Empresas sociais em Portugal: que realidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sosa, Maritza Andrea Salas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/40887
Resumo: Dissertação de mestrado em Economia Social
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spelling Empresas sociais em Portugal: que realidade?Social enterprises in Portugal: state of the factsEmpresas sociaisEmpreendedorismo socialInovação socialEcossistemas das empresas sociaisSocial enterpriseSocial entrepreneurshipSocial innovationSocial enterprise ecosystemDissertação de mestrado em Economia SocialOs problemas que a sociedade tem pela frente, com fatores demográficos, ambientais e energéticos, juntamente com a crise financeira desencadeada em 2008, tem reavivado o interesse na investigação, financiamento e promoção das atividades de inovação social e do empreendedorismo social. As empresas sociais consideradas em si uma inovação social, uma vez que esbatem as fronteiras tradicionais entre os setores privado, público e fins não lucrativos, ganham cada vez mais relevância a nível de políticas europeias. Porém, as empresas sociais não são um fenómeno exclusivo das entidades da Economia Social. As empresas sociais podem ter origem nas entidades da economia social como uma estratégia para a sustentabilidade, ou podem surgir dentro do setor lucrativo, mas com o objetivo primário de ter um impacto social. Como resultado da análise efetuada, parece-nos que o governo tem realizado esforços no sentido de acompanhar as diretivas europeias para a construção dum ecossistema favorável onde as empresas sociais possam estabelecer-se e consolidar-se. Como as empresas sociais podem surgir de vários ângulos, então faz sentido refletir sobre a necessidade de sua criação, já que são elementos de dinamização e coesão do Terceiro Setor.The problems that society is facing, with demographic, environmental and energy issues, as well as the financial crisis that started in 2008, have revived the interest in research, funding and promotion of social innovation and social entrepreneurship activities. Social enterprises, considered itself a social innovation, for in them traditional boundaries between the private, public and not-for-profit sectors are blurred, are gaining increasing importance in terms of European policies. However, social enterprises are not an exclusive phenomenon of the Social Economy organizations. Social enterprises may originate in institutions of the social economy as a strategy for sustainability, or may arise within the for-profit sector, but with the primary goal of having a social impact. After the analysis performed, it seems to us that the government has made efforts to follow European directives for building a favorable ecosystem where social enterprises can establish and consolidate. As social enterprises can arise from various angles, it makes sense to think on the need of its creation, as they are elements that promothe the dynamization and cohesion of the Third Sector.Pereira, Orlando P.Universidade do MinhoSosa, Maritza Andrea Salas20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/40887por201092433info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:14.500990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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