Estudo da história delitiva e auto-hetero percepção em sujeitos sob regime tutelar educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varandas, Filipa Marques
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2608
Resumo: Na presente investigação pretendeu-se analisar a influência de algumas variáveis psicológicas e relacionais na delinquência juvenil, focando também outras variáveis como problemas de comportamento, delinquência auto relatada, autoestima e desejabilidade social. Foi também analisada a influência de variáveis sociodemográficas e de tipo criminal dos sujeitos. A amostra é constituída por 99 participantes, com idades compreendidas entre os 14 e os 19 anos de idade. Desta amostra 33 sujeitos eram adolescentes delinquentes, a cumprirem Medidas Tutelares Educativas num Centro Educativo do Interior de Portugal e 66 eram não delinquentes. No estudo foram aplicados um questionário sociodemográfico e quatro instrumentos de medida psicológica a ambas a subamostras de sujeitos, Escala de Autoestima de Rosenberg, Questionário de a Agressividade, Inventário de Comportamentos delinquentes e a Escala de Desejabilidade Social de Marlowe-Crowne. Dos resultados obtidos destacam-se a influência da família como agente da socialização primária, inquiridos que possuem os pais divorciados são os que dão entrada mais novos no centro educativo uma vez que possui uma média superior (72.7). Os jovens com comportamentos delitivos são oriundos de famílias com níveis educativos baixos, mais de 35 % são analfabetos, os restantes oscilam entre o 1ºCEB e o 3º CEB. Parece haver uma associação entre os níveis de escolaridade e os diversos fatores ligados ao comportamento delitivo, os inquiridos que possuem apenas o 2º ciclo na escala de agressividade apresenta maiores índices (98.00), bem como na análise da escala da delinquência, os inquiridos com 1º Ciclo que dão mais importância à delinquência, tendo a média superior (73.61). Ao nível da autoestima negativa, o grupo 1 obtiveram uma média de 9.79 (DP=3.542) e o grupo 2 obtiveram média de 9.06 (DP=1.767), observando-se uma grande diferença estatisticamente significativa (t=-2.089; p=0.037 e t=-2.652; p=0.008), sendo que a média da diferença de pares foi de 0.73 (DP=2.655). O presente estudo torna-se pertinente na medida em que permite compreender magnitude com que os comportamentos delinquentes e violentos atingem a população mais jovem e se repercutem na sociedade dos nossos dias.
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No estudo foram aplicados um questionário sociodemográfico e quatro instrumentos de medida psicológica a ambas a subamostras de sujeitos, Escala de Autoestima de Rosenberg, Questionário de a Agressividade, Inventário de Comportamentos delinquentes e a Escala de Desejabilidade Social de Marlowe-Crowne. Dos resultados obtidos destacam-se a influência da família como agente da socialização primária, inquiridos que possuem os pais divorciados são os que dão entrada mais novos no centro educativo uma vez que possui uma média superior (72.7). Os jovens com comportamentos delitivos são oriundos de famílias com níveis educativos baixos, mais de 35 % são analfabetos, os restantes oscilam entre o 1ºCEB e o 3º CEB. Parece haver uma associação entre os níveis de escolaridade e os diversos fatores ligados ao comportamento delitivo, os inquiridos que possuem apenas o 2º ciclo na escala de agressividade apresenta maiores índices (98.00), bem como na análise da escala da delinquência, os inquiridos com 1º Ciclo que dão mais importância à delinquência, tendo a média superior (73.61). Ao nível da autoestima negativa, o grupo 1 obtiveram uma média de 9.79 (DP=3.542) e o grupo 2 obtiveram média de 9.06 (DP=1.767), observando-se uma grande diferença estatisticamente significativa (t=-2.089; p=0.037 e t=-2.652; p=0.008), sendo que a média da diferença de pares foi de 0.73 (DP=2.655). O presente estudo torna-se pertinente na medida em que permite compreender magnitude com que os comportamentos delinquentes e violentos atingem a população mais jovem e se repercutem na sociedade dos nossos dias.In the present study we sought to examine the influence of psychological variables and relational in juvenile delinquency, focusing on other variables such as behavior problems, delinquency, self-esteem and social desirability. We also analyzed the influence of sociodemographics and criminal type of subject. The sample consists of 99 participants, aged between 14 and 19 years old. Of these 33 subjects were adolescent offenders to abide Guardianship Educational Measurements Educational Center in the Interior of Portugal and 66 were not criminals. In this study were used: the demographic questionnaire and four instruments of psychological measure, both the subsamples of subjects, Rosenberg Self-Esteem Scale, the Aggression Questionnaire, Behaviour Inventory offenders and Social Desirability Scale Marlowe – Crowne. The results highlight the influence of the family as the primary socialization agent, respondents who have divorced parents are the ones who give more input on new educational center since it has a higher average (72.7). Adolescence with criminal behavior come from families with low levels of education, more than 35 % are illiterate, the remaining oscillate between the 1st and 3rd basic education. There seems to be an association between levels of education and the various factors related to criminal behavior , respondents who have only the 2nd cycle on aggressiveness scale shows the highest rates ( 98.00 ) , as well as analysis of the scale of crime , respondents with 1 cycle which give more importance to the crime , and the higher average ( 73.61 ) . At the level of negative self-esteem , group 1 had a mean of 9.79 ( SD = 3.542 ) and group 2 had an average of 9.6 ( SD= 1.767 ), observing a large statistically significant difference ( t = -2089 , p = 0.037 e t = -2652 , p = 0.008) , with a mean difference of pairs was 0.73 ( SD = 2.655). We think this study is relevant because allows us to understand the magnitude with which delinquent and violent behavior reach the younger and have a huge impact on our society.Maia, Luís Alberto Coelho RebelouBibliorumVarandas, Filipa Marques2014-11-11T17:13:59Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2608TID:201276445porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:44Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2608Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:14.884610Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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