Relatório de estágio na MDA - Moldes de Azeméis: o impacto na performance das equipas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Inês Silva Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36217
Resumo: O presente relatório tem como objetivo dar a conhecer as atividades desenvolvidas no decorrer do estágio curricular, realizado no Departamento Comercial e Departamento de Marketing da MDA – Moldes de Azeméis, a fim de concluir o Mestrado em Línguas e Relações Empresariais da Universidade de Aveiro. Estive inserida na MDA, onde pude observar in loco formas e cultura empresarial, bem como aprender sobre Marketing, através do desenvolvimento do logótipo para o Departamento de Inovação, da renovação da imagem e design dos papéis timbrados utilizados, da criação de um cartão de visita virtual para a utilização durante eventos externos, entre outros. No âmbito deste estágio procurou-se explorar e aplicar algumas ferramentas na área de gestão, nomeadamente o modelo de cinco forças de Porter no sentido de formular recomendações de gestão ao nível da imagem corporativa e comunicação de mercado da empresa. Como suporte às atividades desenvolvidas foi realizada uma breve revisão da literatura sobre a marca corporativa e a comunicação do mercado business-to-business.
id RCAP_449d237aedf2133a417febb339c1027c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/36217
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio na MDA - Moldes de Azeméis: o impacto na performance das equipasSimoldesMDAInternacionalizaçãoIndústria portuguesa de moldesMarca corporativaComunicaçãoO presente relatório tem como objetivo dar a conhecer as atividades desenvolvidas no decorrer do estágio curricular, realizado no Departamento Comercial e Departamento de Marketing da MDA – Moldes de Azeméis, a fim de concluir o Mestrado em Línguas e Relações Empresariais da Universidade de Aveiro. Estive inserida na MDA, onde pude observar in loco formas e cultura empresarial, bem como aprender sobre Marketing, através do desenvolvimento do logótipo para o Departamento de Inovação, da renovação da imagem e design dos papéis timbrados utilizados, da criação de um cartão de visita virtual para a utilização durante eventos externos, entre outros. No âmbito deste estágio procurou-se explorar e aplicar algumas ferramentas na área de gestão, nomeadamente o modelo de cinco forças de Porter no sentido de formular recomendações de gestão ao nível da imagem corporativa e comunicação de mercado da empresa. Como suporte às atividades desenvolvidas foi realizada uma breve revisão da literatura sobre a marca corporativa e a comunicação do mercado business-to-business.This report aims to present the activities developed during the curricular internship, carried out both in the Commercial Department and Marketing Department of MDA - Moldes de Azeméis, in order to obtain the Master's Degree in Languages and Business Relations from the University of Aveiro. I was working at MDA, where I could observe in loco the corporate forms and culture, as well as learn about Marketing, through the development of the Innovation Department logo, the renewal of the image and design of the letterheads used, the creation of a virtual business card to be used during external events, among others. In the scope of this internship, some tools of management were applied, namely Porter's five forces model in order to formulate management recommendations at the level of corporate image and market communication of the company. To support the activities developed a brief literature review was carried out on corporate branding and business-to-business market communication.2023-02-03T11:16:52Z2022-11-30T00:00:00Z2022-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36217porSoares, Inês Silva Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:51Zoai:ria.ua.pt:10773/36217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:05.771935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio na MDA - Moldes de Azeméis: o impacto na performance das equipas
title Relatório de estágio na MDA - Moldes de Azeméis: o impacto na performance das equipas
spellingShingle Relatório de estágio na MDA - Moldes de Azeméis: o impacto na performance das equipas
Soares, Inês Silva Santos
Simoldes
MDA
Internacionalização
Indústria portuguesa de moldes
Marca corporativa
Comunicação
title_short Relatório de estágio na MDA - Moldes de Azeméis: o impacto na performance das equipas
title_full Relatório de estágio na MDA - Moldes de Azeméis: o impacto na performance das equipas
title_fullStr Relatório de estágio na MDA - Moldes de Azeméis: o impacto na performance das equipas
title_full_unstemmed Relatório de estágio na MDA - Moldes de Azeméis: o impacto na performance das equipas
title_sort Relatório de estágio na MDA - Moldes de Azeméis: o impacto na performance das equipas
author Soares, Inês Silva Santos
author_facet Soares, Inês Silva Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Inês Silva Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Simoldes
MDA
Internacionalização
Indústria portuguesa de moldes
Marca corporativa
Comunicação
topic Simoldes
MDA
Internacionalização
Indústria portuguesa de moldes
Marca corporativa
Comunicação
description O presente relatório tem como objetivo dar a conhecer as atividades desenvolvidas no decorrer do estágio curricular, realizado no Departamento Comercial e Departamento de Marketing da MDA – Moldes de Azeméis, a fim de concluir o Mestrado em Línguas e Relações Empresariais da Universidade de Aveiro. Estive inserida na MDA, onde pude observar in loco formas e cultura empresarial, bem como aprender sobre Marketing, através do desenvolvimento do logótipo para o Departamento de Inovação, da renovação da imagem e design dos papéis timbrados utilizados, da criação de um cartão de visita virtual para a utilização durante eventos externos, entre outros. No âmbito deste estágio procurou-se explorar e aplicar algumas ferramentas na área de gestão, nomeadamente o modelo de cinco forças de Porter no sentido de formular recomendações de gestão ao nível da imagem corporativa e comunicação de mercado da empresa. Como suporte às atividades desenvolvidas foi realizada uma breve revisão da literatura sobre a marca corporativa e a comunicação do mercado business-to-business.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-30T00:00:00Z
2022-11-30
2023-02-03T11:16:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/36217
url http://hdl.handle.net/10773/36217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137726498340864