O papel da mobilidade pedonal na eficiência energética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Margarido, Rui Gabriel Ribeiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12091
Resumo: Os transportes garantem liberdade de ação à população facilitando o desenvolvimento eficaz das mais variadas atividades. Devido à importância assumida por estes meios no quotidiano pessoal e social, é imperativo perceber a complexidade dos vários sistemas de transportes viários e os múltiplos fatores que neles intervêm, como os modelos habitacionais humanos e de consumo, a organização da produção e a disponibilidade de infraestruturas. De um ponto de vista utilitarista e no que concerne ao planeamento de transportes urge perceber como melhorar o transporte viário através de uma mais eficaz gestão do tráfego rodoviário e pedonal. Isto pode ser realizado através de três formas: melhoria dos sistemas de transporte público, planeamento para promover a mobilidade ciclável e a mobilidade pedonal. Como tal, o trabalho realizado nesta Dissertação de Mestrado pretendeu analisar a resposta comportamental, ao nível de emissões, dos vários intervenientes da Avenida Dr. Lourenço Peixinho à aplicação de políticas de estímulo ao movimento pedonal. A modelação microscópica de tráfego e peões foi realizada através do software VISSIM. Para a estimativa das emissões utilizou-se uma metodologia baseada na potência específica do veículo (VSP) e que tem como finalidade estimar as emissões segundo-a-segundo. Como medidas de desempenho a comparar foram utilizados os tempos de atravessamento da Avenida, os atrasos, paragens e emissões, tanto desta artéria como da rede geral. Os cenários estabelecidos passaram por analisar os resultados da supressão de uma via por faixa (sendo utilizado esse espaço para aumento dos passeios e consequente conforto do peão), criação de parques de estacionamento (que visam retirar veículos, atravessando as pessoas a Avenida a caminhar) e diminuição da velocidade de circulação para 30km/h (com o objetivo de promover a acalmia de tráfego). Os resultados obtidos, quando aplicado o primeiro cenário, demonstram um aumento do tempo de atravessamento e de conflitos, mais preocupantes no sentido rotunda das pontes – estação de comboios, em relação às emissões existe um aumento de 10% na ALP. A implementação de parques de estacionamento fora do centro (o que conduziria a uma redução de 23% da totalidade do tráfego na ALP) aconteceu apenas no sentido Estação de comboios – Rotunda das pontes e levou a uma diminuição, em relação ao cenário anterior, do tempo de atravessamento assim como de atrasos e paragens. No sentido inverso não existiram alterações. Mesmo assim, na ALP, o nível de emissões diminuiu em 10%, quando comparado com o cenário base. No terceiro e último cenário, com a limitação da velocidade para 30km/h aumentou o tempo de atravessamento em cerca de 60s em ambos os sentidos, tendo o número de paragens e atrasos também aumentado. No que às emissões diz respeito, comparando com o cenário base, o CO2 diminui 10% (mantém o mesmo valor do cenário anterior), o CO e o NOx diminuem para 75% enquanto os hidrocarbonetos aumentam atingindo os valores iniciais.
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Como tal, o trabalho realizado nesta Dissertação de Mestrado pretendeu analisar a resposta comportamental, ao nível de emissões, dos vários intervenientes da Avenida Dr. Lourenço Peixinho à aplicação de políticas de estímulo ao movimento pedonal. A modelação microscópica de tráfego e peões foi realizada através do software VISSIM. Para a estimativa das emissões utilizou-se uma metodologia baseada na potência específica do veículo (VSP) e que tem como finalidade estimar as emissões segundo-a-segundo. Como medidas de desempenho a comparar foram utilizados os tempos de atravessamento da Avenida, os atrasos, paragens e emissões, tanto desta artéria como da rede geral. Os cenários estabelecidos passaram por analisar os resultados da supressão de uma via por faixa (sendo utilizado esse espaço para aumento dos passeios e consequente conforto do peão), criação de parques de estacionamento (que visam retirar veículos, atravessando as pessoas a Avenida a caminhar) e diminuição da velocidade de circulação para 30km/h (com o objetivo de promover a acalmia de tráfego). Os resultados obtidos, quando aplicado o primeiro cenário, demonstram um aumento do tempo de atravessamento e de conflitos, mais preocupantes no sentido rotunda das pontes – estação de comboios, em relação às emissões existe um aumento de 10% na ALP. A implementação de parques de estacionamento fora do centro (o que conduziria a uma redução de 23% da totalidade do tráfego na ALP) aconteceu apenas no sentido Estação de comboios – Rotunda das pontes e levou a uma diminuição, em relação ao cenário anterior, do tempo de atravessamento assim como de atrasos e paragens. No sentido inverso não existiram alterações. Mesmo assim, na ALP, o nível de emissões diminuiu em 10%, quando comparado com o cenário base. No terceiro e último cenário, com a limitação da velocidade para 30km/h aumentou o tempo de atravessamento em cerca de 60s em ambos os sentidos, tendo o número de paragens e atrasos também aumentado. No que às emissões diz respeito, comparando com o cenário base, o CO2 diminui 10% (mantém o mesmo valor do cenário anterior), o CO e o NOx diminuem para 75% enquanto os hidrocarbonetos aumentam atingindo os valores iniciais.Transportation facilitates the effective development of various activities. Due to the importance assumed by these means in everyday personal and social activities, it is imperative to understand the complexity of the various systems of road transportation and the multiple factors that are involved in them, such as housing models and human consumption, the organization of production and the availability of infrastructure. From a utilitarian point of view, and regarding transportation planning, it is urgent to realize how to improve road transportation through a more effective road traffic and pedestrian management. This can be done through three ways: improvement of public transportation, cycling and pedestrian planning. The main objective of this Master's Dissertation was to analyse the behavioural response, in terms of emissions, of various stakeholders of the city of Aveiro with the implementation of policies to stimulate pedestrian mobility. VISSIM microscopic simulation model was used to simulate both vehicles and pedestrians. To estimate emissions methodology based on vehicle specific power (VSP) was used, which aims to estimate emissions second-by-second. Times of crossing the Avenida Lourenço Peixinho (ALP), delays, stops and emissions were used as performance measures. The scenarios established were focused in a lane suppression (this space being used to increase pedestrian sidewalks), creation of parking lots outside the centre (with the purpose of removing vehicles in the centre of the city and to emphasize pedestrian mobility) and speed decrease to 30km/h (with the objective to promote traffic calming). The results of the first scenario show an increase of ALP crossing time and conflicts in the direction “Rotunda das Pontes” - railway station. Regarding emissions there is an increase of 10% in ALP. The construction of parking lots outside the city centre (which would lead to a 23% reduction of the total traffic on ALP) occurred only in the direction Railway station - Rotunda das Pontes and led to a decrease in the time, delays and stops, comparing to the previous scenario. In the opposite direction there were no changes. In ALP the level of emissions decreased 10% when compared to the baseline scenario. In the third and last scenario, with the speed limitation of 30km/h, time increased about 60s in both directions, and the stops and delays also increased. Regarding emissions, comparing with baseline scenario, CO2 decreased 10% (has the same value of the previous scenario), CO and NOx decreases to 75% and HC increases to initial values.Universidade de Aveiro2014-04-14T09:12:56Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12091TID:201591863porMargarido, Rui Gabriel Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:21:55Zoai:ria.ua.pt:10773/12091Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:20.136990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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