo=ID&campo1=1309ndndndndndnd207Vilela, R.A.Leme, T.M.Neto, P.F.Balieiro, J.C.C.Titto, E.A.L.Pereira, A.M.F.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:46:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9409Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:01:40.784360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Respostas fisiológicas e comportamentais de vacas Holandesas mantidas em sistemas adiabático evaporativo.
Physiological and behavioral responses of Holstein cows housed under cooling system
title Respostas fisiológicas e comportamentais de vacas Holandesas mantidas em sistemas adiabático evaporativo.
spellingShingle Respostas fisiológicas e comportamentais de vacas Holandesas mantidas em sistemas adiabático evaporativo.
Vilela, R.A.
Bovinos de leite
comportamento
nebulização
ventilação
title_short Respostas fisiológicas e comportamentais de vacas Holandesas mantidas em sistemas adiabático evaporativo.
title_full Respostas fisiológicas e comportamentais de vacas Holandesas mantidas em sistemas adiabático evaporativo.
title_fullStr Respostas fisiológicas e comportamentais de vacas Holandesas mantidas em sistemas adiabático evaporativo.
title_full_unstemmed Respostas fisiológicas e comportamentais de vacas Holandesas mantidas em sistemas adiabático evaporativo.
title_sort Respostas fisiológicas e comportamentais de vacas Holandesas mantidas em sistemas adiabático evaporativo.
author Vilela, R.A.
author_facet Vilela, R.A.
Leme, T.M.
Neto, P.F.
Balieiro, J.C.C.
Titto, E.A.L.
Pereira, A.M.F.
author_role author
author2 Leme, T.M.
Neto, P.F.
Balieiro, J.C.C.
Titto, E.A.L.
Pereira, A.M.F.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, R.A.
Leme, T.M.
Neto, P.F.
Balieiro, J.C.C.
Titto, E.A.L.
Pereira, A.M.F.
dc.subject.por.fl_str_mv Bovinos de leite
comportamento
nebulização
ventilação
topic Bovinos de leite
comportamento
nebulização
ventilação
description Este estudo teve como objetivo avaliar a influência de recursos de climatização, ventilação e nebulização, sobre a fisiologia e o comportamento de vacas Holandesas alojadas em free-stall, durante o verão do sudeste brasileiro. Foram utilizadas 20 vacas Holandesas submetidas a dois tratamentos com e sem climatização. Os parâmetros ambientais registrados foram temperatura de bulbo seco, umidade relativa do ar e temperatura de globo negro. As variáveis fisiológicas avaliadas foram temperatura retal e frequência respiratória. As variáveis comportamentais registradas foram postura e suas atividades dentro da instalação. Para análise estatística utilizou-se a metodologia de quadrados mínimos por meio do procedimento PROC MIXED e PROC GLM. Apesar das diferenças estatísticas obtidas para as variáveis fisiológicas, as mesmas não foram biologicamente efetivas e indicaram que os animais se encontravam em conforto térmico. Os animais que dispunham de ventilação e nebulização alimentaram-se mesmo nas horas mais quentes do dia. A climatização é uma estratégia que permite maior conforto térmico aos animais e por consequência pode aperfeiçoar a produção leiteira através do aumento no consumo alimentar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22T00:00:00Z
2014-01-08T16:08:33Z
2014-01-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9409
http://hdl.handle.net/10174/9409
url http://hdl.handle.net/10174/9409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vilela R.A., Leme T.M.C., Fantinato Neto P., Titto C.G., Pereira A.F.M., Balieiro J.C.C. & Titto E.A.L. 2013. [Physiological and behavioral responses of Holstein cows housed under cooling system.] Repostas fisiológicas e comportamentais de vacas Holandesas mantidas em sistema adiabático evaporativo. Pesquisa Veterinária Brasileira 33(11):1379-1384.
http://www.pvb.com.br/index.php?link=verart&tipo=ID&campo1=1309
nd
nd
nd
nd
nd
nd
207
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136500630159360