Vectores chave para a actuação comercial segundo uma filosofia de marketing no mercado de habitação em Lisboa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19685 |
Resumo: | Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
id |
RCAP_44b0d622fa1d2281afea1b6b15710f5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19685 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Vectores chave para a actuação comercial segundo uma filosofia de marketing no mercado de habitação em LisboaEstratégiaIndústria da construção de habitaçãoInovaçãoMarketingVectores de actuaçãoHousing construction industryInnovationMarketingPerformance vectorsStrategyMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialA indústria de construção civil, nas suas diferentes vertentes, é maioritariamente reconhecida em termos económicos como importante sector de actividade, chegando mesmo a ser referenciada como "motor da economia" ou mesmo "barómetro económico Tais designações contêm em si não só a importância da actividade, mas também as relações que esta estabelece com múltiplos sectores de actividade económica. As profundas alterações geradas pelos movimentos económicos, de globalização e sociais obrigam a analisar a contribuição de todas as actividades das organizações como vector basilar de criação de valor. Neste contexto, a função comercial das organizações industriais de construção de habitação afigura-se como principal actividade interna a desenvolver. O presente estudo tem como principal objectivo a avaliação de que a função comercial deverá ter relevância equivalente às funções de produção e aprovisionamento, e a construção de um conjunto de vectores chave de actuação de comercialização para o sector de actividade tendo por base a adopção de uma fdosofia de marketing. Esta indústria é caracterizada por um conjunto de práticas de gestão, centradas numa óptica de produto, suportados por convicções de articulação com um ambiente maioritariamente "conhecido e estável", sendo ainda evidente um fraco ritmo de inovação tecnológica e a proliferação de acções promocionais supérfluas e relegando para segundo plano a função comercial. Esta situação conduz a um padrão empresarial dominado pela função produção entrecortado pela pressão da função aprovisionamento ambas orientadas primordialmente para o objectivo de melhoria das capacidades produtivas. As conclusões do estudo aconselham vivamente a adopção de uma fdosofia de marketing baseada na premissa de que a função comercial é uma actividade altamente potenciadora de criação de valor e de vantagens competitivas. Assim, a função comercial, quando apoiada numa estrutura de gestão de novas tecnologias e baseada na geração de inovação, potencia e aproxima a satisfação das necessidades dos clientes e a superação das suas próprias expectativas, constituindo um dos principais elos da cadeia de valor das organizações de construção de habitação.The civil construction industry, in its different fields, is recognized in economics as an important sector of activity. Currently, this industry is considered as a motor of the economy and even as an economic barometer. Such designations not only convey in itself the importance of the activity, but also the relations that it establishes with mulíiple sectors of the economic activity. The deep changes generated by the social and economic movements and globalisation forces us to analyse the contribution of ali the activities of the organizations as a fundamental vector of value creation. In this context, the commercial function of the industrial organizations of housing construction figures as the main internai activity to develop. The main goal of this study consists not only in the evaluation of the commercial function which should have the same relevance as the production functions and provision, but also on the construction of a set of commercialisation vectors for the housing construction sector having as basis the adoption of a marketing philosophy. That industry is characterized by a set of management practices, centred in a optics of product supported by convictions developed in a "well identified and stable" environment, but endowed with a weak rhythm of technological innovation which leads to superficial promotional actions and relegation to second plan. This situation leads us to an enterprise organization dominated by the functions of production and provision that have as main objective the development of an improvement in the productive capacities. The conclusions of the study suggest the adoption of a philosophy of marketing based on the premise that the commercial function is highly capable of value creation and competitive advantages. Thus, when based on a structure of management generating new technologies and innovation, the commercial function could be an important element in the organizations of the housing construction value chain, adjusting the offer to the satisfaction of the necessities of the demand.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, Fernando Miranda BorgesRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Sérgio Miguel Trindade Dias2020-02-12T14:14:53Z2003-072003-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19685porFerreira, Sérgio Miguel Trindade Dias (2003). "Vectores chave para a actuação comercial segundo uma filosofia de marketing no mercado de habitação em Lisboa ". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:10Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19685Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:31.398631Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vectores chave para a actuação comercial segundo uma filosofia de marketing no mercado de habitação em Lisboa |
title |
Vectores chave para a actuação comercial segundo uma filosofia de marketing no mercado de habitação em Lisboa |
spellingShingle |
Vectores chave para a actuação comercial segundo uma filosofia de marketing no mercado de habitação em Lisboa Ferreira, Sérgio Miguel Trindade Dias Estratégia Indústria da construção de habitação Inovação Marketing Vectores de actuação Housing construction industry Innovation Marketing Performance vectors Strategy |
title_short |
Vectores chave para a actuação comercial segundo uma filosofia de marketing no mercado de habitação em Lisboa |
title_full |
Vectores chave para a actuação comercial segundo uma filosofia de marketing no mercado de habitação em Lisboa |
title_fullStr |
Vectores chave para a actuação comercial segundo uma filosofia de marketing no mercado de habitação em Lisboa |
title_full_unstemmed |
Vectores chave para a actuação comercial segundo uma filosofia de marketing no mercado de habitação em Lisboa |
title_sort |
Vectores chave para a actuação comercial segundo uma filosofia de marketing no mercado de habitação em Lisboa |
author |
Ferreira, Sérgio Miguel Trindade Dias |
author_facet |
Ferreira, Sérgio Miguel Trindade Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Fernando Miranda Borges Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Sérgio Miguel Trindade Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia Indústria da construção de habitação Inovação Marketing Vectores de actuação Housing construction industry Innovation Marketing Performance vectors Strategy |
topic |
Estratégia Indústria da construção de habitação Inovação Marketing Vectores de actuação Housing construction industry Innovation Marketing Performance vectors Strategy |
description |
Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-07 2003-07-01T00:00:00Z 2020-02-12T14:14:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/19685 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/19685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ferreira, Sérgio Miguel Trindade Dias (2003). "Vectores chave para a actuação comercial segundo uma filosofia de marketing no mercado de habitação em Lisboa ". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131137621098496 |