Vectores chave para a actuação comercial segundo uma filosofia de marketing no mercado de habitação em Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sérgio Miguel Trindade Dias
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19685
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
id RCAP_44b0d622fa1d2281afea1b6b15710f5a
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19685
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vectores chave para a actuação comercial segundo uma filosofia de marketing no mercado de habitação em LisboaEstratégiaIndústria da construção de habitaçãoInovaçãoMarketingVectores de actuaçãoHousing construction industryInnovationMarketingPerformance vectorsStrategyMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialA indústria de construção civil, nas suas diferentes vertentes, é maioritariamente reconhecida em termos económicos como importante sector de actividade, chegando mesmo a ser referenciada como "motor da economia" ou mesmo "barómetro económico Tais designações contêm em si não só a importância da actividade, mas também as relações que esta estabelece com múltiplos sectores de actividade económica. As profundas alterações geradas pelos movimentos económicos, de globalização e sociais obrigam a analisar a contribuição de todas as actividades das organizações como vector basilar de criação de valor. Neste contexto, a função comercial das organizações industriais de construção de habitação afigura-se como principal actividade interna a desenvolver. O presente estudo tem como principal objectivo a avaliação de que a função comercial deverá ter relevância equivalente às funções de produção e aprovisionamento, e a construção de um conjunto de vectores chave de actuação de comercialização para o sector de actividade tendo por base a adopção de uma fdosofia de marketing. Esta indústria é caracterizada por um conjunto de práticas de gestão, centradas numa óptica de produto, suportados por convicções de articulação com um ambiente maioritariamente "conhecido e estável", sendo ainda evidente um fraco ritmo de inovação tecnológica e a proliferação de acções promocionais supérfluas e relegando para segundo plano a função comercial. Esta situação conduz a um padrão empresarial dominado pela função produção entrecortado pela pressão da função aprovisionamento ambas orientadas primordialmente para o objectivo de melhoria das capacidades produtivas. As conclusões do estudo aconselham vivamente a adopção de uma fdosofia de marketing baseada na premissa de que a função comercial é uma actividade altamente potenciadora de criação de valor e de vantagens competitivas. Assim, a função comercial, quando apoiada numa estrutura de gestão de novas tecnologias e baseada na geração de inovação, potencia e aproxima a satisfação das necessidades dos clientes e a superação das suas próprias expectativas, constituindo um dos principais elos da cadeia de valor das organizações de construção de habitação.The civil construction industry, in its different fields, is recognized in economics as an important sector of activity. Currently, this industry is considered as a motor of the economy and even as an economic barometer. Such designations not only convey in itself the importance of the activity, but also the relations that it establishes with mulíiple sectors of the economic activity. The deep changes generated by the social and economic movements and globalisation forces us to analyse the contribution of ali the activities of the organizations as a fundamental vector of value creation. In this context, the commercial function of the industrial organizations of housing construction figures as the main internai activity to develop. The main goal of this study consists not only in the evaluation of the commercial function which should have the same relevance as the production functions and provision, but also on the construction of a set of commercialisation vectors for the housing construction sector having as basis the adoption of a marketing philosophy. That industry is characterized by a set of management practices, centred in a optics of product supported by convictions developed in a "well identified and stable" environment, but endowed with a weak rhythm of technological innovation which leads to superficial promotional actions and relegation to second plan. This situation leads us to an enterprise organization dominated by the functions of production and provision that have as main objective the development of an improvement in the productive capacities. The conclusions of the study suggest the adoption of a philosophy of marketing based on the premise that the commercial function is highly capable of value creation and competitive advantages. Thus, when based on a structure of management generating new technologies and innovation, the commercial function could be an important element in the organizations of the housing construction value chain, adjusting the offer to the satisfaction of the necessities of the demand.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, Fernando Miranda BorgesRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Sérgio Miguel Trindade Dias2020-02-12T14:14:53Z2003-072003-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19685porFerreira, Sérgio Miguel Trindade Dias (2003). "Vectores chave para a actuação comercial segundo uma filosofia de marketing no mercado de habitação em Lisboa ". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:10Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19685Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:31.398631Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vectores chave para a actuação comercial segundo uma filosofia de marketing no mercado de habitação em Lisboa
title Vectores chave para a actuação comercial segundo uma filosofia de marketing no mercado de habitação em Lisboa
spellingShingle Vectores chave para a actuação comercial segundo uma filosofia de marketing no mercado de habitação em Lisboa
Ferreira, Sérgio Miguel Trindade Dias
Estratégia
Indústria da construção de habitação
Inovação
Marketing
Vectores de actuação
Housing construction industry
Innovation
Marketing
Performance vectors
Strategy
title_short Vectores chave para a actuação comercial segundo uma filosofia de marketing no mercado de habitação em Lisboa
title_full Vectores chave para a actuação comercial segundo uma filosofia de marketing no mercado de habitação em Lisboa
title_fullStr Vectores chave para a actuação comercial segundo uma filosofia de marketing no mercado de habitação em Lisboa
title_full_unstemmed Vectores chave para a actuação comercial segundo uma filosofia de marketing no mercado de habitação em Lisboa
title_sort Vectores chave para a actuação comercial segundo uma filosofia de marketing no mercado de habitação em Lisboa
author Ferreira, Sérgio Miguel Trindade Dias
author_facet Ferreira, Sérgio Miguel Trindade Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Fernando Miranda Borges
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sérgio Miguel Trindade Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Indústria da construção de habitação
Inovação
Marketing
Vectores de actuação
Housing construction industry
Innovation
Marketing
Performance vectors
Strategy
topic Estratégia
Indústria da construção de habitação
Inovação
Marketing
Vectores de actuação
Housing construction industry
Innovation
Marketing
Performance vectors
Strategy
description Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-07
2003-07-01T00:00:00Z
2020-02-12T14:14:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19685
url http://hdl.handle.net/10400.5/19685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, Sérgio Miguel Trindade Dias (2003). "Vectores chave para a actuação comercial segundo uma filosofia de marketing no mercado de habitação em Lisboa ". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131137621098496