Reabilitação de uma linha férrea de mercadorias - Aspetos geotécnicos da via

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortunato, E.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fontul, S., Paixão, A., Cruz, N., Cruz, J., Asseiceiro, F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1006516
Resumo: Após alguns anos em que o transporte ferroviário teve um declínio acentuado, ultimamente tem vindo a assistir-se, em vários países, à modernização de linhas férreas antigas, nomeadamente procedendo à reabilitação da via-férrea. Vários desses casos referem-se a vias que se pretende que venham a servir essen - cial mente o transporte de mercadorias. Durante a reabilitação das vias férreas existem vantagens técnicas, económicas e ambientais em manter, se possível, os materiais existentes, em particular a camada de balastro ferroviário contaminado com solos finos, sob as novas camadas de reforço. Este trabalho apresenta resultados de estudos realizados com o objetivo de reabilitar uma via-férrea para o transporte de mercadorias, localizada em África. Para além da caracterização realizada in situ, construíram-se trechos experimentais para testar diversas soluções estruturais para reabilitação da plataforma ferroviária e realizaram-se modelações numéricas da via, contemplando essas soluções. Os resultados dos estudos permitiram concluir que é possível levar a cabo o reforço estrutural da plataforma, de forma eficiente, em termos técnicos e económicos.
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